Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Deu para trabalhar um pouco no modelo durante a semana, a construção progrediu bastante.

Terminando as estruturas das asas:
Anexos
Aileron separado da estrutura.
Aileron separado da estrutura.
Asa 29.jpg (25 KiB) Exibido 14911 vezes
Chapeamento da parte superior terminado.
Chapeamento da parte superior terminado.
Asa 26.jpg (33.64 KiB) Exibido 14911 vezes
Chapeamento da parte inferior terminado.
Chapeamento da parte inferior terminado.
Asa 25.jpg (37.18 KiB) Exibido 14911 vezes
Modo como o chapeamento e os cap strips são fixados para secar a cola.
Modo como o chapeamento e os cap strips são fixados para secar a cola.
Asa 27.jpg (27.68 KiB) Exibido 14911 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Terminando a fuselagem:
Anexos
Blocos que formam o final da fuselagem na cauda colados e pré ajustados.
Blocos que formam o final da fuselagem na cauda colados e pré ajustados.
Fuselagem 25.jpg (24.84 KiB) Exibido 14914 vezes
Colando a frente da fuselagem e o acabamento da extremidade traseira da fuselagem.
Colando a frente da fuselagem e o acabamento da extremidade traseira da fuselagem.
Fuselagem 24.jpg (32.28 KiB) Exibido 14914 vezes
Colando chapas provisórias para simular as espessuras de leme e estabilizador.
Colando chapas provisórias para simular as espessuras de leme e estabilizador.
Fuselagem 23.jpg (29.32 KiB) Exibido 14914 vezes
Preparando blocos para o acabamento no final da fuselagem. A ferramenta era a melhor que eu dispunha.
Preparando blocos para o acabamento no final da fuselagem. A ferramenta era a melhor que eu dispunha.
Fuselagem 22.jpg (35.98 KiB) Exibido 14914 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Fazendo o acabamento da fuselagem, foi primeiro utilizado a plaininha na cauda e depois lixado com lixas 80, 120, 220 e 400.
Anexos
Nariz acabado.
Nariz acabado.
Fuselagem 28.jpg (21.21 KiB) Exibido 14906 vezes
Contorno do nariz lixado dando continuidade ao contorno da fuselagem.
Contorno do nariz lixado dando continuidade ao contorno da fuselagem.
Fuselagem 27_5.jpg (22.79 KiB) Exibido 14906 vezes
Acabamento da cauda lixado.
Acabamento da cauda lixado.
Fuselagem 27.jpg (28.11 KiB) Exibido 14906 vezes
Desbaste do acabamento da cauda com a plaininha.
Desbaste do acabamento da cauda com a plaininha.
Fuselagem 26.jpg (35.83 KiB) Exibido 14906 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Continuando o acabamento da fuselagem:
Anexos
Peças prontas para iniciar os ajustes e adições para montagem.
Peças prontas para iniciar os ajustes e adições para montagem.
Montagem 01.jpg (39.87 KiB) Exibido 14904 vezes
Alojamento e carenagem inferior da asa separados.
Alojamento e carenagem inferior da asa separados.
Fuselagem 32.jpg (30.75 KiB) Exibido 14904 vezes
Recortando o alojamento da asa.
Recortando o alojamento da asa.
Fuselagem 31.jpg (22.17 KiB) Exibido 14904 vezes
Ültima etapa da construção da fuselagem.
Ültima etapa da construção da fuselagem.
Fuselagem 30.jpg (26.49 KiB) Exibido 14904 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Vai precisar também de uma cabine de plástico transparente; para modelos menores, de VL, eu faço por moldagem a quente em placa de plástico transparente. Como não disponho de equipamento de vacuum forming, vou tentar fazer as cabines por esse processo.

Será necessário um modelo para moldar a cabine.

Este post encerra o que foi feito até agora.
Anexos
Pré acabamento do modelo.
Pré acabamento do modelo.
Cabine 06.jpg (19.04 KiB) Exibido 14901 vezes
Modelo pré moldado e ajustado à fuselagem, faltando acabamento.
Modelo pré moldado e ajustado à fuselagem, faltando acabamento.
Cabine 05.jpg (18.42 KiB) Exibido 14901 vezes
Pré moldagem do modelo.
Pré moldagem do modelo.
Cabine 03.jpg (25.6 KiB) Exibido 14901 vezes
Preparação de bloco para construção de modelo para a cabine.
Preparação de bloco para construção de modelo para a cabine.
Cabine 01.jpg (29.42 KiB) Exibido 14901 vezes
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krekrek
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Mensagem por krekrek »

Ricardao, me desculpe a demora na apresentacao da confecção do tutorial, mas estou notando que quando realizo os procedimentos que descrevi anteirormente no seu projeto, so esta sendo exportada a asa e nao o modelo todo.

Ainda estou meio sem tempo para refazer todo o projeto, pois foi ele que usei nas fotos (print) do tutorial, que ja esta pronto.

Gostaria de entender melhor o porque de ter usado esse perfil de asa para o seu modelo.

Pelo que li em alguns projetos do P-47, o perfil usado pelo engenheiro A. Kartveli foi o Republic S-3.

Que inclusive eh encontrado no profili 2.

Voce tentou usar esse perfil?
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

O perfil original do Thunderbolt foi projetado para fazer voar um avião de 8800 kg a 690 km/h - Reynolds de 4.750.000 e carga alar de 4.000 g/dm².

Como o que "eu queria" era fazer voar um aeromodelo de 180 g a 40 km/h - Reynolds de 100.000 e carga alar de 20 g/dm², nem pensei em usar o perfil original, utilizei o XFLR5 para descobrir que perfil seria melhor para conseguir o que "eu queria". É isso que eu tento dizer quando falo que a gente precisa antes saber o que quer fazer, para depois modelar e ir mudando as variáveis até conseguir isso.
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krekrek
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Mensagem por krekrek »

Eu nao entendo direito Reynolds, mas acho que entendi o que voce quis dizer.

Como nao tenho tido muito tempo para refazer totalmente o p47, acho que vou postar o tuto do jeito que esta mesmo, ok.

No modelo de exemplo que vem no software funcionou.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Simplificando um pouco, o número de Reynolds (Re), é um número adimensional definido na Mecânica dos Fluídos e utilizado conforme a Teoria dos Modelos. Adimensional significa que na determinação desse número, as dimensões (m, kg, seg, e todas as outras) entram no numerador e no denominador do cálculo e o resultado é um número sem dimensões; com isso pode ser usado para comparar modelos de tamanhos diferentes e que estiverem sendo utilizados em fluídos com características diferentes - quando o Re é o mesmo, o comportamento também é o mesmo.


As variáveis que entram no cálculo do Re são:
- Densidade do fluído,
- Viscosidade do fluído,
- Velocidade do modelo em relação ao fluído ou vice versa,
- Comprimento do modelo - no nosso caso as cordas médias de asa e/ou estabilizador.

Para o caso dos aeromodelos, como o ar é sempre o mesmo e comparando tudo nas CNPT, o cálculo se resume a:

Re = 68459 x Velocidade x Corda média - onde a velocidade deve estar em m/s e a corda média em m.

Sempre pensando no mesmo fluído e nas mesmas condições de pressão e temperatura, para a gente o Re expressa um compromisso entre a velocidade relativa ar-aeromodelo e o tamanho do aeromodelo.

O Re é utilizado para definir as polares dos perfis e também para as polares da aeronave, de forma que quando a gente sabe o tamanho do aeromodelo e a velocidade em que ele irá voar também sabe os valores de Re e quais as polares que devem ser analisadas para escolher os aerofólios com as características que deseja: cl, cd, cm.

No XFLR5 a gente precisa mandar calcular as polares dos perfis para uma faixa de Re's abrangendo no mínimo aqueles em que as superfícies de sustentação do nosso aeromodelo irão trabalhar; a faixa de 1.000 a 1.000.000 que eu recomendo no tópico do Me109 costuma abranger toda a gama de Re's dos aeromodelos. Para as polares da aeronave, o software considera as variáveis que a gente define e as determinações de Re passam a ser problema dele.
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krekrek
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Mensagem por krekrek »

Blz, estou enviando o tuto sem ter tido aquele tempo ( ate hoje! ) para refazer todo o modelo do P-47

Primeiro saliento que podem existir formas melhores de executar, mas essa foi a que pensei primeiro, apos dar aquela primeira olhada rapida no software.

Me perdoem pela demora, e tambem pelo tuto nao estar totalmente nos minimos detalhes, caso tenha esquecido de algo.

Tambem agradeço aos que puderem incorporar melhorias.

Programas utilizados:

- XFLR5

- Excell (Optei pelo excell por ser um programa que todos conhecem e facil aquisição/utilizacao. Mas eh como mirar um canhao para uma formiga, comparando o que sera feito.)

- Bloco de Notas

- Windows Explorer

- AutoCAD
Anexos
Salve o arquivo com extensao .txt<br /><br />O XLFR5 ja pode ser fechado
Salve o arquivo com extensao .txt

O XLFR5 ja pode ser fechado
1.1.jpg (30.2 KiB) Exibido 15905 vezes
Começando com o XFLR5, com o projeto aberto e pronto, va em:<br /><br />Wing/Plane<br />Current Wing/Plane<br />Export VLM Panels...
Começando com o XFLR5, com o projeto aberto e pronto, va em:

Wing/Plane
Current Wing/Plane
Export VLM Panels...
1.jpg (30.88 KiB) Exibido 15905 vezes
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
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