Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Sem palavras Ricardão...céus!!

E acredito que a tolerância esteja bem menor que seu limite, correto? Deve ta mais alinhado que um 1:1!!

Eu quero filmar esse modelo voando meu amigo...nem discute...eheheheh...

Abraços
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Obrigado NiHoN, mas está mais torto que isso... Quanto a filmar o vôo, aceito e agradeço; você e o Álvaro são profissionais no assunto - só que ainda demora um pouco e certamente não será no CE Imigrantes.

Abraço!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por krekrek »

Ricardo, desculpe pela demora

Se o desenho sai correto ao usar CTRL+C, CTRL+V, entao pode ter algum erro em alguma linha do script que voce nao viu

O script apenas agiliza o processo, mas eh a mesma coisa que inserir uma a uma cada coordenada

Abraço e obrigado por compartilhar seu projeto

Estou tentando fazer um spitfire aqui e nem posto fotos pois passa longe, hehehe

[quote:1662d588fe="Ricardão"]Krekek:

Em tempo: tentei usar o seu método, fazendo scripts para desenhar os perfis a partir dos arquivos em texto das coordenadas, com o comando Pline, porém não obtive bons resultados - o desenho via de regra saia errado, ao passo que entrando diretamente com as mesmas coordenadas exibidas pelo arquivo texto usando CTRL-C / CTRL-V, todo o conteúdo do arquivo em uma só operação, o desenho sai correto.[/quote:1662d588fe]
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

As baterias já estão prontas. Montei duas células Zippy de 350 mAh da HK; o peso ficou menor que as 23,5 g que a HK diz que pesam as Rhino de 360 mAh, mas na minha opinião não valeu muito a pena, na próxima vou comprar a Rhino que fica mais barato e dá menos trabalho.

As Zippy de 240 mAh vale a pena, porque uma 2S fica pesando perto de 14 g.

Fiz também uma prévia da posição do CG e me parece que vai precisar acrescentar umas 20 g de lastro no nariz.

Abraços!
Anexos
Bateria_03.jpg
Bateria_03.jpg (31.15 KiB) Exibido 15056 vezes
Bateria_02.jpg
Bateria_02.jpg (34.69 KiB) Exibido 15056 vezes
Bateria_01.jpg
Bateria_01.jpg (26.61 KiB) Exibido 15056 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Completada a lincagem, agora já posso partir para a entelagem e para a montagem final.
Anexos
Lincagem 03.jpg
Lincagem 03.jpg (23.68 KiB) Exibido 15031 vezes
Lincagem 02.jpg
Lincagem 02.jpg (22.69 KiB) Exibido 15031 vezes
Lincagem 01.jpg
Lincagem 01.jpg (30.83 KiB) Exibido 15031 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Bem interessante este sistema que você utilizou para fazer a linkagem... São varetas de balsa? Saem bem mais em conta que as varetas de piano! Gostei! Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Rapaz, fazia tempo que não entrava neste tópico! Tá ficando bonito esse seu p-47!

Esse sistema de lincagem é muito antigo, mas nem por isso menos eficiênte! Só que a vareta não pode ser muito fraca. Uso esse método em todos os aeros e muitas vezes retiro os tubo de ARFs e coloco boas varetas de spruce!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Esse sistema era o padrão, antes de aparecerem os "pushrods" de tubo plástico. A vareta tem que ter resistência e rigidez adequadas - no caso são varetas de airixixá (que a Aerobrás vendia antes de voltar a vender cacheta) de 3 x 4 mm, creio que as de cedro também servem, mas aqui só tinha de 5x5 e era muito pesado.

A vantagem desse sistema não é exatamente o preço, a lincagem fica livre, sem pontos de atrito e a força dos servos é melhor aproveitada.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

O primeiro modelo ficou 50% mais pesado que eu havia estimado - 254 g. A carga alar está próxima de 30 g/dm².

Depois de balear dois servos de 3,5 g nos ailerons, troquei por um Turnigy de 6 g. Para leme e profundor os de 3,5 g estão funcionando bem.

Colocando esse peso no XFLR5, diz que voa em equilíbrio a 46,1 km/h e o estol sobe para 33,4 km/h - vai ser rápido... mas está quase em escala para a velocidade máxima.

O motor de 16 g - Turnigy 2211-1700 com uma hélice 6x5 e 2S dá um máximo de 7980 rpm, que resulta em 164 g de empuxo estático, 60,8 km/h de "pitch speed" e drena 4,3 A; a potência elétrica dissipada é 35,5 W, está motorizado com 142 W/kg. Acho que voa, o problema vai ser o dedo.
Anexos
P47-1_06.jpg
P47-1_06.jpg (28.5 KiB) Exibido 14924 vezes
P47-1_21.jpg
P47-1_21.jpg (30.49 KiB) Exibido 14924 vezes
P47-1_05.jpg
P47-1_05.jpg (21.71 KiB) Exibido 14924 vezes
P47-1_19.jpg
P47-1_19.jpg (30.76 KiB) Exibido 14924 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

Lindo demais, parabens!
Responder