BRA para Iniciante - Dúvidas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

BRA para Iniciante - Dúvidas

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Recentemente resolvi adentrar o mundo do Aeromodelismo RC. Eu já possuía alguma experiência (apesar de pouca) na construção de aeromodelos a elástico e consegui aplicar ou desenvolver esta experiência para modelos elétricos rádio-controlados. Agora estou com duas construções quase prontas e chegou a hora de colocar minhas criações para voar. Como meu piloto está atarefado com a faculdade, terei que me virar para ver minhas criações nos céus.
Como nunca voei antes (apenas no simulador), as dúvidas são inevitáveis e gostaria da ajuda de vocês para que esse meu novo aprendizado (apesar das 42 primaveras, nunca é tarde para se aprender), e que seja da maneira mais segura possível:
- Em média, quantas aulas são necessárias para que um novato consegui fazer o básico (decolar, voo reto, curva, pouso)?
- Como é o processo de habilitação BRA?
- É possível a habilitação em mais de uma modalidade por exame (se for necessário para a retirada do BRA)?

Não sei se este é o local correto, caso esteja errado, peço para que seja direcionado ao forum correto.

Abs
Marco Aurelio (Mac2)
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

Vai competir ?
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:779f06093b="white_m0u5e"]Vai competir ?[/quote:779f06093b]
Não tenho intenção. Se pudesse usar uma definição, poderia dizer que seria apenas o voo "arroz com feijão", no máximo o voo de um Warbird mais agressivo.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Olha o numero de aulas depende da determinação do iniciante.

Ja vi iniciante aprender tudo em 3 aulas, e ja vi iniciante que nao aprendeu a voar até ontem ^^

A dica é treinar bastante no simulador...

agora as tecnicas e procedimentos para voo variam bastante de instrutor pra instrutor.

Pra tirar BRA voce tem que primeiro procurar um clube com pista cadastrada na cobra, depois ver quem é o instrutor responçavel que responde pelas BRAs e fazer os devidos testes (Provinha) para se emitir sua BRA (se existir testes).

Apos aprovado, voce envia seus documentos e a taxa anual de acordo com o valor do seguro que voce quer, ai no site voce faz o cadastro com as modalidades que voce pra tica e tals...

acho que é assim....

abraços !!
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:49a2e24b1c="white_m0u5e"]Vai competir ?[/quote:49a2e24b1c]

BRA é mais pra seguro do que pra competição ^^
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Parabéns!!! Começou certo e não de ouvidos a bobagens.
Tire seu BRA e faça parte de verdade do universo de aeromodelistas do Brasil.
O resto é sortadô de vinhãozinho.

A coisa certa é procurar um clube e ter aulas com um instrutor.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Legal!
Aqui em Jundiaí existem duas pistas homologadas, a Asas do Japi e o GAPC (grupo de aeromodelismo do Parque da Cidade). Vou me informar a respeito do voo de instrução em ambas. Se pudesse, participaria das duas.
Obs
Marco Aurelio (Mac2)
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

[quote:fa20de1f24="Mac2"][quote:fa20de1f24="white_m0u5e"]Vai competir ?[/quote:fa20de1f24]
Não tenho intenção. Se pudesse usar uma definição, poderia dizer que seria apenas o voo "arroz com feijão", no máximo o voo de um Warbird mais agressivo.
Abs
Mac2[/quote:fa20de1f24]

Procure um BOM instrutor e divirta-se !

[quote:fa20de1f24="RafaelMq"][quote:fa20de1f24="white_m0u5e"]Vai competir ?[/quote:fa20de1f24]

BRA é mais pra seguro do que pra competição ^^[/quote:fa20de1f24]

Tem certeza ? ... ^ ^

Assunto polêmico ..

PS : Daqui a pouco vão começar a falar "da cobra" ... :mrgreen:

PS2 : Sem quotes .., por favor.
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

Vai no parque da Cidade e procura o Pedro, o cara é muito gente boa o pai dele é o responsavél pela pista, ele te dara todos os caminhos para tirar o BRA inclusive te indicara bons instrutores que sempre estão la no parque (alguns nem cobram por aulas).

Se vc conhece a loja yang aero, procure o XU ele é um otimo instrutor e tbm faz toda papelada para emissão do BRA, porém ele cobra se não me engano 15 reais por aula, quem não sabe nada nunca teve um contato com aero em umas 10 aulas com ele decola e pousa tranquilo.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:e2caee0290="adilsonfol"]Vai no parque da Cidade e procura o Pedro, o cara é muito gente boa o pai dele é o responsavél pela pista, ele te dara todos os caminhos para tirar o BRA inclusive te indicara bons instrutores que sempre estão la no parque (alguns nem cobram por aulas).
Se vc conhece a loja yang aero, procure o XU ele é um otimo instrutor e tbm faz toda papelada para emissão do BRA, porém ele cobra se não me engano 15 reais por aula, quem não sabe nada nunca teve um contato com aero em umas 10 aulas com ele decola e pousa tranquilo.[/quote:e2caee0290]
Adilsonfol,
Eu conheço o Xu sim e eu já havia falado com ele certa vez sobre isso e quanto a cobrar pelas aulas eu acho justo porque é o trabalho dele e vive disso. Vou tentar pegar o alvará com a DAC e dar uma passadinha lá no GAPC no final de semana e falar com o Pedro.
Abs e obrigado pelas dicas.
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder