CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

[quote:ae580a103a="srpab"]
uma tecnica que vou tentar, é usar as formas de perfil como no arco quente, porem, uma lixa numa barra de aluminio, lixando conforme o molde e nao cortando, para ver se consigo.
:wink:[/quote:ae580a103a]


Srpab,
Sem querer te desmotivar, e já desmotivando a técnica que vc pretende usar me parece uma ...
ééééé, como posso dizer, humm.... Deixe-me tentar encontrar uma palavra menos hostil, Hummm... :roll:
Umma má idéia...
Vc vai perder tempo e sujar toda a sua garagem, insista no fio quente, também comecei a cortar asas há pouco tempo, estava uma mérda, mas as últimas que cortei já saíram bem boas, o que fiz para melhorar:
Primeiro: Fio bem mais frio, o suficiente para deslizar bem devagar sobre o isopor.
Segundo: gabarito de alumínio, calmamente cortado com a tesoura, e colado com fita dupla-face.
Terceiro: sintonizar perfeitamente o tempo de corte com o seu compadre, cantando os números em voz alta.

Para ficar ainda melhor faça este cortador mecânico, ou melhor, ainda se vc for meio chegado em engenharia espacial faça o CNC, ou se tiver sem tempo com grana sobrando compre uma CNC.

Mas em fim, desculpe-me a sinceridade, mas só quero que vc consiga cortar suas asas, e me parece que o correto é tentar manter-se entre um Árabe do deserto (eu) e os engenheiros espaciais (Harpia, Alexmag e CIA) querer usar tecnologia inferior a do Árabe... ai eu vou ficar bravo, meu trono ninguém tira :evil:

Boa sorte :lol:
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:41dbaf6959="mnluz"]Ola Edson,

Estou animado a realizar este projeto em 2006, comecei a voar colina este ao e estou me divertindo muito.
Se vc puder ajudar os amigos menos habilidosos como eu seria um grande empurrao !!! Um passo a passo e dicas do que comprar e onde comprar ate chegar ao resultado final.
Se tudo der certo (materiais, preços) e eu for a cobaia, posso colocar as fotos aqui.

[ ]'s
Marlon[/quote:41dbaf6959]
Oi Marlon.
Eu vou ter que viajar e só volto no dia 2 de jan 2006, mas vou tirar um tempinho lá para escrever o básico sobre o Cenecé.
Não tem nada de complicado, são peças simples de se fazer. Usamos materiais encontrados facilmente. Penso que qualquer aeromodelista com poucos conhecimentos sobre eletrônica é capaz de fazer.
Se várias pessoas se propuserem a fazer o projeto, fica mais fácil acharmos as soluções. Como exemplo, posso citar o tópico sobre a construção do Doppelraab. O nosso amigo Tera sugeriu e um grupo se empenhou em iniciar o projeto. O resultado foi que conseguimos cortar as peças do planador a laser e vamos fazer uns cinco planadores ao mesmo tempo.
Poderemos fazer o mesmo com o Cenecé, quem quizer é só acompanhar e participar. Juntos vamos tirar as dúvidas e construir cada um sua máquina.
Edson
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:52d2348fdf="Dario"][quote:52d2348fdf="srpab"]
uma tecnica que vou tentar, é usar as formas de perfil como no arco quente, porem, uma lixa numa barra de aluminio, lixando conforme o molde e nao cortando, para ver se consigo.
:wink:[/quote:52d2348fdf]


Srpab,
Sem querer te desmotivar, e já desmotivando a técnica que vc pretende usar me parece uma ...
ééééé, como posso dizer, humm.... Deixe-me tentar encontrar uma palavra menos hostil, Hummm... :roll:
Umma má idéia...
Vc vai perder tempo e sujar toda a sua garagem, insista no fio quente, também comecei a cortar asas há pouco tempo, estava uma mérda, mas as últimas que cortei já saíram bem boas, o que fiz para melhorar:
Primeiro: Fio bem mais frio, o suficiente para deslizar bem devagar sobre o isopor.
Segundo: gabarito de alumínio, calmamente cortado com a tesoura, e colado com fita dupla-face.
Terceiro: sintonizar perfeitamente o tempo de corte com o seu compadre, cantando os números em voz alta.

Para ficar ainda melhor faça este cortador mecânico, ou melhor, ainda se vc for meio chegado em engenharia espacial faça o CNC, ou se tiver sem tempo com grana sobrando compre uma CNC.

Mas em fim, desculpe-me a sinceridade, mas só quero que vc consiga cortar suas asas, e me parece que o correto é tentar manter-se entre um Árabe do deserto (eu) e os engenheiros espaciais (Harpia, Alexmag e CIA) querer usar tecnologia inferior a do Árabe... ai eu vou ficar bravo, meu trono ninguém tira :evil:

Boa sorte :lol:[/quote:52d2348fdf]

A minha máquina manual não necessitava de duas pessoas para cortar. é só fazer como sugere o autor do projeto, usando a fórmula, assim é possível calcular uma asa trapezoidal e o avanço de cada lado do bloco de isopor com precisão. Também não usei o peso para puxar o arco.
Eu não usava o arco pendurado. Eu fiz uma haste que apoiava o arco na mesa com uma pequena roda. O arco deslizava sobre a mesa suavemente sem necessidade de duas pessoas para cortar.
Anexos
machinetrapeze.JPG
machinetrapeze.JPG (30.09 KiB) Exibido 95058 vezes
Edson
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Grande Edson,

Mais uma vez tirando generosas cartas da manga!
Eu fiquei "kikando" para participar da montagem do Doppelraab IV com vocês, mas fui obrigado a recuar por questões de bom censo e juízo: somente duas mãos, apenas uma cabeça e vários projetos na fila (risos);
Mas, se vc tocar o projeto do CNC eu estou dentro!

Para os colegas que estão pretendendo construir um cortador automático por gravidade, digo o seguinte: eu mesmo construi um com as plantas que encontrei em http://www.sea-gull.demon.co.uk/aero.htm , fácil de fazer, muito bem documentado e tem o programa FOAMCALC.exe que é uma mão na roda para ajustar as distâncias das polias em relação ao formato trapezoidal da asa e seu comprimento e etc. Na prática os cortes são perfeitos. Digo PERFEITOS mesmo. Inclusive aqueles perfis dificílimos de cortar no mano a mano. Estou trabalhando na construção do SuperGee II do Mark Drela e se não fosse o meu cortador automático não sei como iria conseguir cortar os perfis do projeto como o AG455ct e seus "irmãos". Quem quiser construir o dito e precisar de alguma ajuda, pergunte. Se quiserem posso colocar as fotos do meu cortador e algum painel de asa cortada com ele.

Matte
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Cap. Boeing, interessante essa sua narração, fica facil cortar asa com esse metodo mesmo ?

eu construi um cortador igualzinho indicado no e-voo, mas nao consigo cortar asas com um minimo de perfeicao, estrago placas e placas e nao fica bom, inesperiencia total, nunca vi ninguem cortando, apenas li, montei e tentei cortar.

entao desisti por hora, e sempre namorei o CNC...

mas confesso, que nao entendi muito bem o artigo e a ilustracao abaixo, gostaria de ver a foto do que voce montou e mais alguma dica para um leigo em cortes.

abraço!

[img:7209d5a144]http://www.sea-gull.demon.co.uk/Images/FoamCutterGeneral.jpg[/img:7209d5a144]
Combate: Bateu é ponto.
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mnluz »

[quote:77f5ca27f3="harpia"]Oi Marlon.
Eu vou ter que viajar e só volto no dia 2 de jan 2006, mas vou tirar um tempinho lá para escrever o básico sobre o Cenecé.
Poderemos fazer o mesmo com o Cenecé, quem quizer é só acompanhar e participar. Juntos vamos tirar as dúvidas e construir cada um sua máquina.[/quote:77f5ca27f3]

Ok, falamos de novo em janeiro... estarei de ferias e a semana do dia 2 pode ser uma boa para garimpar as peças.

[ ]'s
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Realmente muito bom!
Vi os cortes do Matte e me impressionou muito um painel cortado em styroplac, tirando os fiapos com lixa a mão livre parece que já está pronto para laminar, gostei mesmo.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

[quote:df0db43b23="srpab"]Cap. Boeing, interessante essa sua narração, fica facil cortar asa com esse metodo mesmo ? [/quote:df0db43b23]

SRPAB,

Fica fácil sim. Na verdade mamão com açucar. O que o Dário escreveu sobre o fio não muito quente é pura verdade. Já vi gente dizendo por ai que o fio tem que ficar "vermelho" de quente. Grande engano. O fio muito quente tende a marcar mais o isopor se você desacelerar a velocidade e fica uma titica na finalização do bordo de fuga da asa pois ele é muito fino, consequência: vai ficar todo irrugado e disforme. A tensão fica ajustada para 9,5 Volts (isso mesmo, só 9,5v!!) para isopor e 11,5v para stiroplac (poliestireno extrudado). Eu uso uma fonte digital para até 10 ampéres de corrente.

O Cortador automático por gravidade tem a grande vantagem de ter uma velocidade constante, fazendo com que o fio corte o isopor uniformemente.
A explicação do funcionamento é simples. Vou descrevê-la com linguagem fácil (depois o eashiuchi fará o descrição mais científica para os mais exigentes. ok, eashiuchi?) Vamos lá:
As duas polias horizontais possuem a função de tracionar os cabos (barbante) que se ligam ao fio de níquel-cromo do cortador. Devem estar paralelas e afastadas da peça a ser cortada de forma a não atrapalhar a curva que o cortador descreve em asas de formato trapezoidal. As outas duas polias verticais, que direcionam o cordão para baixo, possuem relação de distância entre elas e a distância entre o eixo que articula o braço (no meu caso feito de madeira). Essa relação será conseguida na fórmula a=(c/C)xA. A compreensão disso é feita pelo desenho:
[img:df0db43b23]http://aeropic.free.fr/pages/modelisme/decoupe/equation.GIF[/img:df0db43b23]

Vejam que 'C' e 'c' são a raiz e a ponta da asa respectivamente e 'a' e 'A' são as distâncias entre o eixo do braço articulado e as polias verticais. Em resumo é isso: os cabos descem e são presos em pontos diferente do braço articulado, onde cada ponto deste possuem velocidades diferentes que tracionarão cada lado do cortador com velocidades proporcionais com a distancia de cada ponta de asa, de forma que comecem a cortar juntos e também terminem juntos.
O software FOAMCALC que descrevi acima calcula tudo isso num piscar de olhos. Facilitando os ajustes quando você for mudar o modêlo de asa.

Matte
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
uere2002
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Nov 22, 2005 12:31 pm

Mensagem por uere2002 »

Já postei as fotos do meu cortador no outro topico mais como o assunto rendeu aqui tb vou postar aqui pra ver se incentiva o pessoal a construir

[img:75462c4228]http://igalbum.ig.com.br/photos/00/08/09/80919_PREVIEW_EA8DC9E609.JPG[/img:75462c4228]
[img:75462c4228]http://igalbum.ig.com.br/photos/00/08/09/80920_PREVIEW_78C2ADBE3A.JPG[/img:75462c4228]
[img:75462c4228]http://igalbum.ig.com.br/photos/00/08/09/80921_PREVIEW_E4E6CD0D1D.JPG[/img:75462c4228]
[img:75462c4228]http://igalbum.ig.com.br/photos/00/08/09/80918_PREVIEW_A488C60C39.jpg[/img:75462c4228]
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Ficam agora as imagens.
Gostaria de dizer que as peças que seguram as polias eu fiz inicialmente de madeira. Como elas possuem um pequeno parafuso em baixo para fixar no perfil de aluminio, através de um corte em sua extremidade, fica fácil perceber que ela irá rachar no primeiro aperto exagerado que se fizer neste parafuso. Para resolver isso eu colei nas laterais um pedaço de placa de circuito impresso (que você acha em qualquer loja de materiais para eletrônica) para fortalecê-la. Eu aconselho a quêm for fazer, em contruir de alumínio ou metal para ficar resistente, ou fazer como eu fiz.
As polias (ou roudanas) eu mandei fazer em uma torneadora perto de casa. Ficou muito barato.
Anexos
Base da polia
Base da polia
Imagem 152.jpg (29.16 KiB) Exibido 95057 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Responder