Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P."
Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P."
Pessoal,
Já vi que os modelos que construi até o momento (Cessna e Spitfire) não me serão úteis para as aulas de voo e que para adquirir um modelo treinador (Calmato Sport) asa baixa, corro o risco de uma lenha e aí já era minha iniciação. Então resolvi criar um passo intermediário e construir um treinador asa alta, baseado no modelo Calmato Trainer. Como não tenho a planta e as medidas originais, estou projetando um modelo com base nas proporções e perfil do Calmato.
Para começar, as medidas básicas:
- Envergadura: 1400 mm
- Comprimento: 960 mm
- Corda: 235 mm
- Área Alar: 33 dm²
- Peso Estimado: 900 g
- Carga Alar: 27 g/dm²
- Perfil Semi-simétrico NACA2411
- Largura Fuselagem: 80 a 100 mm
- Altura Fuselagem: 133 mm (ponto mais alto)
Material:
Será construído todo em Isopor P2/P3 - Densidade média de 21 kg/m³ e Depron 8mm (sanduíche de depron 4mm) para Empenagem.
Eletrônica:
- Motor: A definir, provavelmente um hexTronik DT750 Brushless (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6247) com hélice 11x5
- Esc 40A
- 03 servos Standard (aileron será feito com apenas 1 servo)
Acabamento:
- Trem de pouso principal de alumínio ;
- Entelagem de fita transparente ou pintura a esmalte acrílico;
- linkagem em vareta de fibra de vidro;
- Bequilha dianteira móvel de arame de aço mola
Abaixo segue os esboços e o corte da empenagem (ainda falta dar o acabamento com lixa).
Aceito sugestões, como sempre...
Abs
Mac2
Já vi que os modelos que construi até o momento (Cessna e Spitfire) não me serão úteis para as aulas de voo e que para adquirir um modelo treinador (Calmato Sport) asa baixa, corro o risco de uma lenha e aí já era minha iniciação. Então resolvi criar um passo intermediário e construir um treinador asa alta, baseado no modelo Calmato Trainer. Como não tenho a planta e as medidas originais, estou projetando um modelo com base nas proporções e perfil do Calmato.
Para começar, as medidas básicas:
- Envergadura: 1400 mm
- Comprimento: 960 mm
- Corda: 235 mm
- Área Alar: 33 dm²
- Peso Estimado: 900 g
- Carga Alar: 27 g/dm²
- Perfil Semi-simétrico NACA2411
- Largura Fuselagem: 80 a 100 mm
- Altura Fuselagem: 133 mm (ponto mais alto)
Material:
Será construído todo em Isopor P2/P3 - Densidade média de 21 kg/m³ e Depron 8mm (sanduíche de depron 4mm) para Empenagem.
Eletrônica:
- Motor: A definir, provavelmente um hexTronik DT750 Brushless (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6247) com hélice 11x5
- Esc 40A
- 03 servos Standard (aileron será feito com apenas 1 servo)
Acabamento:
- Trem de pouso principal de alumínio ;
- Entelagem de fita transparente ou pintura a esmalte acrílico;
- linkagem em vareta de fibra de vidro;
- Bequilha dianteira móvel de arame de aço mola
Abaixo segue os esboços e o corte da empenagem (ainda falta dar o acabamento com lixa).
Aceito sugestões, como sempre...
Abs
Mac2
- Anexos
-
- Perfil da Fuselagem
- Fuselagem_ACD_0.jpg (7.13 KiB) Exibido 28852 vezes
-
- Estabilizador Vertical + Leme
- Leme.jpg (22.49 KiB) Exibido 28852 vezes
-
- estabilizador horizontal + profundor
- Profundor.jpg (9.18 KiB) Exibido 28852 vezes
-
- Perfil Sd7090
- sd7090.JPG (9.42 KiB) Exibido 28852 vezes
-
- SNC00081.jpg (35.62 KiB) Exibido 28852 vezes
-
- SNC00083.jpg (33.92 KiB) Exibido 28852 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Mestre dos magos
- membro
- Mensagens: 215
- Registrado em: Qua Mar 10, 2010 9:41 pm
- Localização: Macaé-RJ
[quote:32ac3786c1="Mestre dos magos"]Acompanhando, cuidado com trem de pouso em alumínio.[/quote:32ac3786c1]
Mestre dos magos,
Para este caso, alguma dica especial? Qual a precaução que devo tomar com este tipo de material?
Abs
Mac2
Mestre dos magos,
Para este caso, alguma dica especial? Qual a precaução que devo tomar com este tipo de material?
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Caros,
Uma dúvida com relação a incidência da asa:
Se mantenho o ângulo de 2 graus positivos, a incidência do motor deverá ficar em zero. Correto?
Este seria o melhor ângulo para este perfil de asa (semi-simétrico) ou deveria deixá-lo alinhado com a linha da fuselagem (zero grau)?
Abs
Mac2
Uma dúvida com relação a incidência da asa:
Se mantenho o ângulo de 2 graus positivos, a incidência do motor deverá ficar em zero. Correto?
Este seria o melhor ângulo para este perfil de asa (semi-simétrico) ou deveria deixá-lo alinhado com a linha da fuselagem (zero grau)?
Abs
Mac2
- Anexos
-
- Incidencia.jpg (10.3 KiB) Exibido 28761 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- warne
- membro
- Mensagens: 5918
- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne
Acompanhando.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
[quote:4e53698614="warne"]Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne[/quote:4e53698614]
Warne,
Acertou na mosca! As coisas fáceis não me atraem. Tenho que testar meus conhecimentos e capacidade a todo momento. Quanto ao perfil, pode ser alterado, pois ainda não cortei as asas. O perfil original é um pouco mais simétrico que este que escolhi. Mas se tiver alguma sugestão, estou aceitando conselhos.
Com relação ao treinador básico, tenho dois aqui em casa feitos pelo meu filho, mas não gosto do voo deles. Parece que você está empinando uma pipa por RC...
Abs
Mac2
Acompanhando.
Abs
Warne[/quote:4e53698614]
Warne,
Acertou na mosca! As coisas fáceis não me atraem. Tenho que testar meus conhecimentos e capacidade a todo momento. Quanto ao perfil, pode ser alterado, pois ainda não cortei as asas. O perfil original é um pouco mais simétrico que este que escolhi. Mas se tiver alguma sugestão, estou aceitando conselhos.
Com relação ao treinador básico, tenho dois aqui em casa feitos pelo meu filho, mas não gosto do voo deles. Parece que você está empinando uma pipa por RC...
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- warne
- membro
- Mensagens: 5918
- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
Rapaz quem deu a dica do perfil foi o Gilberto:
Abs
Warne
Abs
Warne
- Anexos
-
- GA30U-613.jpg (9 KiB) Exibido 28699 vezes
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
- Rafael Assis
- membro
- Mensagens: 52
- Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
- Localização: São Paulo, SP
Posso aproveitar o tópico pra esclarecer uma dúvida sobre a incidência da asa?
Quando o perfil é plano-convexo, a parte plana é a linha que define o angulo de ataque? (neste caso, o bordo de ataque ficaria a x graus acima da linha de voo, inclinado no bordo de fuga)
A medida para este GA30U-613.5 é feita até a linha verde?
Quando o perfil é plano-convexo, a parte plana é a linha que define o angulo de ataque? (neste caso, o bordo de ataque ficaria a x graus acima da linha de voo, inclinado no bordo de fuga)
A medida para este GA30U-613.5 é feita até a linha verde?