Otimo cortador de isopor!!!!!!!!!e simples de fazer.

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Eu iria seguir este tutorial a risca, mas meu amigo e companheiro de voo me impediu!
creio que a observação do colega Cebola seja pertinente.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:0a357604dc="cebola"]Não seria o caso, então de incluir estas informações no tutorial?


Mais uma duvida... mostrando esse projeto para alguns amigos, me quistionaram o uso do dimmer antes do transformador, como está no projeto que vc mostrou neste post, me disseram que faria mais sentido o uso dele depois do transformador, assim já receberia a [color=red:0a357604dc]energia "pronta"[/color:0a357604dc].[/quote:0a357604dc]

Essas informações sobre a segurança estão inclusas no tópico principal do cortador.
Quanto aos seus amigos, peça a eles que definam "energia pronta", e pergunte a eles se algum deles sabe qual é a tensão de disparo do DIAC que aciona o tiristor do dimmer... Acho que eles não sabem que gira em torno de 60V.....
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Bueno... acabei de montar... mas infelismente não deu... quando comecei a girar o dimmer, o transformador começou a fazer barulho, então fui aumentando...

Resultado: o transformador começou a fumacear... então parei, não quero mais torrar nenhum componente.

Alguém tem idéia do que pode ter ocorrido?

A ligação eu fiz assim:

1 - Do plug que vai na tomada eu liguei o dimmer, cuidando, claro, fase e neutro, o fase entra no dimmer.

2 - Do outro fio que sai do dimmer eu soldei na entrada do transformador, nas indicações 110 do primario.

3 - Do fio que sai do neutro da tomada eu soldei nas indicações 0 do primario do transformador.

4 - No secundário do transformador eu soldei de forma paralela os dois extremos em um fio e o do meio em outro. A partir destes dois fios eu fiz um plug femea.

5- A partir do plug macho saem os fios que conectam em plugs tipo jacaré, que vão no fio NiCr do arco.

O trafo é 12+12v de 5A.
O dimmer de 300W.
E o fio é NiCr 0.8mm.

Aparentemente é como na imagem postada neste topico... mas não sei o que fiz errado.
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Depois de mais uma tentativa, desta vez ligando o dimmer na saida do trafo conforme dito no post do artigo do arco:

[quote:dfb6ab9ca1="Evoo"]
Se possível, é uma ótima idéia usar um trafo, de preferência um com saída em 24 ou 48 volts e com capacidade para pelo menos 5 ampéres. Neste caso o dimmer é ligado na saída do trafo (tensão mais baixa), o que virtualmente elimina o risco de choques elétricos, embora aumente o custo do projeto em algumas dezenas de reais.[/quote:dfb6ab9ca1]

Mesma coisa, encostei na tomada e o trafo começou a fazer barulho, pequenos estalos, então tirei da tomada imediatamente.

Acho que por hoje é so...


Valeu a todos pela ajuda... amanhã começo outra vez :D
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:37e60197f7="cebola"]4 - No secundário do transformador eu soldei [color=red:37e60197f7]de forma paralela os dois extremos em um fio[/color:37e60197f7] e o do meio em outro. A partir destes dois fios eu fiz um plug femea.

[/quote:37e60197f7]

Se juntou quaiquer dois dos fios do secundário, você provocou um curto no transformador. Se o transformador for bem construído, talvez só tenha superaquecido, mas o mais provável é que tenha quaimado o secundário....

Lembra que eu disse para isolar o fio que não fosse utilizar ? Você só poderia ligar os dois enrolamentos em paralelo se incluísse um diodo em cada um, mas nisso não é o caso no cortador de isopor.....
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Acabei de montar... tá funcionando que uma beleza...

O fio de corte não estourou nem nada, agora vou melhorar a organização dos fios e fazer um acabemento decente no arco.

Muito obrigado mesmo a todos pelas dicas.

Valeu :D
Avatar do usuário
eliabew
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 12:03 am
Localização: porto alegre/RS

Mensagem por eliabew »

Caro amigos,,fiz um cortador bem simples ,,como alguns ja falaram aqui,,,

cortador de 70cm ligado em uma bateria de carro,,pode ser até de alarme mesmo ,de 7 amperes,,,resultado muito bom ,,corto ate p 6 que consegui para testar,,,,abç

sem dimmer ,,fonte ou qualquer coisa do tipo,,,se não tiver tira do carro rapidinho,,3 minutinhos ta tudo cortado,abç
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

cebola, tenho a impressão de ter lido no teu avatar ontem que és de Porto Alegre, ou estou enganado? eu não entendo porque não colocam sua origem pois isto até seria muito útil porque companheiros de hobby da sua cidade se prontificariam a ajudar. Mais uma coisa, troque esta foto do seu avatar. Bota máu gosto nisso rapaz. O cadastro do e-voo deveria ser mais rigido com certas coisas.....
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

[quote:b9d059b1a1="Pedro Guilherme"]cebola, tenho a impressão de ter lido no teu avatar ontem que és de Porto Alegre, ou estou enganado? eu não entendo porque não colocam sua origem pois isto até seria muito útil porque companheiros de hobby da sua cidade se prontificariam a ajudar.[/quote:b9d059b1a1]

Sim, moro em porto alegre mesmo, não sei por que mas no formulário de cadastro do forum o campo de localização é obrigatorio, algum problema deve ter ocorrido que não o cadastrou na hora e eu não havia percebido, mas de qqr forma obrigado pelo aviso, já alterei a informação.

[quote:b9d059b1a1="Pedro Guilherme"]
Mais uma coisa, troque esta foto do seu avatar. Bota máu gosto nisso rapaz. O cadastro do e-voo deveria ser mais rigido com certas coisas.....
[/quote:b9d059b1a1]

Essa é a primeira vez que alguém reclama dessa imagem, uso ela desde 2003 nos foruns que participo e nunca tive qualquer problema com ela, mas caso a moderação ache necessário não há problema em mudá-la.

Outra coisa, esta area do forum não é para este tipo de discussão, uma mensagem privada resolveria isto.

Mas mesmo assim, obrigado pelos avisos.
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Jota R,

O meu cortador funcionou beleza, nunca mais queimei nenhum dimmer hehehehe seguem umas fotos de como ele ficou e os cortes que tá fazendo:

Primeira versão somente com o dimmer fixo no cortador:
[img:a94ee629f1]http://lh5.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-WkIhFxI/AAAAAAAAANk/hjtrJSRhkgQ/s640/24082010034.jpg[/img:a94ee629f1]

Depois fiz uma "mesinha" com o transformador e o dimmer seguindo as dicas do claudiofernandes:
[img:a94ee629f1]http://lh3.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-edCgS7I/AAAAAAAAAN8/XIRdsreLpQA/s640/28082010039.jpg[/img:a94ee629f1]

Não ficou bonito, mas funciona que uma beleza, dá so uma olhada na primeira asinha que cortei com ele:
[img:a94ee629f1]http://lh3.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-hdB8mXI/AAAAAAAAAOI/X74dG5liYvQ/s640/28082010042.jpg[/img:a94ee629f1]

Usei latinhas de cerveja como moldes já que não consegui o tal do fotolito, e assim consegui uma desculpa pra tomar umas breja com o consentimento da patroa :D

Agora to cortando a fuselagem de um f-16 com ele e está ficando show.
[img:a94ee629f1]http://lh3.ggpht.com/_6Jzaol5qNAc/TJ1-OBYxwVI/AAAAAAAAANU/QeGI2V7AzyY/s640/25092010083.jpg[/img:a94ee629f1]

qualquer duvida prende o grito.

Abraço.
Responder