CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Mensagem por Dario »

Navegando por aí encontrei este cortador.
Chatinho de fazer mais acho que vale a pena...
Melhor que isto só CNC.

http://aeropic.free.fr/pages/modelisme/decoupe/decoupeenglish.htm
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Re: CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR!!!

Mensagem por harpia »

[quote:b51cc8ab4d="Dario"]Navegando por aí encontrei este cortador.
Chatinho de fazer mais acho que vale a pena...
Melhor que isto só CNC.

http://aeropic.free.fr/pages/modelisme/decoupe/decoupeenglish.htm[/quote:b51cc8ab4d]

Dos cortadores manuais esse é um dos melhores. Eu já fiz um igual. A vantagem está no ajuste daquela madeira que desce para puxar o cordão do arco. Basta correr o cordão de um dos lados na madeira que o corte vai ficando trapezoidal sem a necessidade de ter que ser feito por duas pessoas. Eu cortei muitas asas com esse cortador. Mas com toda certeza o CNC é muito superior e não tem nenhuma dificuldade de para se fazer.
Edson
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Concordo com tudo o que disse; Só me perdi um pouco no que vem à diante do muito superior, aí realmente veio um nevoeiro e não enxerguei mais nadinha.
Aqui na minha tribo as coisas ainda são mecânicas. :roll: :roll: :roll: :lol:
Abs
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:228f8f3a7f="Dario"]Concordo com tudo o que disse; Só me perdi um pouco no que vem à diante do muito superior, aí realmente veio um nevoeiro e não enxerguei mais nadinha.
Aqui na minha tribo as coisas ainda são mecânicas. :roll: :roll: :roll: :lol:
Abs[/quote:228f8f3a7f]
Superior no aspecto da precisão dos cortes, não ter que fazer os gabaritos, poder mudar a espessura do perfil como desejar, escolher a espessura do revestimento, etc.
Simples porque você mesmo pode fazer uma máquina mesmo sem conhecer muito de eletrônica. Se você é capaz de fazer uma máquina mecânica como a que você se referiu é só fazer a eletrônica. Tem tudo gratis na internet e além do mais estamos aqui para ajudar no que for preciso.
Acho está na hora de escrever algo a respeito aqui no fórum. Vou ver se escrevo algo sobre o assunto.
Para você ter uma idéia, eu já recebi mais de 50 e-mails de pessoas diferentes perguntando sobre um artigo que escrevi no site http://www.aeronline.com.br/artigo/cnc.htm
http://www.aeronline.com.br/artigo/cnc02.htm
Na verdade atualmente existem mais facilidades, quando fiz a minha máquina não existia informação aqui no Brasil e quem tinha não disponibilizava, foi essa a razão que me motivou a escrever os artigos.
Edson
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Harpia, interessante a materia que voce postou.

Interessante tambem o site www.cenece.com, que voce mostra no seu artigo.

Vi na relacao de pecas, muita coisa. Para eu montar um equipamento de cnc simples, quanto gastaria no total ?

...detalhe, nao conheco eletronica, e teria que comprar o circuito ja montado.

as lombrigas ficaram agitadas... :roll:

inté!
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:9f897f953e="srpab"]Harpia, interessante a materia que voce postou.

Interessante tambem o site www.cenece.com, que voce mostra no seu artigo.

Vi na relacao de pecas, muita coisa. Para eu montar um equipamento de cnc simples, quanto gastaria no total ?

...detalhe, nao conheco eletronica, e teria que comprar o circuito ja montado.

as lombrigas ficaram agitadas... :roll:

inté![/quote:9f897f953e]
Quando o artigo foi escrito não tinha tantas facilidades como hoje.
Eu não sei ao certo o custo, mas posso ver depois e postar com detalhes e onde comprar todas as peças. Não sai por mais de R$ 500,00.
Por exemplo, hoje se utiliza trilhos de gavetas do tipo telescópico em vez de eixos e buchas de latão. Se você percebeu, teve um cara que fez a máquina usando madeira do tipo MDF.
A minha primeira máquina foi feita com como está nas fotos, mas hoje tenho uma feita com perfil retangular de alumínio e fuso de 8mm para fazer deslocar os carros verticais e horizontais.
Os motores de passo eu consegui de impressoras antigas do tipo matricial.
Os componentes eletrônicos são de fácil aquisição.
Vou ver se escrevo alguma coisa depois, agora infelizmente estou sem tempo...
Edson
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

ok Harpia, quando puder, nos de mais informacao, serão bem vindas.

500,00 é um custo bem baixo, se considerado que uma maquina dessas nao sai por menos de 3.000,00

http://www.iorobotics.com/cortadora.html

da ate para se dar de presente... :roll:

porque no arco de fio quente, nao consigo cortar asas perfeitas.

uma tecnica que vou tentar, é usar as formas de perfil como no arco quente, porem, uma lixa numa barra de aluminio, lixando conforme o molde e nao cortando, para ver se consigo.

:wink:
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Harpia,
Não coloquei em dúvida a superioridade da CNC e sim o meu nulo conhecimento em eletrônica, comecei a ler o papo de vcs sobre a CNC em um tópico, e me senti em outro planeta :roll:
De toda forma muito obrigado por toda a sua ajuda e informações; Confesso que após sua força, até fiquei meio balançado a tentar fazer a CNC ao invés da manual, mas me sinto como se estivesse prestes a construir uma nave espacial sendo que o máximo que sei é fazer uma boa solda.
Muito obrigado e um grande abraço.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:79a8b08a7c="Dario"]Harpia,
Não coloquei em dúvida a superioridade da CNC e sim o meu nulo conhecimento em eletrônica, comecei a ler o papo de vcs sobre a CNC em um tópico, e me senti em outro planeta :roll:
De toda forma muito obrigado por toda a sua ajuda e informações; Confesso que após sua força, até fiquei meio balançado a tentar fazer a CNC ao invés da manual, mas me sinto como se estivesse prestes a construir uma nave espacial sendo que o máximo que sei é fazer uma boa solda.
Muito obrigado e um grande abraço.[/quote:79a8b08a7c]

Eu entendi perfeitamente sua mensagem :lol:
Se você sabe soldar, já está começando bem, o resto é simples, soldar os componentes é facil também pois existem fotos que ajudam a entender melhor.
Já perdi a conta das asas que já fiz com o CNC.
Edson
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mnluz »

Ola Edson,

Estou animado a realizar este projeto em 2006, comecei a voar colina este ao e estou me divertindo muito.
Se vc puder ajudar os amigos menos habilidosos como eu seria um grande empurrao !!! Um passo a passo e dicas do que comprar e onde comprar ate chegar ao resultado final.
Se tudo der certo (materiais, preços) e eu for a cobaia, posso colocar as fotos aqui.

[ ]'s
Marlon
Responder