Mig-29 depron 6mm planta Tomhe ( Vídeo Mig-29 e lenha F-22 )

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:64c335cfa7="MadMax"][quote:64c335cfa7="hermesil"]Ficaram muito legais e bonitos.
Eu tô voando o F-22 do Tonhe, voa muito bem, me inspirei depois que ví o vídeo do Warne voando um também.
Ótimo avião.[/quote:64c335cfa7]

Bela escolha!

O F-22 voa muito bem ... o meu ali em cima eu reduzi para 67% do original e deu certo .... mas ele lehou hoje ... nada grave, amanhã ele vai voar novamente.

Vídeo da lenha do F-22: http://www.youtube.com/watch?v=OoCdTLuiygg[/quote:64c335cfa7]

Hehe... estranho a forma que vc lança o jato... eu seguro na ponta da asa e lanço.
Hah... qual é o setup que vc usou nesse F-22 menor?
Abraço.
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

Na verdade não precisa lançar, é só acelerar e soltar (sobra potência).

O F-22 lenhou ôntem mas já consertei e vou levar ele novamente e se possível com vídeo pois o vôo dele é muito tranquilo.

O setup é simples, leve e barato.

Depron: 4mm
Motor: 2200kv da Himodel de 16g (clone do AX 1510)
Hélice: 5X3 GWS cortada para 4,5X3 (para caber no slot)
Bateria: Flightmax 1000mAh 3S 15C (80g)
Peso completo com bateria: 245g

Medição na bancada com aceleração total:

Empuxo: 270g
Consumo: 8A

...
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pois é hermesil o F-22 parece mais um treinador doque um jato!! Vc postou sua construção? Tem algum vídeo dele voando?
Mad o seu F- 22 ficou shoW mesmo, eu só acertaria o timming do esc, tá embaralhando na alta, isso não é legal.
O modo que decola seu F-22 é interessante, o meus eu segurava no cookpit ( não sei se escreve assim)! Da forma que deixou o seu amigo lançar é perigoso, não acha!? O Derval do GAZ (acho que isso), que o diga!!heheh
Agora cá pra nós...o efeito do torque da hélice é danado!! Acelerou ele tende a virar pra esquerda.
Depois vou ver o vídeo do Mig-29, que voa muito bem, mesmo assim gosto mais do F-22!heheh
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

[quote:75376da103="warne"]Pois é hermesil o F-22 parece mais um treinador doque um jato!! Vc postou sua construção? Tem algum vídeo dele voando?
Mad o seu F- 22 ficou shoW mesmo, eu só acertaria o timming do esc, tá embaralhando na alta, isso não é legal.
O modo que decola seu F-22 é interessante, o meus eu segurava no cookpit ( não sei se escreve assim)! Da forma que deixou o seu amigo lançar é perigoso, não acha!? O Derval do GAZ (acho que isso), que o diga!!heheh
Agora cá pra nós...o efeito do torque da hélice é danado!! Acelerou ele tende a virar pra esquerda.
Depois vou ver o vídeo do Mig-29, que voa muito bem, mesmo assim gosto mais do F-22!heheh
Abs
Warne[/quote:75376da103]

Warne,

Eu sempre lanço desta forma (só os pequenos é claro) e nunca tive problema pois como ele já sai da mão com uma velocidade considerável, não é necessário acelerar ao máximo reduzindo assim o efeito torque. Ele mais empurrou para cima do que em velocidade para frente, aí o efetito torque do motor gira o avião no próprio eixo ... e LENHA!
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Mad assistir agora a pouco o vídeo do Mig 29, muito legal, mesmo usando um motor forte ele anda bem!
Não sei dizer em questão de empuxo, mas em velocidade vc ganharia alguns Km/hs a mais se usasse uma hélice APC Style 8x6! A GWS que vc usou nesse vídeo perde muito rendimento (da pra sentir ela gritando perca de rendimento!!Rsrs). Testa uma APC 8x6 e nos conta o resultado.
Parabéns pelo modelo tá caprichado!!! Deu até vontade de voltar a voar!! :P

Abs
Warne

[quote:21b936d9f5]Vídeo do Mig-29: http://www.youtube.com/watch?v=rCtMpdgF0yQ
[yt]rCtMpdgF0yQ[/yt][/quote:21b936d9f5]
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

[quote:1fa0a5500b="warne"]Mad assistir agora a pouco o vídeo do Mig 29, muito legal, mesmo usando um motor forte ele anda bem!
Não sei dizer em questão de empuxo, mas em velocidade vc ganharia alguns Km/hs a mais se usasse uma hélice APC Style 8x6! A GWS que vc usou nesse vídeo perde muito rendimento (da pra sentir ela gritando perca de rendimento!!Rsrs). Testa uma APC 8x6 e nos conta o resultado.
Parabéns pelo modelo tá caprichado!!! Deu até vontade de voltar a voar!! :P

Abs
Warne
[/quote:1fa0a5500b]

Warne, acho que não vou fazer este teste não. O empuxo que já é bastante vai aumentar umas 100g e a velocidade também em torno de 15 km/h a mais e consequentemente o consumo de bateria também. Acho que esse depron não vai aguentar a velocidade final, talvez um 90 km/h.

Abraços,
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
glaucioc
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Qui Jul 03, 2008 7:34 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por glaucioc »

Beleza MadMax,

Finalmente meu F-22 deu certo nao sei se voce chegou a ver no forum UFAAA, demorou mais acertei a mao.

Alias por falar em mao vi seus videos inclusive aquele que tem duas quedas do seu F-22.
Eu faco lancamento muito diferente do que vi voce fazendo acho mais seguro e o aero sai pro ceu a mais ou menos 70 graus de inclinacao. Nunca tive problemas para o lancamento.

Este aqui é o video que mostra bem de perto o lancamento do jeito que faço, a 31 segundos no video.

[url]http://www.youtube.com/watch?v=H7OuvOE3dKk[/url]

Belos aeros voce sempre constroe, gosto dos seus jatos !!!

Abracos
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

Grande Glaucio,

Já tentei lançar como você disse e como a maioria faz mas devo ter algum problema de coordenação motora pois as duas vezes que tentei a hélice pegou em minha mão ... um dia eu aprendo!

Tenho acompanhado seus posts inclusive aquele do vídeo onboard. A propósito, ainda tem o motoplanador? Aquele que você voou aqui em Novo Norizonte!

Tá ficando legal aqui em NH pois todos os finais de semana tem vindo o pessoal de Borborema, de Ibitinga e Itatinga as vezes ... o Junior ai de Sampa e de Catanduva tem vindo o Rafael que voa um F3A com uma precisão de dar inveja ... Ah! ele aparece logo no início do vídeo do Mig-29.

Quando for a Catanduva em finais de semana tenta dar um pulo até aqui!

Abraço,
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
Anna Luísa Lima
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sex Ago 27, 2010 8:36 pm

Mensagem por Anna Luísa Lima »

Mad Max: por favor, gostaria de saber mais sobre a configuração do seu Mig 29. Acabei de fazer um essa última madrugada (mas quem pilota é meu marido), mas gostei muito de ver o seu voando. Outra coisa que percebi foi a colocação da bateria fora da "caixa" de eletrônica, embaixo da asa. O meu também possui as mesmas características do seu (tamanho) - acredito eu - mas pensava em colocar a bateria junto com o restante da eletrônica, verificando o CG (+-7,5 cm do encontro do bordo de ataque da asa e a fuselagem, dependendo do setup utilizado). O que faço sobre isso? Outra coisa: Não há algo a se fazer para evitar choques maiores com o chão desse tipo de aeronave (trem de pouso ou algo assim - sei que pode parecer coisa de maluco, mas é que meu marido solta em uma área com muitas pedras no chão, sem nenhum amortecimento (grama ou terra). Há solução para isso? No que eu fiz, entelei ele por baixo para ajudar nesse sentido, mas não sei se será o suficiente. Ainda completando o meu rol de pedidos, não só ao Mad Max como aos outros amigos e experts desse fórum, por esse ser meu primeiro aero em depron, e segundo no geral, gostaria da opinião dos senhores quanto à estética do "bichão"!, como vocês costumam colocar... O que podem me dizer dele?
Anexos
A imagem foi feita com celular e isso já eram 6 e meia da manhã, depois de 12 horas de início do recorte da planta... AFFF!!!!!!
A imagem foi feita com celular e isso já eram 6 e meia da manhã, depois de 12 horas de início do recorte da planta... AFFF!!!!!!
IMG0087A.jpg (19.41 KiB) Exibido 4235 vezes
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

[quote:26d2f57e95="Anna Luísa Lima"]Mad Max: por favor, gostaria de saber mais sobre a configuração do seu Mig 29. Acabei de fazer um essa última madrugada (mas quem pilota é meu marido), mas gostei muito de ver o seu voando. Outra coisa que percebi foi a colocação da bateria fora da "caixa" de eletrônica, embaixo da asa. O meu também possui as mesmas características do seu (tamanho) - acredito eu - mas pensava em colocar a bateria junto com o restante da eletrônica, verificando o CG (+-7,5 cm do encontro do bordo de ataque da asa e a fuselagem, dependendo do setup utilizado). O que faço sobre isso? Outra coisa: Não há algo a se fazer para evitar choques maiores com o chão desse tipo de aeronave (trem de pouso ou algo assim - sei que pode parecer coisa de maluco, mas é que meu marido solta em uma área com muitas pedras no chão, sem nenhum amortecimento (grama ou terra). Há solução para isso? No que eu fiz, entelei ele por baixo para ajudar nesse sentido, mas não sei se será o suficiente. Ainda completando o meu rol de pedidos, não só ao Mad Max como aos outros amigos e experts desse fórum, por esse ser meu primeiro aero em depron, e segundo no geral, gostaria da opinião dos senhores quanto à estética do "bichão"!, como vocês costumam colocar... O que podem me dizer dele?[/quote:26d2f57e95]


Olá Anna,

Mas que sorte tem seu marido hein! A esposa faz o avião pro cara .... agora fiquei com inveja!!! Minha mulher fala assim .... "já vai fazer outra geringonça ÉH!"

Bem, voltando ao seu aéro eu gostei do esquema de cor apesar de não dar para ver direito por estar um pouco escura a foto.

Neste meu a única alteração que precisei fazer foi aumentar o slot da hélice que originalmente deveria ser uma de 6 polegadas mas eu uso uma de 8 polegadas em função do motor. O setup do meu é bem simples:

Motor E-Max 2215/20
Hélice 8X4 GWS
ESC Himodel 30A
2 Servos de 9g Tower Pro
Bateria 1600mAh 25C da Hyperion

Voa + ou - 12 minutos alternando vôo rápido e lento.

Com relação ao CG a última coisa que faço é posicionar a bateria pois é com ela que acerto o CG e inicialmente sempre sigo a indicação da planta e até hoje não precisei alterá-lo com relação ao indicado. Neste Mig o CG do meu ficou exatamente como nestas duas fotos aqui:

Foto 1 (visto por baixo): http://designedbytomhe.wdfiles.com/local--files/mig-29/cg1.jpg
Foto 2 (visto por cima) : http://designedbytomhe.wdfiles.com/local--files/mig-29/cg2.jpg

Se o teu também for a planta do Tomhe faça desta forma que vai ficar perfeito.

A posição da bateria (em cima ou em baixo) acho que é só uma questão estética, nos meus as vezes coloco na parte de cima da fuselagem e as vezes em baixo. O ideal seria esconder sim como você disse, junto com o ESC e receptor e até poderia mas depois para acertar o CG teria que colocar peso no nariz do avião. E peso é nosso inimigo.

Já fiz dois com trem de pouso mas não deu muito certo não pois não tinham amortecimento e a pancada as veses era até pior que se pousasse de barriga. Vou dar uma idéia "esdrúxula", MAS é só uma idéia! E se você usar uma espuma fina de 1cm de expessura na barriga e onde seria o "bordo de ataque da barriga" dar um acabamento com fita de entelar para diminuir o arrasto que a espuma irá provocar.

Abraço,

...
Anexos
espuma.JPG
espuma.JPG (5.38 KiB) Exibido 4211 vezes
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Responder