Telemaster 120 cm - Re-inventando a roda - com vídeo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Telemaster 120 cm - Re-inventando a roda - com vídeo

Mensagem por Rho »

Eu simplesmente adoro este modelo.

Inspirado na construção do Orson e determinado a re-iniciar no aeromodelismo (tive uma breve iniciação com um Albatroz .46 anos atrás) construí e aprendi num Telemaster de 110 cm de envergadura.

Tenho o modelo até hoje, apesar de quase que completamente remendado. Troquei motor, reconstruí a fuselagem e o conjunto de cauda; só a asa é a "original".

Pois bem, acredito ter adquirido alguma experiência neste período e arrisco propor algumas mudanças no modelo, com o intuito de facilitar a vida de quem quiser começar no aeromodelismo, aprender a construir em balsa e ainda ter um modelo maravilhoso.

1. Mantê-lo convencional. Não abro mão desta característica. Sei que dificulta um pouco a decolagem e o pouso para quem está começando, mas não dá para eu imaginar um Telemaster triciclo. Mesmo porque só tenho modelos convencionais...

2. Envergadura maior. Proponho 120 cm de envergadura. Razão: facilitar um pouco mais a vida de quem está começando quase nada de trabalho e peso adicionais.

3. O estabilizador horizontal será plano, e não perfilado. O modelo original tinha um peso de cauda acentuado pela estrutura do estabilizador, associando-se isso com um nariz um pouco curto, a bateria tinha que ficar colada na parede de fogo para alcançar o CG apropriado.

4. Apesar do motor Emax CF 2822 ser uma facilidade entre nós, eu estou sugerindo para este modelo um Emax BL 2215-25.
http://www.himodel.com/electric/EMAX_950KV_Outrunner_Brushless_Motors_W_Prop_saver_Type_Max-BL2215_25.html
Preço acessível, hélice SF 10x4.7, melhor eficácia.

5. Planta fragmentada em folhas A4. Chega de sair de casa e pagar pela impressão da planta. Sei como fazê-lo em formato DWG e peço ajuda para passar para PDF.

6. Manter uma lista da balsa e componentes atualizada. Vejo muita gente pedir pela "receita", e fazem deste requisito uma "dificuldade" para começarem. Acredito que com uma relação dos materiais mais importantes a serem adquiridos a vida de quem vai começar vai ficar mais fácil e menos assustadora.

-----------------------

Estou passando o feriado num hotel, sem meus modelos e sem minhas construções, espero fazer tudo isso aqui!!!!

Espero ajuda no preparo deste "Telemaster HowTo" - sugestões são sempre bem vindas!!!!

Quem sabe eu até construa um, ainda não estou certo disso...
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Cauda - horizontal

Mensagem por Rho »

Desenhei o estabilizador horizontal e o profundor.

Material = 1 chapa de 3,1 mm de 1 metro por 10 cm.

Obs.: Com esta mesma chapa será construído o estabilizador vertical e o leme.
Anexos
cauda[1].JPG
cauda[1].JPG (20.18 KiB) Exibido 28773 vezes
cauda[1-esq]_Telemaster_Evoo.rar
Arquivo em PDF a ser impresso em A4
(22.14 KiB) Baixado 1157 vezes
cauda[1-dir]_Telemaster_Evoo.rar
Arquivo em PDF a ser impresso em A4
(18.09 KiB) Baixado 1313 vezes
Voltando aos poucos.....
Mágico
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 3:07 pm
Localização: Petrópolis/Niterói - RJ

Mensagem por Mágico »

Acho que finalmente vou poder construir um modelo de balsa...Bela iniciativa.
Você recomenda algum site que venda balsa nessas medidas que você coloca?
Ja andei olhando na tevel...é uma boa escolha?
Avatar do usuário
Guilherme Lopes
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 10:09 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Guilherme Lopes »

Adorei a idéia, precisa é só mandar MPndo !!!
Abrçs !!!
Flw ...
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Estabilizador vertical e leme.

Mensagem por Rho »

Obrigado Mágico e Guilherme Lopes,

Será uma alegria imensa ver os "foristas" abraçando a causa!!! rsrsrsrsrsrs

--------------------------------

Mais algumas considerações/ mudanças conceituais:

7. A planta originalmente utilizada tinha um estabilizador horizontal com perfil e alguma gradação negativa em relação ao eixo da fuselagem. Na planta que estou propondo não haverá esta gradação negativa, assim como o conjunto horizontal da cauda será plano (já mencionado antes).

8. Aumentei a área do leme. Já que o leme está lá, melhor que funcione para valer, pois é muito fácil diminuir sua ação durante a fase inicial de aprendizado.

--------------------------------

Segue o desenho e planta do conjunto vertical.
Anexos
Estabilizador vertical e leme.
Estabilizador vertical e leme.
cauda[2].JPG (21.43 KiB) Exibido 28679 vezes
Editado pela última vez por Rho em Qua Abr 10, 2019 12:06 pm, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Planta:
Anexos
cauda[2-vertical]_Telemaster_Evoo.rar
Planta em PDF - estabilizador vertical e leme.
(2.39 KiB) Baixado 1105 vezes
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Sapão
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:54 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Mensagem por Sapão »

Salve grande Rho, belíssima iniciativa, mas se me permite, sugiro que leme/profundor sejam feitos com peça única, (sem serem estrutural), pois facilita em demasia a construção e não agregam tanto peso assim por serem relativamente pequenos, já prevendo, também a "fuseca" pode ser constituida de peça unica até a cauda, quanto ao nariz, este sim pode e deve ser ligeiramente alongado até para compensar um pouco o peso adicional da fuselagem.
É apenas minha opinião...

Acompanhando.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Grande Sapão, você mata a pau mesmo.

Quanto ao conjunto de cauda, certamente você tem razão. Uma chapa de 3mm única ou a estrutura que desenhei são praticamente a mesma coisa e se o objetivo for simplificar, é claro que apenas cortar as peças é muito mais fácil.

Você me roubou o pirulito, já estava em mente abandonar a estrutura de varetas da fuselagem. Fiz com o Rhoevoo e pude constatar a simplicidade, a maior resistência, e sem grandes aumentos de peso!!!!

Opiniões anotadas e melhor incorporadas.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

A minha opinião em particular quanto ao estabilizador e ao leme, seria fabricar o esqueleto, pois quando entelado com filme colorido tranparente e aparece o esqueleto do modelo, para mim é 10.
De qualquer forma é mais um modelo que vou acompanhar.
Avatar do usuário
Rafael Baldin
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 2:38 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rafael Baldin »

Rho, da uma arrumada no link do motor pois está errado...

Link certo:

http://www.himodel.com/electric/EMAX_950KV_Outrunner_Brushless_Motors_W_Prop_saver_Type_Max-BL2215_25.html

Abraços e bela iniciativa!
Responder