Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P."

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Rafael,
Eu também tenho uma série de dúvidas sobre este assunto, porem o que estou entendendo até o momento (me corrijam os mais experientes se eu estiver falando besteira) é que o ângulo de incidência é calculado com base na linha traçada entre os dois pontos mais extremos do perfil. Por exemplo, o perfil clark-y é um dos mais conhecidos e utilizados em construções básicas e ele possui uma base plana, porém ela não está "alinhada"com o eixo do perfil. O grau de incidência é dado pelo eixo do perfil e não pela base do mesmo.
Acho que é isto, mas vamos esperar a manifestação do pessoal mais experiente.
Em tempo, você pode dar uma olhada neste tópico: http://www.e-voo.com/artigos/asas/ que fala justamente de asas.
Abs
Mac2
Anexos
clark-y.JPG
clark-y.JPG (11.94 KiB) Exibido 28617 vezes
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8ba42db88b="Mac2"]Rafael,
Eu também tenho uma série de dúvidas sobre este assunto, porem o que estou entendendo até o momento (me corrijam os mais experientes se eu estiver falando besteira) é que o ângulo de incidência é calculado com base na linha traçada entre os dois pontos mais extremos do perfil. Por exemplo, o perfil clark-y é um dos mais conhecidos e utilizados em construções básicas e ele possui uma base plana, porém ela não está "alinhada"com o eixo do perfil. O grau de incidência é dado pelo eixo do perfil e não pela base do mesmo.
Acho que é isto, mas vamos esperar a manifestação do pessoal mais experiente.
Abs
Mac2[/quote:8ba42db88b]

Você está certo com a sua teoria Mac2, é exatamente assim que se calcula a incidência de uma asa, pelo eixo do perfil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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warne
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Mensagem por warne »

Eu também deixo pra quem sabe explicar melhor .
Link do Gilberto onde ele fala do perfil.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1186709

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70738&postdays=&postorder=asc&start=0

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.
Anexos
calmatoasaalta.jpg
calmatoasaalta.jpg (19.04 KiB) Exibido 28602 vezes
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:c5ab790929="LaercioLMB"]Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.[/quote:c5ab790929]
Exatamente, o asa alta. Mas pelos desenhos que tenho, não consegui descobrir o perfil da asa. Na descrição do fabricante diz que o treinador é semi-simétrico e o asa baixa é simétrico.
Este da foto tem 1600 mm de envergadura, e como estou fazendo em isopor P3, reduzi um pouco a escala para 1400 mm.
veja abaixo as especificações do site:
[size=9:c5ab790929][b:c5ab790929][color=darkblue:c5ab790929]Technical Dat[/color:c5ab790929]a[/b:c5ab790929]
Length 1,300mm
Width 1,600mm
Weight 2,400 - 2,500g (approx.)
Wing Area 43dm2
Wing Load 58g/dm2 (approx.)
[b:c5ab790929]Wing Type Original Semi-Symmetrical [/b:c5ab790929][/size:c5ab790929]

Abs
Mac2
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9bbde42918="Mac2"][quote:9bbde42918="LaercioLMB"]Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.[/quote:9bbde42918]
Exatamente, o asa alta. Mas pelos desenhos que tenho, não consegui descobrir o perfil da asa. Na descrição do fabricante diz que o treinador é semi-simétrico e o asa baixa é simétrico.
Este da foto tem 1600 mm de envergadura, e como estou fazendo em isopor P3, reduzi um pouco a escala para 1400 mm.
Abs
Mac2[/quote:9bbde42918]

Para ficar um voo lento, pode fazer com perfil Clark Y mesmo, sem nenhum problema ou pode usar um perfil NACA2412 com 2° de incidência positiva que também será ótimo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Entendido. Os dois perfis possuem boa sustentação e o NACA2412 parece ser um pouco mais rápido. Tem também o NACA2411 que é muito parecido com o NACA2412 e este eu tenho em DWG. Você vê alguma diferença entre estes dois modelos NACA?
Abs
Macs
Anexos
naca2412 x Clarky.jpg
naca2412 x Clarky.jpg (16.64 KiB) Exibido 28575 vezes
naca2411.JPG
naca2411.JPG (10.56 KiB) Exibido 28575 vezes
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

Bom.. testando o que entendi sobre angulo de incidência. A diferêcia entre a NACA2411 para a NACA 2412 é que a segunda tem um angulo de incidência maior. Gostaria de saber qual a diferenca exata! seria um aumento da pressão aerodinamica no bordo de ataque inferior deixando ele mais lento mas gerindo mais sustentação ? ou estou falando besteira ?

Desde já agradeço !
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Neste final de semana não consegui avançar muito, pois estava viajando.
Desde a última sexta-feira, recortei as asas com perfil Naca 2411, Lixei a empenagem e as duas semi-asas e recortei o perfil da fuselagem. Para a fuselagem, serão duas metades de 4 cm de largura cada, unidas longitudinalmente. Irei aliviar a fuselagem através da escavação de cavernas antes da junção das duas metades. Durante esta escavação, irei deixar os espaços e suportes para a eletrônica e lincagem. Os ailerons irei fazer de balsa, pois com esta envergadura o isopor não aguentará e irá ceder no primeiro comando.
Abaixo fotos desta etapa.
Abs
Mac2
Anexos
Perfil da Fuselagem
Perfil da Fuselagem
SNC00086.jpg (34.27 KiB) Exibido 28355 vezes
Corte das semi-asas
Corte das semi-asas
SNC00087.jpg (33.33 KiB) Exibido 28355 vezes
Empenagem em Sanduiche de Depron 4mm
Empenagem em Sanduiche de Depron 4mm
SNC00085.jpg (35.93 KiB) Exibido 28355 vezes
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betodebem
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Mensagem por betodebem »

Muito bom, acompanhando... :)
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