Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Como a fuselagem do motoplanador Tesla está pronta ([url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=60175[/url]), preciso agora fazer a asa.

Eu não tenho um cortador de isopor e estou pensando em fazer um molde para a asa.

Imagino que a qualidade e velocidade de construção, desconsiderando o molde, sejam maiores.

Vi pela Internet uns modelos com qualidade muito profissional tendo as asas feitas com molde.

O que tenho dúvida é como rechear a asa.

Penso em duas possibilidades:

- Laminar o molde com duas camadas de tecido e colocar uma longarina de balsa.
- Usar só uma camada de tecido fino e rechear com espuma PU

Em ambos os casos o molde seria pintado, então uma vez desmoldada a asa, ela estaria pronta.

Alguém tem alguma experiência nisso e poderia contribuir?

Desde já agradeço!

Abraços!
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Que ótimo que você voltou a construir, Charles!

Muito êxito em seu projeto

Abraço
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Valeu Juverto!

Achei um material muito legal, mostrando os passos da construção de um planador escala cheia: http://www.pacificsoaring.org/articles/Building_the_HP24_Kuykendall_PASCO_2005.pdf

Já li muito material sobre composites, mas tão bom como esse, nunca.

Vejam só esses links:

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_8_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_11_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_16_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_23_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_28_august_06.htm
albertferraz
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Seg Ago 21, 2006 4:27 pm
Localização: Tucuruí-PA

Mensagem por albertferraz »

Olá Charles, tudo bem? Vamos compartilhando experiências. Já cheguei a construir uma asa toda em fibra. Com relação ao plug, não há o que discutir, cada um escolhe a maneira que quer trabalhar. O núcleo de espuma PU não convém, agrega muito peso e para se obter o material distribuído de maneira uniforme dentro do molde demandaria um molde muito denso, e desnecessário em minha opinião. A melhor opção sem dúvidas seria laminar com duas camadas e inserir longarina não necessariamente de balsa, pode ser de deprom laminado com tecido de fibra. Aproveite para inserir algumas nervuras de deprom, que pode ser sem laminar mesmo. Como minha experiência foi com uma asa pequena, 1mt, achei desnecessário continuar, mas, para modelos maiores acima de 1,5mts acho uma boa opção e não necessita mais que 3 nervuras em cada metade. Outro detalhe é que pintar o molde antes da laminação proporciona um acabamento sem igual além da grande economia de peso. Lamentavelmente não vou poder anexar fotos para ilustrar pois perdi tudo num pen drive “OLIDINAL” made in china. No mais boa sorte em seu projeto e vamos continuar trocando idéias.

Albert
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado Albert!

Vou postar aqui o andamento do trabalho. Escolhi a forma mais demorada, mas acho que vai valer a pena.

Tens razão quanto ao enchimento com PU. Vou fazer a asa oca mesmo, só com a longarina e talvez algumas poucas nervuras como você disse.

Vou ter que adiar a estreia do Tesla em pelo menos um mês.

Abaixo está um rascunho de como pretendo fazer a asa. Ela terá 2m.

Abraços!
Anexos
DSC03161.JPG
DSC03161.JPG (24.45 KiB) Exibido 17202 vezes
DSC03162.JPG
DSC03162.JPG (24.47 KiB) Exibido 17202 vezes
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Já to vendo que logo você vai estar construindo um "full scale"

Já que é piloto mesmo, quem sabe?
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Olá Charles,
Já tentei fazer uma asa só de fibra, sem núcleo ("casquinha"), utilizando uma asa pronta,
sem molde, mas o resultado não ficou nada bom. Então, a 1ª conclusão é que tem
que ter molde. A 2ª questão é quantas camadas de fibra seriam necessárias para que fique firme. A 3ª é o núcleo, feito de que? Depron, Balsa, Fibra de Carbono? PU? Isopor?
A minha conclusão é a mesma do Albert, tem que ser oca, para que não agregue muito peso. O PU já foi descartado, pois além da dificuldade de preenchimento igual,
tem que ser um molde bem resistente, para aguentar a sua força expansiva sem deformar.
Agora, usar nervuras ou apenas longarinas na espessura da asa ou ambos?
Esse tipo de molde, para valer a pena, tem que ser muito prático, como os núcleos de
isopor fibrados. Mas, como muito me interessa esse assunto, quero deixar minha sugestão:
- longarinas planas na espessura da asa (madeira ou FV ou FC), com o mínimo de nervuras possível (balsa ou depron);
- 02 a 03 camadas de tecido (75g/m²) (questão peso ?), se for usar 01 camada, colocaria número de nervuras suficiente, como numa entelagem com monokote,
poderia arriscar talves, colocando 03 camadas da parte superior e 01 na inferior.
- molde: Gelcoat e Fibra, mas penso muito em substituir o Gelcoat por outro material
mais resistente, tipo "cimento" (mais barato) ou resina (a 1ª camada seria pura e depois completava com resina misturada com areia (para render), formando um grande bloco.
- e tudo feito no vácuo

Para lembrar, Como ainda não utilizei esta técnica, então, o que falei não passam apenas de sugestões.
De qualquer forma, vai precisar de um bom modelo (plug) para começar.
Como tenho cimento sobrando e uma asa de "bobeira", em breve devo fazer alguns testes, para ver o que dá.

Acompanhando e aprendendo !

Abs
Avatar do usuário
rodrigozn
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:57 am
Localização: São Paulo

Mensagem por rodrigozn »

Lindo demais..
Avatar do usuário
Kamikaze-MT
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
Localização: Cuiabá/MT
Contato:

Mensagem por Kamikaze-MT »

Interessante... acompanhando...
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:71768c17e0="DEVAL"]Olá Charles,
Já tentei fazer uma asa só de fibra, sem núcleo ("casquinha"), utilizando uma asa pronta,
sem molde, mas o resultado não ficou nada bom. Então, a 1ª conclusão é que tem
que ter molde. A 2ª questão é quantas camadas de fibra seriam necessárias para que fique firme. A 3ª é o núcleo, feito de que? Depron, Balsa, Fibra de Carbono? PU? Isopor?
A minha conclusão é a mesma do Albert, tem que ser oca, para que não agregue muito peso. O PU já foi descartado, pois além da dificuldade de preenchimento igual,
tem que ser um molde bem resistente, para aguentar a sua força expansiva sem deformar.
Agora, usar nervuras ou apenas longarinas na espessura da asa ou ambos?
Esse tipo de molde, para valer a pena, tem que ser muito prático, como os núcleos de
isopor fibrados. Mas, como muito me interessa esse assunto, quero deixar minha sugestão:
- longarinas planas na espessura da asa (madeira ou FV ou FC), com o mínimo de nervuras possível (balsa ou depron);
- 02 a 03 camadas de tecido (75g/m²) (questão peso ?), se for usar 01 camada, colocaria número de nervuras suficiente, como numa entelagem com monokote,
poderia arriscar talves, colocando 03 camadas da parte superior e 01 na inferior.
- molde: Gelcoat e Fibra, mas penso muito em substituir o Gelcoat por outro material
mais resistente, tipo "cimento" (mais barato) ou resina (a 1ª camada seria pura e depois completava com resina misturada com areia (para render), formando um grande bloco.
- e tudo feito no vácuo

Para lembrar, Como ainda não utilizei esta técnica, então, o que falei não passam apenas de sugestões.
De qualquer forma, vai precisar de um bom modelo (plug) para começar.
Como tenho cimento sobrando e uma asa de "bobeira", em breve devo fazer alguns testes, para ver o que dá.

Acompanhando e aprendendo !

Abs[/quote:71768c17e0]

Legal Deval!

Quando puder, poste aqui.

O maior problema eu acho que é fazer o plug.

Deixar as duas asas bem parecidas não vai ser fácil.

Já comecei a fazer do jeito tradicional mesmo. Eu tenho um pouco de balsa ainda e estou fazendo com nervuras, como se fosse usar a asa. Depois vou cobrir tudo com fibra e fazer o acabamento. O problema é que dá um trabalhão. Mas se fosse muito fácil não teria graça né? :-)

Abraços!
Responder