Consequencias de ligar errado a bateria do TX

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Eu já pluguei invertido 1 vez , mas não liguei o TX , percebi antes de ligar que tava invertido.

Não aconteceu nada , meu TX é um 4YF skysport
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Numa linguagem leiga, a função do diodo retificador é só deixar circular corrente elétrica num sentido. Se ligar corretamente, a corrente passa, caso contrária ele simplesmente não conduz, ou seja, é uma porta aberta, ou fechada, mas não queima. Claro que dentro das especificações de fábrica. Colocar 220V num diodo fabricado para 50V dá zebra, assim como um diodo que suporta 1A, vai queimar se a corrente for maior.
Avatar do usuário
sandrus
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 09, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS

Mensagem por sandrus »

bem, o Diodo que falei acima é o zener

o diodo retificador que tem no meu radio esta em serie com o jack do carregador, não tem nenhuma função de proteção contra inversão de polaridade da bateria

já o zener esta em paralelo com a bateria
Avatar do usuário
Mateus Pinheiro
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 11:51 pm
Localização: Carazinho - RS

Mensagem por Mateus Pinheiro »

feito, testei hoje o radio em voo... ta dando alcance certo, não danificou nada :D obrigado pelas respostas

abraço a todos e bons vooos
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:f730f32ca7="Cessna172™"]feito, testei hoje o radio em voo... ta dando alcance certo, não danificou nada :D obrigado pelas respostas

abraço a todos e bons vooos[/quote:f730f32ca7]

Pura sorte...95% dos casos queima o regulador.

Creio que o diodo que estão falando, é o que protege o tx de inversão de polaridade na entrada da fonte. Ele não entra em curto só interrompe a passagem.

Até agora, não me lembro de ter visto um tx com diodo em série com o pack para proteger contra inversão...posso estar enganado...
Júlio César
Avatar do usuário
Hunter
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Ago 09, 2008 4:32 pm
Localização: Chapecó, SC

Mensagem por Hunter »

Exatamente Julio o diodo citado em questão proteje a entrada do carregador para a fonte, porém se ligar a bateria invertida ele estoura um componente SMD (codigo da serigrafia Q3) o qual foi meu caso, acredito ser o regulador pois existe o espaco na placa para colocação do componente equivalente sem ser SMD, alguem por favor pode me dizer que componente é esse, se realmente for um regulador qual a voltagem? E será que danifica so este componente ou pode comprometer os integrados?
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

putss...
cade aquela fotinho da pá?
Avatar do usuário
Hunter
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Ago 09, 2008 4:32 pm
Localização: Chapecó, SC

Mensagem por Hunter »

disso não tenho duvidas... rsrs
Responder