Construção do T-27 Tucano EDA elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
João
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 9:47 am
Localização: Taubaté SP

Mensagem por João »

Olá amigo

Belissima construção, ficou muito bonito mesmo, baixei a planta e pretendo construir um com o meu grupo de escoteiros mas a longo prazo, parabens pelo capricho.
Outra coisa, você é de Taubaté? Eu tambem sou, onde você voa, apesar de fazer bem tempo que não pratico, estou com alguns projetos em andamento, mas voar mesmo faz bem tempo.
Entre em contato, podemos trocar algumas ideia ok

meu e-mail é: joao37a@yahoo.com.br

Abraços

João
"Se te disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic".
wallace.miiller
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 1:48 pm
Localização: vitória da conquista

Mensagem por wallace.miiller »

muito linda essa construção, ta de parabens...

eu ja inventei fazer uma construção de um aero, cesna skyline, no entanto em minha cidade não existe nenhuma loja ou grupo que trabalha com balsa, resultado, eu tive que armengar com um tipo de madeira comum, o resultado ficou bom, no entanto eu não conseguir chapear com o produto que eu tinha em mãos, já vi na pag 4 os materiais que vc usou e fiquei querendo fazer um desses pra mim usando sua planta, mas gostaria de saber a quantidade de cada coisas que vc usou.
Obrigado e mais uma vez ficou lindo.

Medidas das chapas de balsa usadas na construção do tucano:
longarinas da fuselagem: 3/16"
cavernas da fuselagem: 1/8"
longarinas das asas: 3/16"
cavernas das asas: 1/8"
profundor: 3/16"
leme: 1/4"
varetas da fuselagem: 03x03mm
chapeamento: 1mm
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

O material ultilizado para o Canopy é Pet, correto? Com que nome se comercializa a "folha" de pet? A folha de acetato é muito fina e derreteria na hora de aquecer ou romperia quando botasse no vacum, né?
Quanto tempo e a quantos graus vc botou pra aquecer antes de levar para o vacum?

Estou boquiaberto com o modelo, simplesmente perfeito. Amanha devo plotar a planta e maos a obra. Meus parabéns, sao modelos assim que nos incentivam, maravilhoso.

Abs,
Elder.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Nao p/ fazer peças em Vacuum forming, Elder. O PET é termo-retratil. Aí, na hora que vc aquece ele no forno, ele enruga todo.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Realmente, na hora que o pet esquenta ele se retrai. Mas qual o material usado entao?
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Do video citado:

"Sorry, I had answered it a while back.  I am using 0.020 Clear PETG sheets.  Works great. "

PETG? E em portugues como é conhecida? :P

EDITED:
Achei, no ebay também tem, mas só bem grossas e sao bem caras. Existe material alternativo?
vfsgomes
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:04 pm
Localização: salvador

Mensagem por vfsgomes »

espetacular... parabens
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Uma Obra de Arte !!!
Parabéns !!

Abs
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Pessoal, desculpem a demora em responder, é q tive problemas aqui na minha net.

Elder - o material usado no canopi é o PVC, como está na descrição do procedimento, mas pode ser utilizado acetato ou poliestireno, que julgo ser o ideal. Todos eles vc encotra em lojas de Banners e cartazes. A espessura pode ser de 0.5 a 1mm, dependendo da resistência q vc almeja.
Quanto à temperatura e tempo de aquecimento, não tenho como precisar estes dados. Liguei o forno, esperei ficar quente, coloquei a chapa de pvc lá lentro, qdo ela começou a ceder pelo peso, como uma bolha para baixo, retirei do forno e coloquei no vácuo.

Wilmar Ferreira - não entendi o q vc quis dizer com escala cheia 1:1, vc planeja fazer um tucano no tamanho real?? a única planta q tenho para disponibilizar é esta q está no link pra download da 1ª pag do post.

vfsgomes e DEVAL, obrigado a tdos pelos elogios.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Saratiel,

Obrigado pela resposta, estarei tentando com acetato. Já plotei sua planta no tamanho 1.20m de envergadura e devo começar em breve a contruçao. Seu modelo está simplesmente PERFEITO.

Para quem quizer a planta em escala: O arquivo postado pelo Saratiel está em 3772 x 2085 pixels, a imagem deve ser redimensionada para 5620 x 3106 para obter 1.20m de envergadura. Isso equivale a 49%, ou seja, a planta deve ser aumentada em 49% e vc pode fazer isso no paint mesmo. Assim:

Abra o arquivo postado pelo Saratiel no primeiro post no paint. Aperte CRTL + W, onde estiver 100 em horizontal e vertical vc deve mudar para 149 e dar OK. Pronto, a planta vai estar no tamanho certo ( 1.20 m de envergadura ).

Com o mesmo metodo vc pode redimensionar para o tamanho que vc quiser.

Abs.

Abs.
Responder