Construção de molde de asa - Fotos da laminação
- charles_pereira
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[quote:938f325841="Cyberware"]Charles,
Já vi muito tópico no RCG de construção de asa e em todos é colocado uma camada intermediária, como por exemplo, balsa de 1/32 ou 1mm. Acredito que você tb já tenha visto: http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=3263083
Se o seu modelo for de +/- 1m de envergadura, p.ex, eu faria com uma camada de 85gr/m² + balsa + uma camada novamente de 85gr/m². Além, claro, de um boa longarina com a espessura interna da asa que vai garantir a rigidez dela...
Só cuidado com o peso de tudo isso![/quote:938f325841]
Valeu Cyber!
Muito legal o link!
Cada metade da asa terá 1m, totalizando com a largura da fuselagem 2,07m.
A longarina terá que ser bem forte mesmo.
Ainda não sei o que colocarei dentro para dar reforço, mas a ideia da balsa é uma boa opção.
Abraços!
Já vi muito tópico no RCG de construção de asa e em todos é colocado uma camada intermediária, como por exemplo, balsa de 1/32 ou 1mm. Acredito que você tb já tenha visto: http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=3263083
Se o seu modelo for de +/- 1m de envergadura, p.ex, eu faria com uma camada de 85gr/m² + balsa + uma camada novamente de 85gr/m². Além, claro, de um boa longarina com a espessura interna da asa que vai garantir a rigidez dela...
Só cuidado com o peso de tudo isso![/quote:938f325841]
Valeu Cyber!
Muito legal o link!
Cada metade da asa terá 1m, totalizando com a largura da fuselagem 2,07m.
A longarina terá que ser bem forte mesmo.
Ainda não sei o que colocarei dentro para dar reforço, mas a ideia da balsa é uma boa opção.
Abraços!
- alexcmag
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Sem querer me meter no que não sei direito...
As longarinas e as respectivas "gavetas" atuam como vigas em I em uma construção. A tensão e a compressão são dissipados na parte superior, enquanto a parte vertical impede que ela feche ou abra.
Como a asa será de fibra, a parte de resistir a tensão e compressão já é feita pela fibra, a longarina serve para manter o formato e manter a distência entre o intradorso e o extradorso constantes.
Que tal cortar um filete de depron, balsa ou o material que achar melhor, mas "empacotado" previamente com tecido de fibra e resina?
As longarinas e as respectivas "gavetas" atuam como vigas em I em uma construção. A tensão e a compressão são dissipados na parte superior, enquanto a parte vertical impede que ela feche ou abra.
Como a asa será de fibra, a parte de resistir a tensão e compressão já é feita pela fibra, a longarina serve para manter o formato e manter a distência entre o intradorso e o extradorso constantes.
Que tal cortar um filete de depron, balsa ou o material que achar melhor, mas "empacotado" previamente com tecido de fibra e resina?
- charles_pereira
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[quote:4ea9d574cb="alexcmag"]Sem querer me meter no que não sei direito...
As longarinas e as respectivas "gavetas" atuam como vigas em I em uma construção. A tensão e a compressão são dissipados na parte superior, enquanto a parte vertical impede que ela feche ou abra.
Como a asa será de fibra, a parte de resistir a tensão e compressão já é feita pela fibra, a longarina serve para manter o formato e manter a distência entre o intradorso e o extradorso constantes.
Que tal cortar um filete de depron, balsa ou o material que achar melhor, mas "empacotado" previamente com tecido de fibra e resina?[/quote:4ea9d574cb]
Sua presença no tópico é uma honra Alex! :-)
Fico até mais aliviado com o que você escreveu. Se a asa ficar bem resistente, não precisarei exagerar na longarina.
Tenho esperança de manter o peso abaixo de 250g para os 2m. Será que dá?
Abraços!
As longarinas e as respectivas "gavetas" atuam como vigas em I em uma construção. A tensão e a compressão são dissipados na parte superior, enquanto a parte vertical impede que ela feche ou abra.
Como a asa será de fibra, a parte de resistir a tensão e compressão já é feita pela fibra, a longarina serve para manter o formato e manter a distência entre o intradorso e o extradorso constantes.
Que tal cortar um filete de depron, balsa ou o material que achar melhor, mas "empacotado" previamente com tecido de fibra e resina?[/quote:4ea9d574cb]
Sua presença no tópico é uma honra Alex! :-)
Fico até mais aliviado com o que você escreveu. Se a asa ficar bem resistente, não precisarei exagerar na longarina.
Tenho esperança de manter o peso abaixo de 250g para os 2m. Será que dá?
Abraços!
- alexcmag
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Como disse, não tenho experiência com chapeamento de fibra, apenas com uso de varetas como longarina, mas mecânica estática/dinâmica eram das matérias que mais gostava na faculdade e geralmente entendo bem como os vetores se comportam em estruturas.
Como comparação, meu Cessnão de 2m pesava 900g pronto para voar, a asa de isopor deve ter pesado uns 250g e tinha uma vareta de fibra na parte superior e outra na parte inferior, na parte mais alta do perfil. Como era bem experimental e com pouca potência (voar um modelo deste tamanho com motor 400 reduzido não é normal), usei um perfil de 8%, bem fino.
As varetas aguentaram bem por si só, o que pegou foi que quando a asa gerava sustentação, o momento da força sustentação se convertia em comprimir a vareta de cima, que se curvava, espremendo o isopor e fechando sobra a inferior, o que mudava o esforço de tensão/compressão delas e as fazia flexionar. Se eu tivesse ancorado melhor as longarinas a asa teria ficado rígida.
No seu caso, em vez da fibra ser concentrada em um feixe ela estará espalhada por uma área maior, mas o princípio de tensão/compressão se mantém, a necessidade de ter longarinas e nervuras é para manter o formato, impedindo que elas fechem como uma folha de papel. Por isto nos modelos em balsa é preciso interligar as longarinas com madeira na vertical, dissipando a eventual compressão/tensão que tenda a aproximá-las ou afastá-las.
Quanto mais fino o perfil maiores são as forças envolvidas, é uma relação inversamente proporcional, tipo se um perfil de 12% causa tensão/compressão de X kg, um perfil de 8% causa tensão/compressão de 3/2X.
No grandão seguinte que fiz (3,1m) as longarinas eram uma merreca para o tamanho (4 varetas de 2mm), o que mais deu rigidez e resistência foi um chapeado de depron 2mm, que por ter grande área de contato com o isopor (P0) que usei, não afundavam nele e a asa foi uma das mais rígidas e menos densas que já fiz, uns 600g de asa se me lembro bem, para 1 m² de área.
Voltando ao seu planador, é importante manter o formato, aí pode ser uma camada fina de fibra sobre isopor, uma camada mais grossa sem isopor mas com longarinas e nervuras, tem várias maneiras, mas uma casca vazia definitivamente não fica estável.
Uma coisa que deve ficar muito legal é fazer por dentro da asa tecido de fibra resinado em zig-zag, tocando tanto a parte superior quanto a inferior, como se fosse um papelão corrugado. Provavelmente ficaria bem rígido e leve, mas não faço a mínima idéia de como fazer isto.
Esta imagem faz parte do manual de manutenção do avião Diamond D20, que estou lendo aos poucos para fazer um modelo escala e de curioso também. Repare que ele é todo de fibra, mas tem longarina de alumínio em I (que você pode fazer em balsa) ou depron fibrado como citei, e tem algumas nervuras para fixar ailerons, flaps e ajudar no formato. É um avião muito leve e com ótimo desempenho.
Como comparação, meu Cessnão de 2m pesava 900g pronto para voar, a asa de isopor deve ter pesado uns 250g e tinha uma vareta de fibra na parte superior e outra na parte inferior, na parte mais alta do perfil. Como era bem experimental e com pouca potência (voar um modelo deste tamanho com motor 400 reduzido não é normal), usei um perfil de 8%, bem fino.
As varetas aguentaram bem por si só, o que pegou foi que quando a asa gerava sustentação, o momento da força sustentação se convertia em comprimir a vareta de cima, que se curvava, espremendo o isopor e fechando sobra a inferior, o que mudava o esforço de tensão/compressão delas e as fazia flexionar. Se eu tivesse ancorado melhor as longarinas a asa teria ficado rígida.
No seu caso, em vez da fibra ser concentrada em um feixe ela estará espalhada por uma área maior, mas o princípio de tensão/compressão se mantém, a necessidade de ter longarinas e nervuras é para manter o formato, impedindo que elas fechem como uma folha de papel. Por isto nos modelos em balsa é preciso interligar as longarinas com madeira na vertical, dissipando a eventual compressão/tensão que tenda a aproximá-las ou afastá-las.
Quanto mais fino o perfil maiores são as forças envolvidas, é uma relação inversamente proporcional, tipo se um perfil de 12% causa tensão/compressão de X kg, um perfil de 8% causa tensão/compressão de 3/2X.
No grandão seguinte que fiz (3,1m) as longarinas eram uma merreca para o tamanho (4 varetas de 2mm), o que mais deu rigidez e resistência foi um chapeado de depron 2mm, que por ter grande área de contato com o isopor (P0) que usei, não afundavam nele e a asa foi uma das mais rígidas e menos densas que já fiz, uns 600g de asa se me lembro bem, para 1 m² de área.
Voltando ao seu planador, é importante manter o formato, aí pode ser uma camada fina de fibra sobre isopor, uma camada mais grossa sem isopor mas com longarinas e nervuras, tem várias maneiras, mas uma casca vazia definitivamente não fica estável.
Uma coisa que deve ficar muito legal é fazer por dentro da asa tecido de fibra resinado em zig-zag, tocando tanto a parte superior quanto a inferior, como se fosse um papelão corrugado. Provavelmente ficaria bem rígido e leve, mas não faço a mínima idéia de como fazer isto.
Esta imagem faz parte do manual de manutenção do avião Diamond D20, que estou lendo aos poucos para fazer um modelo escala e de curioso também. Repare que ele é todo de fibra, mas tem longarina de alumínio em I (que você pode fazer em balsa) ou depron fibrado como citei, e tem algumas nervuras para fixar ailerons, flaps e ajudar no formato. É um avião muito leve e com ótimo desempenho.
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- DEVAL
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[quote:bb9f7afcb4="charles_pereira"][quote:bb9f7afcb4="DEVAL"]Coisa linda tá ficando!
Qual perfil usou?
Abs[/quote:bb9f7afcb4]
Obrigado Deval!
Usei o S3021!
Aproveitando. vou precisar de resina epóxi logo.
Qual o nome da loja onde você comprou em Floripa?
Abraço![/quote:bb9f7afcb4]
Grande Charles, quando precisar é só falar que tá na mão !
O nome da loja é RESFIBER.
Uma dúvida: qual a característica de vôo que pretende para ele: planador para vôo
papai e mamãe (termal) ou Slope (para ventão de encosta - velocidade). Isso muda tudo: perfil da asa, resistência (longarinas, baionetas, cobertura).....
Abs
Qual perfil usou?
Abs[/quote:bb9f7afcb4]
Obrigado Deval!
Usei o S3021!
Aproveitando. vou precisar de resina epóxi logo.
Qual o nome da loja onde você comprou em Floripa?
Abraço![/quote:bb9f7afcb4]
Grande Charles, quando precisar é só falar que tá na mão !
O nome da loja é RESFIBER.
Uma dúvida: qual a característica de vôo que pretende para ele: planador para vôo
papai e mamãe (termal) ou Slope (para ventão de encosta - velocidade). Isso muda tudo: perfil da asa, resistência (longarinas, baionetas, cobertura).....
Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
- charles_pereira
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Alex, muito obrigado por todas as informações.
Vou pensar bem no que usar para manter a forma da asa.
Deval, a ideia é ser um planador mesmo. Mas fiz a fuselagem pensando em velocidade também. Pretendo fazer uma asa menor para isso. Mas primeira vamos ver se dá certo como planador.
Com 2m de asa, acho que não vou fazer nada muito além de uns loopings.
Abraços!
Vou pensar bem no que usar para manter a forma da asa.
Deval, a ideia é ser um planador mesmo. Mas fiz a fuselagem pensando em velocidade também. Pretendo fazer uma asa menor para isso. Mas primeira vamos ver se dá certo como planador.
Com 2m de asa, acho que não vou fazer nada muito além de uns loopings.
Abraços!
- charles_pereira
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- charles_pereira
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Coloquei as asas junto com a fuselagem para ver como está ficando.
Abaixo estão as fotos.
Aproveito para pedir uma ajuda.
Estou com dúvida no tamanho dos ailerons que devo usar. Estou pensando em fazer 35mm de largura e 400mm de comprimento. Lembrando, terá 2,1m de envergadura.
Muito obrigado!
Abaixo estão as fotos.
Aproveito para pedir uma ajuda.
Estou com dúvida no tamanho dos ailerons que devo usar. Estou pensando em fazer 35mm de largura e 400mm de comprimento. Lembrando, terá 2,1m de envergadura.
Muito obrigado!
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