Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

Padero,

Pessoalmente não gosto dos testes do Bungymania.

Mas que existe "explicação" pra isso existe....

1-Porque uma hélice com com diferença de 1 polegada no diâmetro e -1 no passo pode consumir mais ?

Porque o motor tem uma faixa de hélices na qual a eficiência é maior, ultrapassar esse "limite" faz com que a eficiência caia muito e o consumo aumente de forma abrupta.
No caso específico do motor 4260 e dos testes da Bungymania perceba o seguinte:

"13x8 TUN WOOD E"
Hélice de madeira própria para elétricos, possivelmente bem balanceada.

"14x7 APC E"
Hélice APC para motores direct drive, boa porém costuma vir mal balanceada.

2- Hélice de maior diâmetro fornecendo menos empuxo ?

Hélices deitas de materiais diferentes (madeira, plástico) ou com formato levemente diferentes tem empuxos diferente para mesma rotação!!
Outro fator que pode ter acontecido para dar esse resutado da 14x7 é o que eu respondi no na pergunta número 1, o motor tem baixa eficiência com essa hélice fazendo com que a rotação reduza de uma forma não proporcional a 13x8!!

3-E no caso de hélices iguais rodando na mesma velocidade ?

Simples, os testes podem ter sido feitos em altitudes diferentes, e isso influi bastante no empuxo!




Agora sobre o YS-63S girar umas 12x6 a 11000RPM e a 13x6 a 10000RPM então realmente não vai precisar de usar um motor com 6S.

No caso de 6S, seria a sugestão do caioect: motor 500kv com 6S, dai o consumo fica é MENOR e não maior como você pensou.

Exemplo de motor da bungy é o HXT50-55B, que consumindo apenas 44A roda uma 14x7 a 11800RPM!! (ficaria um acima do seu glow no caso)


Se você quer testes para conversão bem feitos e que fazem sentido esqueça a Bungymania, temos coisa muito melhor aqui no fórum:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
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Mensagem por Padero »

[quote:f4b6cbe260="Gustavo Murad"]

Exemplo de motor da bungy é o HXT50-55B, que consumindo apenas 44A roda uma 14x7 a 11800RPM!! (ficaria um acima do seu glow no caso)

Se você quer testes para conversão bem feitos e que fazem sentido esqueça a Bungymania, temos coisa muito melhor aqui no fórum:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736[/quote:f4b6cbe260]

Gustavo, uma hélice 14x7 APC E, segundo o Drive Calc, girando a 11800 RPM consome 1976,8 W !!!!!!! Acho que você esta equivocado... ainda mais a 44A...
:shock:
Vou continuar pesquisando testes mais confiáveis... :?
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

Se existe um équivoco não é meu com certeza, eu não inventei isso ai eu copiei da Bungymania.

Para ser mais exato eu copiei essa informação daqui:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=33


Outra coisa que você não deve NUNCA CONFIAR é o Drivecalc .....

Muitos motores ali são adicionadas por comparação com parâmetros de outros motores e não simulam em nada a realidade....



Sobre aumentar o tamanho do motor, aumentar a tensão a corrente tende a diminuir sim mesmo com hélice maior girando numa velocidade maior!
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Gustavo, no link que você passou diz o seguinte: Lipo 6S - APC 14x7 E - 44,1A - 935W - 8580RPM - 3846g

E não os 11.800 RPM que você disse...

Bom "equivocos" à parte... :D :D :D

Bom, de qualquer forma acho que vou apostar no Turnigy 46 60, e acho que vou no de 600 Kv pois minha intenção é usar 5S mesmo e deixar o equipamento leve...

Tenho um colega que tem bateria 5S e 6S ambas de 3000mAh, vou fazer uns testes com as baterias dele antes de comprar a bateria...

Como o speed control tem telemetria, vou postar os resultados aqui e vou procurar ser o mais coerente possível.

Por enquanto obrigado a todos pelas sugestões!
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
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Bom pessoal, escolhi o motor com a ajuda das MP´s do amigo Caioect:

Motor Turnigy 50-55A 400kv - 300g
Speed Control Turnigy SuperBrain 80A - 52g
Bateria Zippy 6S 4000mAh 20/30C - 590g

Peso do aero = 1.976g
Peso do setup = 942g
Peso total = 2.918g

Fiz um teste rápido com este motor onde apenas medi a rotação com 6S e hélice APC 14x7E, speed Turnigy plush 80A e bateria Turnigy 6S 3000mAh 20/30C, atingiu 8500 RPM (DriveCalc acertou na mosca!). Com outra bateria, agora uma Zippy 5S 5000mAh 20/30C, com a mesma hélice e speed, ele atingiu 7500 RPM (DriveCalc acertou novamente).

Usando o DriveCalc, a hélice APC 14x7 E com 6S deve consumir 43A o que seria um consumo muito bom, uma projeção com a APC 15x8E e 6S deve consumir 54A porém com rotação de 7500 RPM e 4,3 kg de empuxo. Esta é a hélice que pretendo utilizar.
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[quote:76d004ba20="Padero"]Bom pessoal, escolhi o motor com a ajuda das MP´s do amigo Caioect:

Motor Turnigy 50-55A 400kv - 300g
Speed Control Turnigy SuperBrain 80A - 52g
Bateria Zippy 6S 4000mAh 20/30C - 590g

Peso do aero = 1.976g
Peso do setup = 942g
Peso total = 2.918g

Fiz um teste rápido com este motor onde apenas medi a rotação com 6S e hélice APC 14x7E, speed Turnigy plush 80A e bateria Turnigy 6S 3000mAh 20/30C, atingiu 8500 RPM (DriveCalc acertou na mosca!). Com outra bateria, agora uma Zippy 5S 5000mAh 20/30C, com a mesma hélice e speed, ele atingiu 7500 RPM (DriveCalc acertou novamente).

Usando o DriveCalc, a hélice APC 14x7 E com 6S deve consumir 43A o que seria um consumo muito bom, uma projeção com a APC 15x8E e 6S deve consumir 54A porém com rotação de 7500 RPM e 4,3 kg de empuxo. Esta é a hélice que pretendo utilizar.[/quote:76d004ba20]

[b:76d004ba20]Valores de peso atualizados[/b:76d004ba20]

Motor Turnigy 50-55A 400kv - 300g - [b:76d004ba20] 336g[/b:76d004ba20] (Peso com conectores, montante, porca e arruela
Speed Control Turnigy Plush 80A - 91g -[b:76d004ba20] 78g[/b:76d004ba20] (Peso com conectores)
Bateria Zippy 6S 4000mAh 20/30C - 590g - [b:76d004ba20]604g[/b:76d004ba20] (Peso com conectores)

Teste com bateria Turnigy 6S 3000mAh 20/30C e hélice APC 13x8 E, 8800RPM.
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Pergunta: Uso 4 servos Futaba S3151, digitais "econômicos". Vou fazer um teste e usar um speed control Turnigy Plush 80A que tem UBEC de 3A, enquanto meu Castle ICE Lite 100 não chega.... Terei algum problema de subdimensionamento do BEC ???
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Bom pessoal, aí vão as primeiras fotos da conversão do Osmose. Fiz um adaptador para utilizar os mesmos furos do montante glow e o resultado ficou muito bom. Porém durante os testes de sentido de rotação do motor, em uma certa rotação ele produz um "zunido" muito chato. Mas nada vibra até por que não tinha hélice em cima. As fotos a seguir mostram melhor o procedimento.
Anexos
Molde cortado a laser, peça porcamente fundida, peça pronta depois de muita lixa e lima...
Molde cortado a laser, peça porcamente fundida, peça pronta depois de muita lixa e lima...
Conversão 01.jpg (21.68 KiB) Exibido 6650 vezes
Montante pronto.
Montante pronto.
Conversão 02.jpg (14.59 KiB) Exibido 6650 vezes
Montante parafusado no motor.
Montante parafusado no motor.
Conversão 04.jpg (39 KiB) Exibido 6650 vezes
Motor montado e termo-retrátil para receber o speed-control.
Motor montado e termo-retrátil para receber o speed-control.
Conversão 05.jpg (39.76 KiB) Exibido 6650 vezes
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Mais fotos...
Anexos
Speed posicionado e preso... acredito que ele não vá se soltar...
Speed posicionado e preso... acredito que ele não vá se soltar...
Conversão 06.jpg (39.32 KiB) Exibido 6648 vezes
Velcro para receber a bateria.
Velcro para receber a bateria.
Conversão 07.jpg (39.4 KiB) Exibido 6648 vezes
Vai ficar tudo gelado!
Vai ficar tudo gelado!
Conversão 09.jpg (37.73 KiB) Exibido 6648 vezes
Saída do ar quente.
Saída do ar quente.
Conversão 10.jpg (32.53 KiB) Exibido 6648 vezes
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Bom dia pessoal, no domingo fiz o primeiro e o segundo vôo do Osmose eletrificado, e ficou excelente, verticais ilimitadas, vôo nivelado com um pouco mais de 1/2 motor com a hélice 14x7. Fiz 2 vôos de 6 minutos e "entraram" 2260mAh e 2340mAh respectivamente com carga balanceada. O primeiro vôo fiz com uma tampa no compartimento da bateria e o segundo sem. O aquecimento da bateria ficou inalterado, e bastante brando. O speed parece que nem tomou conhecimento da corrente e estava em temperatura ambiente em torno de 32º. Já o motor esquentou bastante, infelizmente não dispunha de um termômetro, mas não era possivel deixar os dedos sobre ele por mais de 2 ou 3 segundos. Fato este que não teve alteração entre o primeiro e o segundo vôo, o que tira a responsabilidade da tampa do compartimento da bateria. Diante disso vou ter que fazer algumas alterações para sanar o problema.

O peso final do modelo ficou em 3,060kg não oficiais, pois tive que fazer algumas alterações e pode ser que o peso fique com valor diferenciado. O CG ficou ruim com o nariz um pouco pesado fazendo que o modelo voar "cabrado" e durante a faca tive que picar para manter a trajetória.

Mais tarde portarei algumas fotos.
Anexos
Detalhe dos cortes de refrigeração.
Detalhe dos cortes de refrigeração.
Conversão 11.jpg (37.13 KiB) Exibido 6587 vezes
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