LiPo - Protection mode

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
samircury
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 11:33 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

LiPo - Protection mode

Mensagem por samircury »

Ola pessoal,

Comprei um carregador (meu primeiro) ha pouco tempo, que carrega 2S e 3S (somente LiPo). daqueles bem baratinhos que tem o LED de power (vermelho) e de status (verde), parece aqueles da Turnigy.

tenho 3 Packs, um de 2S 740 mAh que uso pra robotica e 2 X 3S 1 Ah e 1.8 Ah, sendo que destes cheguei a carregar com sucesso o de 740 mAh e o de 1 Ah.

Depois de utilizar completamente o de 1 Ah (ate 11.1 V) fui carregar ele, como tinha feito antes. Mas desta vez o carregador piscou o led vermelho somente, indicando "Protection mode" segundo o manual.

E importante dizer que estou alimentando o carregador que suporta de 11,5 a 13 V com a fonte ATX do computador, que da 12V certinho regulado.

Nao entendi o porque disto. O que o carregador estaria protegendo?

A outra bateria de 1800 mAh e 3S estava em 11.45 V e acusou o mesmo problema.

Seria algum problema do carregador, ou das baterias? Ou eu deveria fornecer mais tensao para o carregador?

Sei que para carga de baterias normalmente se fornece uma tensao maior do que a nominal delas, se a bateria vai ate 12,6 V geralmente se fornece para o CKT de carga 14, 15 V

Pode ser por isto? pela tensao nominal de carga da 3S ser 12.6 e eu estar fornecendo 12V? pro outro lado, esta na especificacao do carregador.

Valeu!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Veja se a tensão nas 3 celulas é a mesma, utilize um multimetro para isso. O pack pode estar desbalanceado. No conector do cabo balanceador , cada par de fios representa uma celula. Por exemplo: 1-2; 2-3; 3-4 para baterias 3S.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

uma coisa que eu sempre confiro nos meus carregadores é a voltagem da bateria. Eu já tive 3 destes baratinhos: um deles funcionava beleza (4.2V/célula) mas 2 dois deles deixavam a bateria com mais do que isso (4.25V/célula), o que é risco de fogo na certa.

Talvez uma das células esteja excedendo isso., meça cada uma individualmente, quem sabe é isso
samircury
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 11:33 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por samircury »

então pessoal, uma delas eu tinha voado no domingo para descarregar até algo próximo de 11.1V e esta estaca com 3.72 por célula, uma só estava com 3.71, mas a diferença é muito pouca.

Já a outra bateria estava com 3.85 por célula, e também apresentando o mesmo problema. Não parecem estar desbalanceadas e ah, conferi aqui está escrito que é um carregador e balanceador (se está fazendo isto mesmo são outros 500), mas era pra estar.

Alguma idéia? Já até pensei em comprar outro carregador, mas vai que é um problema conhecido.

Valeu!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

E a fonte do PC? Foi modificada? Você fez alguma adaptação para utiliza-la no carregador?
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Se a sua preocupação é a de que a tensão de entrada tem que ser maior que a tensão da bateria (15V ou 14V > 12.6V da bateria), esquece isso, pois é isso mesmo que acontece: a gente conecta o carregador em 12V e ele aumenta a tensão pra 12.6 . Existem circuitos que fazem este aumento de tensão. Logo, o problema NÃO é por estar entrando 12.0 V no carregador. :)

o lance é vc testar as baterias em um carregador de alguém, que está OK. Faz um teste cruzado q vc acha o problema. Aposto 25¢ que é o carregador.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:53618041a6="paulogazola"]Se a sua preocupação é a de que a tensão de entrada tem que ser maior que a tensão da bateria (15V ou 14V > 12.6V da bateria), esquece isso, pois é isso mesmo que acontece: a gente conecta o carregador em 12V e ele aumenta a tensão pra 12.6 . Existem circuitos que fazem este aumento de tensão. Logo, o problema NÃO é por estar entrando 12.0 V no carregador. :)
o lance é vc testar as baterias em um carregador de alguém, que está OK. Faz um teste cruzado q vc acha o problema. Aposto 25¢ que é o carregador.[/quote:53618041a6]
Paulogazola,
Minha preocupação não é com a tensão propriamente e sim com o fato da fonte cair a corrente em +12V quando utilizada se não houver uma carga na linha de +5V. As fontes de PC precisam de uma carga na linha de +5V para fornecer a corrente indicada na linha de +12V
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Mac2, a pergunta foi para o samircury... :)

Eu adaptei uma fonte de micro para usar em aeromodelismo e realmente tive que colocar (conforme o tutorial) um resistor pra dar um certo consumo, senão a fonte desarma. Creio não ser o caso dele, pois se fosse o carregador não iria acender "led de proteção" nem nada.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Oopss!
I'm so sorry! My mistake!
Achei que era por causa da pergunta que tinha feito sobre as modificações da fonte.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
samircury
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 11:33 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por samircury »

Deve ser isto mesmo, quanto a fonte, adaptei o conector do disquete que seria inutil para os "jacares" do carregador, medi tudo e estava nos conformes, como disse, usando este esquema ja funcionou antes, na segunda carga que deu pau.

Como ja fiquei sem opcoes vou encomendando outro carregador, e sabado vou ver se consigo carregar num clube local aqui. Deve ser o carregador que comprei de segunda mao mesmo, as baterias sao Turnigy novinhas.

Abracos,
Samir
Responder