Dúvida Carregador Turnigy Accucell 6

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
holston
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 12:57 pm
Localização: Blumenau-SC

Dúvida Carregador Turnigy Accucell 6

Mensagem por holston »

Olá, comprei o carregador Turnigy Accucell 6. Porém não tenho experiência em carregamento/balanceamento de LIPOs. Segue alguns questionamentos:

1) Qual opção do menu do carregador é a mais indicada, LiPo Charge ou LiPo Balance, para carregar a minha bateria?

2) Quais configurações devo inserir para a bateria [url]http://www.funnyrc.es/img/p/9-278-thickbox.jpg[/url], sem danifica-lá?

3) Além do carregador, vou precisar de um conector Deans para carregar a bateria certo?

Obrigado.
clovis campos
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Dom Mai 17, 2009 1:30 am
Localização: Recife -PE 40

Mensagem por clovis campos »

Coloque em lipo charge, 1.8A e 11.1V (3S)

Normalmente carrego minhas lipos assim, e ligo tambem o plug de balanceamento, pois ai posso ver qual a voltagem de cada célula.

Apops 3 ou 4 voos, coloque a bateria para balancear (bat nova)

Apos esse balanceamento, carregue sempre colocando o plug de balanceamento e acompanhe, se as células tiverem mais do que 0,1V de diferença, coloque uma noite para descarregar e depois coloque para balancear (normalmente demora pacas, tem que desativas o timer de 120 minutos)

Espero ter ajudado

Clovis
readytogo
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 10:03 pm
Localização: df

Mensagem por readytogo »

[quote:d03cf60ca9="clovis campos"]Coloque em lipo charge, 1.8A e 11.1V (3S)

Apos esse balanceamento, carregue sempre colocando o plug de balanceamento e acompanhe, se as células tiverem mais do que 0,1V de diferença, coloque uma noite para descarregar e depois coloque para balancear (normalmente demora pacas, tem que desativas o timer de 120 minutos)
[/quote:d03cf60ca9]

gostaria de fazer umas perguntas:

carregar a 1.8a é 2 vezes mais rapido que carregar a 0.9a, por exemplo? em termos praticos, vai determinar o tempo de carga?

as celulas da bateria terem diferenca de 0.1v é um problema? elas devem estar todas exatamente com a mesma carga? pq?

obrigado.
Um ótimo dia de vôos para todos.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

bom, na minha modesta opinião, sempre aconselho a carregar balanceando...eu pelo menos faço desta forma...tenho lipos (chinesas) com mais de 2 anos de uso, q estão ótimas.Diferênças de 0,1V são normais...muito dficilmente vc obterá cragas exatamente iguais..ainda mais de estiver usando lipos e/ou carregadores chineses...agora, se for tudo de primeira linha..pode ser possível.O q determina o tempo de recarga são na verdade mais de um fator...por exemplo...quantos "C" vc vai escolher...sendo mais claro...se uma bateria de 1000 mAh for carregada em 2A, em teoria vai levar sómente 30 min (embora vá sacrificar a pobre !!!)...além disso, tbm influencia o quanto vc "descarregou" sua bateria...se vc tem uma bateria de 4000 e voou ela perto de 50%, mesmo q vc recarregue ela a 0,7C, o tempo de recarga será infeiror a uma hora.Pra resumir, se vc recarrega uma bateria de 2200 a 2,2A, em teoria leva algo próximo a uma hora p terminar .

Marocco.
holston
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 12:57 pm
Localização: Blumenau-SC

Mensagem por holston »

Legal pessoal, obrigado pelas respostas.
Avatar do usuário
rogeriogubert
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
Localização: cascavel, paraná

Mensagem por rogeriogubert »

[quote:1d052d64e0="Eduardo Marocco"]bom, na minha modesta opinião, sempre aconselho a carregar balanceando...eu pelo menos faço desta forma...tenho lipos (chinesas) com mais de 2 anos de uso, q estão ótimas.Diferênças de 0,1V são normais...muito dficilmente vc obterá cragas exatamente iguais..ainda mais de estiver usando lipos e/ou carregadores chineses...agora, se for tudo de primeira linha..pode ser possível.O q determina o tempo de recarga são na verdade mais de um fator...por exemplo...quantos "C" vc vai escolher...sendo mais claro...se uma bateria de 1000 mAh for carregada em 2A, em teoria vai levar sómente 30 min (embora vá sacrificar a pobre !!!)...além disso, tbm influencia o quanto vc "descarregou" sua bateria...se vc tem uma bateria de 4000 e voou ela perto de 50%, mesmo q vc recarregue ela a 0,7C, o tempo de recarga será infeiror a uma hora.Pra resumir, se vc recarrega uma bateria de 2200 a 2,2A, em teoria leva algo próximo a uma hora p terminar .

Marocco.[/quote:1d052d64e0]

CONCORDO !

Na minha mais que humilde opinião. Carregue a bateria com corrente baixa. Quanto maior a corrente, mais rápido é a carga, mas será mais suscetível de nhacas.

Carregando a 0,7C é super seguro, não demora e fará com que sua bateria dure mais alguns anos.

O ACCUCEL 6 é inteligente... se você colocar para carregar a 1A ele irá começar a carregar a bateria a 1A, mas na medida em que a bateria carrega a corrente vai diminuindo gradativamente.

As minhas são de 2200mAh e carrego usando 1A. Bal
Avatar do usuário
joaomedina
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 5:12 pm
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Mensagem por joaomedina »

Dica:

SEMPRE use LiPo Balance!! Assim tu garante que as células estarão com a mesma voltagem.

Essas baterias podem ser carregadas a 1C (no teu caso: 1.8A) sem problemas, mas para garantir, se não estiver com pressa, carregue a 0.5C (0.9A)
readytogo
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 10:03 pm
Localização: df

Mensagem por readytogo »

ola,
este topico me interessa bastante.
qdo devo descarregar a bateria?
por que devo descarregar?
obrigado.
Avatar do usuário
rogeriogubert
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
Localização: cascavel, paraná

Mensagem por rogeriogubert »

BATERIAS LIPO não foram feitas para serem armazenadas a plena carga (4,2v por célula).

Quando não for usar as LIPOS é melhor guardá-las entre 3,7v e 3,9v.

Para isso use a opção STORAGE no ACUCCELL 6. Ou ainda função DISCHARGE.

Abraço
Avatar do usuário
Wesley CS
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb Jan 16, 2010 11:48 pm
Localização: Pindamonhangaba/SP

Mensagem por Wesley CS »

carrego minhas Lipos de 2200mah com 1500mah programados na função Lipo charger quando o aparelho termina coloco o plugue e ponho opção Lipo Balance ebalanceio as celulas, dando 4,20V em cada uma vez ou outra da 4,19V em alguma...

bom esta e forma que faço...
Responder