[Dúvida] CutOff

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
marcosdepaula
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Ago 08, 2007 10:11 pm
Localização: Cataguases MG

[Dúvida] CutOff

Mensagem por marcosdepaula »

Hola amigos!!! :D
Em alguns testes com o meu aero parado, percebi que; a função cutoff do meu esc está cortando o motor muito rapido. Com duas baterias diferentes eu medi a tensão após o teste e percebi que o cut off está cortando o motor com +- 7,4v em baterias 2S.
Está certo , ou deveria cortar o motor com 6V ??
Marcos de Paula
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem certeza que está cortando com 7,4V?

Coloque um multímetro no conector de balanceamento da bateria e meça a tensão enquanto acelera ao máximo e veja como a tensão cai.

Outro: nunca ligue o motor na bancada por mais de 30 segundos, nossos motores não são dimensionados para ficar ligados em potência máxima parados, além de faltar refrigeração a carga de trabalho é bem maior.
Avatar do usuário
marcosdepaula
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Ago 08, 2007 10:11 pm
Localização: Cataguases MG

Mensagem por marcosdepaula »

medi a tensão com o motor ligado e com a helice:
-motor com total aceleração: em 20segundos a tensão vai para 6.7V
-motor 50% acelerado: a tensão aumenta para 7,5v
-bateria desconectada após 2min de testes: 7.6v

(esse conjunto puxa 8A, com essas baterias 800mah, na teoria da 6min de motor)
Marcos de Paula
Avatar do usuário
marcosdepaula
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Ago 08, 2007 10:11 pm
Localização: Cataguases MG

Mensagem por marcosdepaula »

o teste do cutoff do speed em outra bateria, idéntica e descarregada:
-motor com total aceleração (motor pulsando com o cut off ja cortando): tensão 6,4v
-motor desligado: 7v.

minhas baterias estão ruins ?
e o cut off do esc ta normal?
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:734d58866b="marcosdepaula"]
...minhas baterias estão ruins ?
e o cut off do esc ta normal?[/quote:734d58866b]
É isso mesmo!! Tinha uma bateria que ficou um pouco estufada e cortava rápido, e quando ia medi a sua voltagem estava alta.
Tem alguma(s) célula(s) estragadas ai!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

É isto mesmo, a bateria está com resistência interna alta ou desbalanceada, na verdade quando o ESC começa a cortar está nos 6V mesmo, mas aí com o motor pulsando a tensão sobe ligeiramente por causa da menor carga.

Tente ciclar cada célula da bateria individualmente umas 3 vezes (carga, descarga, carga, descarga, carga, descarga, carga) a 0,5C (0,4A no seu caso), e anote os valores.

Se a diferença entre elas for maior que uns 40mAh ou se uma delas estiver com menos de 750mAh é melhor não usar mais.
Avatar do usuário
marcosdepaula
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Ago 08, 2007 10:11 pm
Localização: Cataguases MG

Mensagem por marcosdepaula »

vou fazer isso.
valew pela atenção.
abraç!
Marcos de Paula
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

[quote:60426954e9="alexcmag"]É isto mesmo, a bateria está com resistência interna alta ou desbalanceada, na verdade quando o ESC começa a cortar está nos 6V mesmo, mas aí com o motor pulsando a tensão sobe ligeiramente por causa da menor carga.

Tente ciclar cada célula da bateria individualmente umas 3 vezes (carga, descarga, carga, descarga, carga, descarga, carga) a 0,5C (0,4A no seu caso), e anote os valores.

Se a diferença entre elas for maior que uns 40mAh ou se uma delas estiver com menos de 750mAh é melhor não usar mais.[/quote:60426954e9]

Alex,qual carregador faz essa ciclagem ? ainda por cima individual o meu velho DN so carrega individualmente , qual a vantagem de ciclar baterias tipo li-po?
livres para voar, agora tenho módulos
Responder