CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

uere2002,

Obrigado pelas informações. Parece que o pessoal irá montar um tópico para montagem passo a passo de um sitema CNC, como você deve ter visto. Não deixe de participar e dar usa contribuição.

Um grande abraço
(Feliz ano novo!)

*******************
Dark,
Vamos lá: Como você viu o meu cortador não é pendurado, ele possui apenas uma rodinha no centro e é tracionado (puxado) por dois cordões que percorrem polias e são presos no braço articulado que leva o peso (eu uso 500 gramas +/-) na ponta opostas do eixo dele (veja que o eixo eu prendi na própria bancada). Eu não coloquei um peso maior pois já achei o braço articulado pesado e também fiquei receioso de colocar peso demais e forçar o fio de níquel-cromo. Penso eu que estes valores não são exatos. eles depende as vezes do tipo de material que se está usando e etc. É lógoco que quando você monta o cortador apanha bastante! comigo foi assim! Será muito difícil acertar na primeira vez. Agente faz muitos testes, perde placas de isopor até ficar tudo ajustado. Mas um conselho eu dou a você e a quêm for: FAÇA UM GABARITO DE PAPEL CARTÃO (OU SIMILAR) NO MESMO FORMATO DA ASA. USE ELE PARA OBSERVAR SE O FIO COMEÇA E TERMINA JUNTO O DESENHO ANTES DE IR DIRETO PARA O ISOPOR OU STIROPLAC. ASSIM VOCê ECONOMISA TEMPO $$$$$$$;

As polias são aparafusadas diretamente no bloquinho de madeira que aparece nas fotos. Eu prendo o bloquinho de madeira (que leva a polia) com morsas em um pedaço maior de madeira para ficar bem preso e não se mexer quando furo. Eu uso uma furadeira de bancada para o furo. Mas eu te aconselho a ir em um torneiro mecânico mais próximo e fazer um orçamento das 4 polias e dos quatro bloquinhos. Eles podem ser feitos de nylon ou de alumínio (polias e bloquinho). É só levar a planta impressa (o formato das plantas é A4) e entregar para o torneiro e pedir que já venha tudo pronto, com parafusos e tudo mais. Não deve ficar caro! (e paguei R$ 30,00 pelas polias aqui em Brasília, mas sem parafusos).

Quanto a fórmula, eu já a descrevi antes. Mas veja:
a= distância do eixo (do braço articulado) até a primeira polia vertical;
A= distância do eixo até a segunda polia vertical (em 'A' você define o valor, eu coloquei uns 125 cm);
c= monor corda da asa;
C= maior corda da asa;

Na relação que você escreveu: a/A=c/C acontece que 'A' esta dividindo e passa para o segundo menbro da equação multiplicando (matemática de segundo grau), ficando a=(c/C)xA; é fácil observar que 'a' e o valor mais importante a ser encontrado pois ele define a posição da primeira polia (apartir do eixo do braço) de acordo com as características das cordas informadas.
Estude a planta com cuidado e se ficar muito defícil peça ajuda a alguêm mais experiente ou leve diretamente a um torneiro mecânico. O mais complicado é fazer as polias de acordo com o projeto, o resto é moleza.

Lembrem-se que depois de tudo pronto será necessário acrescentar peso a peça de isopor a ser cortada. Eu coloco um pedaço de compensado por cima e um pote de uns 4 ou 5 quilos por cima. Isso ajuda a manter tudo firme e evitar que o corte saia desnivelado ou o fio faça andar a peça de isopor, condenando tudo.
(Feliz ano novo!)
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

....socorro...
passei meia hora lendo o link do 1º site e não entendi nada!!!
alguem por favor poderia desenha o esquema para mim??
e ja tenho a mesa e as polias!!

e preciso saber as medidas!

meu arco tem 60cm
eu quero saber aonde fixa a "regua" a da ponta da regua tem quantos centimertos até a 1ª polia....e a 2ª e a 3ª e a 4ª....
até agora não entendi... :shock: :evil: :cry: :cry:

eu tenho uma mesa já..so falta saber as medidas!!!
ou uma planta em jpeg!
uhm...
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

[quote:34111fe9fb="dark"]
eu quero saber aonde fixa a "regua"[/quote:34111fe9fb]
Isso não é importante, pode ser qualquer lugar a esquerda do arco, o importante são as proporções entre as distâncias das polias que serão também as medidas onde serão presas as cordas na régua móvel.
As posições das polias são as distâncias das mesmas ao parafuso de articulação da régua.

[quote:34111fe9fb="dark"]a da ponta da regua tem quantos centimertos até a 1ª polia....[/quote:34111fe9fb]
Isso é arbitrário, você pode escolher um lugar, mas a partir dessa posição é que você vai calcular a posição da outra polia, claro que se a posição da segunda ficar fora da régua você vai ter que recuar a primeira.



[quote:34111fe9fb="dark"]e a 2ª e a 3ª e a 4ª....
até agora não entendi... :shock: :evil: :cry: :cry:[/quote:34111fe9fb]

As polias que ficam na frente do arco serão distântes entre si da largura do arco, ou seja, no seu caso 60cm. A posição destas também não importa muito, basta ter corda suficiente para montar onde você quiser.

[quote:34111fe9fb="dark"]eu tenho uma mesa já..so falta saber as medidas!!!
ou uma planta em jpeg![/quote:34111fe9fb]

Espero ter sido suficientemente claro, sei que é difícil entender só pela descrição, é que o projeto proporciona muita liberdade devido a sua simplicidade, é possível fazer uma infinidade de plantas para ele para várias asas diferentes.
A posição de fixação das cordas e das polias móveis depende da asa que estiver cortando, é possivel fazer uns cálculos fictícios como exemplo se você precisar.
Este projeto corta asas trapezoidais e retangulares também, para estas últimas você vai passar as duas cordas na mesma polia e prender no mesmo ponto da régua, ah sim, em qualquer lugar.
Depois de montado é mais fácil entender...
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

pessoal...me desculpem pela igonarancia...
eu vou enviar um desenho da onde eu preciso a medida...é a ultima coisa q preciso!
depois desse post não vou mas enxer o saco :oops: :P :lol:
Anexos
postem as medias aonde ta " ?"
<br />ok.?
postem as medias aonde ta " ?"
ok.?
machinetrapeze.JPG (32.19 KiB) Exibido 26134 vezes
uhm...
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

[quote:d1616ba1f6="dark"]pessoal...me desculpem pela igonarancia...
eu vou enviar um desenho da onde eu preciso a medida...é a ultima coisa q preciso!
depois desse post não vou mas enxer o saco :oops: :P :lol:[/quote:d1616ba1f6]

Dark,

A minha preocupação não é "encheção" como dizem, mas sim que você e outros compreendam o funcionamento do sistema. Só espero que você leia tudo com cuidado com a preocupação de quem procura detalhes do mapa da mina.

Vai ficar fácil para você depois que eu te explicar como funciona o programa FoamCalc do Neil Gillies. [b:d1616ba1f6]Vai ser o programa quem vai dizer a você todas as distâncias que está precisando[/b:d1616ba1f6]. Veja na imagem da tela principal do programa os seguintes dados:

[b:d1616ba1f6]Chord [/b:d1616ba1f6]= São as cordas da asa (veja que ela é trapezoidal); neste exemplo, a primeira tem 114 mm e outra corda (raiz) tem 270 mm. Esses valores você informa ao programa de acordo com as características de sua asa;

[b:d1616ba1f6]Core Span [/b:d1616ba1f6]= comprimento do painel de asa (de uma corda a outra) que neste caso ficou 600 mm (60 cm);

[b:d1616ba1f6]Attach points [/b:d1616ba1f6]= Aqui está parte do segredo. Esse valor indica a distância entre as polias horizontais (que levam os dois barbantes até o fio quente. Este valor deve ser sempre maior que o "Core span" por que o arco faz uma curva quando cortando devido a diferença de velociadade entre os barbantes.

Fiz também, um desenho esquemático como se você estivesse vendo a sua mesa por cima dela; nele coloquei todas as informações que aparecem no FoamCalc e outras necessária para a compreensão do sistema. Espero que isso lhe ajude.

Note que depois que a gente clica no botão "[b:d1616ba1f6]Calculate[/b:d1616ba1f6]" ele informa que a primeira polia vertical (a que desce o primeiro barbante da esquerda p/ direita para o braço articulado, que no desenho chamarei de polia "x") deverá ter 29,7% da distância da segunda polia vertical (que chamarei de polia "y") que é de 1250 mm (125 cm). Fazendo um pequena regra de 3, temos que 29,7% de 125cm é 37,1 cm. Este é o valor de "a" que procurávamos. Seria só ajustar as polias com estes valores e pronto! Capite?

Vou tentar colocar tudo zipado num pacote só, plantas, programa e desenhos.


Boa sorte.
Anexos
imagem.JPG
imagem.JPG (28.97 KiB) Exibido 26135 vezes
Vista de cima.JPG
Vista de cima.JPG (26.14 KiB) Exibido 26138 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Desculpe-me mas não cabe tudo no arquivo zipado, ficou muito grande.
Dark, você conseguiu baixar as plantas?
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

salvei o esquema q vc fez...vou fazer minha mesa naquele esquema...o programa eu ja tenho...e sei aonde fazer o dowload do mesmo...
o seguinte...numa asa retangular eu uso o porgrama para saber aonde vai o peso?
uhm...
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

[quote:93740ef739="dark"]o seguinte...numa asa retangular eu uso o porgrama para saber aonde vai o peso?[/quote:93740ef739]

Você até pode usar o programa para ajustar a máquina para cortar uma asa retangular, basta para isso informar o valor igual para as duas cordas. A questão é que não é o peso que muda de lugar. Ele é fixo. São as polias que mudam de lugar (só as que precisam mudar). Lembre-se que elas possuem um parafuso tipo Allen embaixo da sua base justamente para isso. Você afrouxa este parafuso e desliza ala sobre o prefilado de alumínio até a posição apropriada.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Vou colocar os desenhos mais importantes
Anexos
FC8.jpg
FC8.jpg (37.42 KiB) Exibido 26162 vezes
FC7.jpg
FC7.jpg (37.13 KiB) Exibido 26162 vezes
FC5.jpg
FC5.jpg (37.85 KiB) Exibido 26162 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

E mais...
Anexos
FC5.jpg
FC5.jpg (37.85 KiB) Exibido 26162 vezes
FC3.jpg
FC3.jpg (36.71 KiB) Exibido 26162 vezes
FC2.jpg
FC2.jpg (37.98 KiB) Exibido 26162 vezes
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Responder