Construção do T-27 Tucano EDA elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Parabéns pelo trabalho inspirador

Mensagem por Elder »

[quote:5ce8cc59cd="misguidedghost"]Saratiel,

Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho tão bem feito e inspirador. Há tempos procurava uma planta do T-27 bem feita e em uma escala perfeita como esta sua.

Logo que vi seu vídeo no YouTube me apaixonei pelo voo do modelo. Perfeito!

Já imprimi a minha planta, nas dimensões indicadas pelo outro amigo (5.620 x 3.106) aqui neste tópico e ficou perfeita, na escala correta.

Vou seguir sua construção passo-a-passo. Não vejo a hora de vê-lo pronto, voando (menino do buchão - risos).

Muito obrigado.

Um abraço,[/quote:5ce8cc59cd]

Realmente, nao podemos disperdiçar uma planta tao boa! Minha fuselagem já esta 90% pronta (Contando com os estabilizadores). Como estou fazendo com calma, pretendo finalizar em mais ou menos 1 mes. Hoje chegou o Dark Blue(HK) da entelagem, nao era o que eu esperava mas vai ficar bonito. Em breve postarei fotos.

Saratiel, se vc me permite, farei algumas pequenas modificaçoes na planta, faltam alguns detalhes como as entradas de 1cm na longarina da fuselagem para o encaixe perfeito das cavernas e algumas outras besterinhas que podem facilmente ser deduzidas.

Abs
Avatar do usuário
misguidedghost
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 4:33 pm

Início da construção

Mensagem por misguidedghost »

[quote:e3c02e1ffa="saratiel hirle"]bacana! não deixe de fazer um post.
vc já tem experiência em construção em balsa?[/quote:e3c02e1ffa]

Então tem um pouco sim, acredito que seja suficiente (risos). Hoje vou sair para comprar as balsas que estão faltando para dar início a construção.

O que eu gostaria de saber de você Saratiel, é se haveria interesse de sua parte em me vender um Canopy e um Cow, tendo em vista que vc já tem os moldes finalizados e a máquina pronta (vacuum form). Além da praticidade de não ter que fazer os moldes, claro, esta, para mim, será a maior dificuldade por falta de espaço já que moro em apartamento e minha esposa já está para me colocar pra fora de casa com meus aviões (mal de aeromodelista né?).

Caso haja interesse me fale que acertamos tudo, ok.

Um grande abraço,
Misguided Ghost
------------------
Brasília - DF
Avatar do usuário
misguidedghost
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 4:33 pm

Re: Parabéns pelo trabalho inspirador

Mensagem por misguidedghost »

[quote:dcee9a4b91="Elder"][quote:dcee9a4b91="misguidedghost"]Saratiel,

Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho tão bem feito e inspirador. Há tempos procurava uma planta do T-27 bem feita e em uma escala perfeita como esta sua.

Logo que vi seu vídeo no YouTube me apaixonei pelo voo do modelo. Perfeito!

Já imprimi a minha planta, nas dimensões indicadas pelo outro amigo (5.620 x 3.106) aqui neste tópico e ficou perfeita, na escala correta.

Vou seguir sua construção passo-a-passo. Não vejo a hora de vê-lo pronto, voando (menino do buchão - risos).

Muito obrigado.

Um abraço,[/quote:dcee9a4b91]

Realmente, nao podemos disperdiçar uma planta tao boa! Minha fuselagem já esta 90% pronta (Contando com os estabilizadores). Como estou fazendo com calma, pretendo finalizar em mais ou menos 1 mes. Hoje chegou o Dark Blue(HK) da entelagem, nao era o que eu esperava mas vai ficar bonito. Em breve postarei fotos.

Saratiel, se vc me permite, farei algumas pequenas modificaçoes na planta, faltam alguns detalhes como as entradas de 1cm na longarina da fuselagem para o encaixe perfeito das cavernas e algumas outras besterinhas que podem facilmente ser deduzidas.

Abs[/quote:dcee9a4b91]

Elder,

Poderia postar aqui quais são estas "besteirinhas" para que possamos prevê-las e também formar um log de construção cada vez mais detalhado?

Outra: você poderia postar as fotos da sua construção aqui também né. risos. Vamos compartilhar isso ai cara. hehehe

Um abraço,
Misguided Ghost
------------------
Brasília - DF
Avatar do usuário
misguidedghost
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 4:33 pm

Logarinas em Lite Ply

Mensagem por misguidedghost »

Saratiel e Elder,

O que me dizem de usarmos Lite Ply, aquele compensado resistente e leve, próprio para a construção de aeros, nas longarinas da asa e fuselagem? Será que altera muito o peso final?

Me preocupo um pouco com a questão da resistência pois gosto de fazer umas manobras escala com o Tucano.

Um abraço,
Misguided Ghost
------------------
Brasília - DF
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

[quote:1fd8d8f541="misguidedghost"]Saratiel e Elder,

O que me dizem de usarmos Lite Ply, aquele compensado resistente e leve, próprio para a construção de aeros, nas longarinas da asa e fuselagem? Será que altera muito o peso final?

Me preocupo um pouco com a questão da resistência pois gosto de fazer umas manobras escala com o Tucano.

Um abraço,[/quote:1fd8d8f541]

Acho que nao tem necessidade, de balsa ele ficou bem rígido, se fosse Glow ai sim. Diferente do Saratiel, o meu está TOTALMENTE com balsa de 3mm. Para nao ficarem muito finos, chapiei os estabilizadores com balsa de 1mm dos dois lados.
As besterinhas que faltam sao basicamente encaixes, que faz com que a caverna, por exemplo, desca um pouco mais e se acomode no lugar. Vc vai se deparar com isso e vai se dar conta. De qualquer forma depois eu vou enumerar todas elas no meu topico.

Depois vou abrir um tópico pro meu, mas ta ai algumas fotos de como está no momento: Observe que eu fiz algumas modificaçoes já que o meu nao recebe trens de pouso retráteis. Estou usando 5 canais, Aceleraçao, Leme, Profundor, Ailerons e Flaps. Tudo servos 9G (HXT 900), Motor TR 3542D, ESC TG PLUSH 40A ou SS 50A, receptor AR500 (Sim, penso em trocar), e um BEC TR de 8A para tanto servo.


[URL=http://img844.imageshack.us/i/dsc01956.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img844.imageshack.us/img844/8392/dsc01956.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

[URL=http://img30.imageshack.us/i/dsc01957db.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img30.imageshack.us/img30/2120/dsc01957db.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

Cabo Y ligando Leme e triquilha
[URL=http://img267.imageshack.us/i/dsc01958z.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img267.imageshack.us/img267/2355/dsc01958z.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

Spinner de 2" ou 5cm. Ainda vou pintar de azul na mesma cor da entelagem.
[URL=http://img148.imageshack.us/i/dsc01959c.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img148.imageshack.us/img148/1778/dsc01959c.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

Observe que nao há espaço para que entre a roda dianteira.
[URL=http://img686.imageshack.us/i/dsc01960p.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img686.imageshack.us/img686/7598/dsc01960p.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Minhas varetas sao de 05 x 05 mm
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Re: Parabéns pelo trabalho inspirador

Mensagem por saratiel hirle »

[quote="Elder"][quote:35dc5cc54a="misguidedghost"]Saratiel,


Saratiel, se vc me permite, farei algumas pequenas modificaçoes na planta, faltam alguns detalhes como as entradas de 1cm na longarina da fuselagem para o encaixe perfeito das cavernas e algumas outras besterinhas que podem facilmente ser deduzidas.

Abs[/quote:35dc5cc54a]

Elder, fique a vontade...
esta planta nada mais é que um "caminho das pedras". Para bom entendedor, meia palavra basta, traduzindo para o "aeromodelês" para bom construtor, uma 3 vistas basta...rsrs. Esta planta, por ser minha primeira, deixou muita coisa a gosto do freguês, até mesmo pq não tinha tanto tempo disponível nem experiência para deixá-la mais detalhada.
Mas a cada planta q fizer, será mais detalhada que a última....
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Re: Início da construção

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:27543cf9a5="misguidedghost"][quote:27543cf9a5="saratiel hirle"]bacana! não deixe de fazer um post.
vc já tem experiência em construção em balsa?[/quote:27543cf9a5]

O que eu gostaria de saber de você Saratiel, é se haveria interesse de sua parte em me vender um Canopy e um Cow, tendo em vista que vc já tem os moldes finalizados e a máquina pronta (vacuum form). Além da praticidade de não ter que fazer os moldes, claro, esta, para mim, será a maior dificuldade por falta de espaço já que moro em apartamento e minha esposa já está para me colocar pra fora de casa com meus aviões (mal de aeromodelista né?).

Um grande abraço,[/quote:27543cf9a5]

Infelizmente não será possível te prestar este apoio. Meus moldes forma inutilizados por tê-los guardado de forma inadequada. Eles inchara, mofaram, racharam.... tudo aram de ruim q vc possa imaginar.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Re: Logarinas em Lite Ply

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:65bf3003d2="misguidedghost"]Saratiel e Elder,

O que me dizem de usarmos Lite Ply, aquele compensado resistente e leve, próprio para a construção de aeros, nas longarinas da asa e fuselagem? Será que altera muito o peso final?

Me preocupo um pouco com a questão da resistência pois gosto de fazer umas manobras escala com o Tucano.

Um abraço,[/quote:65bf3003d2]

Não se preocupe com a resistência do tucano construído todo em balsa. A menos q ele caia de nariz no chão, dificilmente terá problemas estruturais em uso normal.

Meu tucano já sofreu vários incidentes de pouso e o bicho está firme e forte até hj, já até fez pouso/lenha tipo "estrela" e nada sofreu, aquele em que bate a asa no chão e sai girando.
Aquele vídeo q postei é da versão 1.0, agora o tucano se encontra na versão "10.alguma coisa" e aguenta muito bem tudas estripulias que eu faço.
Hoje ele está com uma bateria 4s 2200mah, um motor de 550W e 1400g. Está um foguete, mas vejo que seu peso está no limite para o voo deixar de ser agradável e passar para um "100% escala". Portanto não te aconselho vc a inserir nada que vá agregar mais peso do que os 1200g do projeto original, peso que persebi ser o ideal para este modelo
Avatar do usuário
misguidedghost
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 4:33 pm

Mensagem por misguidedghost »

[quote:9c6b88951b="Elder"]Minhas varetas sao de 05 x 05 mm[/quote:9c6b88951b]

Então Elder ontem acabei de varetar toda a fuselagem com varetas de 3mm e me arrependi. Achei que ficou muito frágil. Principalmente pa parte de trás. Estou com medo de dar flutter em voo.

Outra, estou tendo uma dificuldade enorme de alinhar o leme, deixá-lo reto.

Estou pensando em desmontar uma parte e substituir algumas varetas de 3 por varetade 4 ou 5mm como você fez.

O que você acha?

Veja as fotos.

Um abraço,
Anexos
tocano1.jpg
tocano1.jpg (32.09 KiB) Exibido 22376 vezes
tucano2.jpg
tucano2.jpg (34.12 KiB) Exibido 22376 vezes
tocano3.jpg
tocano3.jpg (30.82 KiB) Exibido 22376 vezes
Misguided Ghost
------------------
Brasília - DF
Responder