Etrich Taube 1913 - 23" - elétrico!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

[quote:4062c9276e="Alvaro Sala"][quote:4062c9276e="LC"][quote:4062c9276e="Alvaro Sala"]Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.[/quote:4062c9276e]

Mas eu dopo antes de entelar?[/quote:4062c9276e]

O Ricardão já comentou sobre isso mas eu nunca testei. Você estica o papel num bastidor, borrifa água e deixa secar. Dá uma demão de dope e deixa secar.
Depois entela com o papel pré encolhido e dopado.
Eu tentaria esse método para proteger o papel e torná-lo menos sucetível às variações de temperatura e umidade.[/quote:4062c9276e]

OK, vou fazer igual ao P40...pré encolho com agua+alcool e depois dou umas 2 mãos de dope diluido com solvente+retardador; tudo isso no bastidor e depois entelo, mas que dá uma coceira de dar uma borrifada de dope depois de tudo pronto dá!
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

Tem projeto que demora mais que os outros, principalmente quando tenho dificuldades tecnicas na construcão, mas por sorte tive algumas luzes da turma acima!!!!OBRIGADO.

Na sequencia mostrarei a asa arrumada em relacão à decalagem e Washout.

Costrui um compartimento justo e perfeito para 1S 160mah, e o mais interessante é que tem uma linha que puxa a fiação para fora e evita que ela prenda por dentro do aviao depois de entelado. Usei um Imã mais forte que os de costume e assim que entelar a barriga dele, colarei um poste em V que tem no avião real para servir de maçaneta e dar aquele charme :lol:
Anexos
55.JPG
55.JPG (22.49 KiB) Exibido 23963 vezes
54.JPG
54.JPG (17.82 KiB) Exibido 23963 vezes
53.JPG
53.JPG (17.47 KiB) Exibido 23963 vezes
52.JPG
52.JPG (17.41 KiB) Exibido 23963 vezes
51.JPG
51.JPG (16.53 KiB) Exibido 23963 vezes
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

Cortei e pintei com caneta marca CD a helice 4,5 x 3 para este formato, assim fica mais parecido com o Real, tb coloquei o adaptador para eixo de 2mm mais um pedaço de termo retrátil para chegar aos 1,5mm que é a medida do eixo do motor. Acabou ficando mais leve e "bunitinha"
Anexos
57.JPG
57.JPG (10.88 KiB) Exibido 23962 vezes
56.JPG
56.JPG (20.05 KiB) Exibido 23962 vezes
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

Seguindo as sugestoes dos colegas as quais eu não evoluiria, prendi os paineis da asa em uma madeira alta, travei perto de onde não queria torce-la, apliquei uma generosa camada de agua e coloquei um calço no BF, apos secagem retirei do gabarito e notei que funcionou, mesmo voltando um [i:1d7aaa2268]pouquinho[/i:1d7aaa2268] para a posição normal.

Resultado: criou um Washout e deixou o BF mais paralelo com a fuselagem, já que antes parecia um Flap na ponta da asa. Tb troquei uma longarina de lugar(só a parte que entra na baioneta da fuselagem) alterando a incidencia da asa para evitar o máximo possivel a tendencia de cabrar ao acelerar.

Espero os comentários dos colegas.
Anexos
58.JPG
58.JPG (29.92 KiB) Exibido 23954 vezes
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Show Lucio!!

Uma pena não podermos presenciar esta jóia voando hoje!!

Mas projetos são assim...cansei de dar datas aos meus!! rsrs
Avatar do usuário
José Carlos N. Faria
membro
Mensagens: 194
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 3:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Planta do modelo

Mensagem por José Carlos N. Faria »

Olá, LC: muito bonito o seu modelo (gosto de aviões antigos - da 1a. Guerra Mundial e anteriores a ela). Parabéns pelo capricho da construção; se nãor pedir muito, poderia enviar uma cópia ou um arquivo eletrônico da planta? Sucesso para você, amigão e bons vôos. Meu e-mail: jcnfaria@terra.com.br
(Se você pudesse postar a planta, tenho certeza que agradaria a muita gente).
Um abraço, amigão!
Se for beber, não pilote; se for pilotar, me chame. Tô nessa!
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 002
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagem por Doca-SP »

Lucio.. cade as novidades ??? Com um final de semana feio destes deve ter terminado o projeto... coloca fotos novas...


Voce me perguntou no ultimo Ibirapuera que nos encontramos se eu tinha helice enor que a 4025... Chegou helice 3x2 tripa.... da uma olhada e ve se fica legal neste seu modelo.
Anexos
emp3blade.jpg
emp3blade.jpg (22.46 KiB) Exibido 23786 vezes
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Lucio,

Ta ficando demais!!! Eu acho que não tenho [u:ea9aa2cd25]coragem[/u:ea9aa2cd25] de fazer um modelo destes...eheheh...

Se a técnica de molhar a estrutura e gabaritar antes de entelar deu certo, que bom!!! Ufa...ehehehe...mas eu sempre faço isso nas minhas asas e também nas longarinas das fuselagens, tensiona menos a estrutura quando estiver pronta (li isso mas não lembro qual tópico).

...e a dica do Alvaro também acho que vale muito a pena...só terá que caprichar mais na entelagem, mas isso sabemos que não é problema para você.

Esta hélice também ficou muito bacana, bem ao estilo do aero...só ficará faltando mesmo o piloto com a arma em punho...já está fazendo? :)

Abraços e boa semana!
Avatar do usuário
João Vitor Novelini
membro
Mensagens: 490
Registrado em: Sáb Mar 06, 2004 1:03 am
Localização: São José do Rio Preto São Paulo
Contato:

Mensagem por João Vitor Novelini »

Parou ?
Os aeros estão em dois grandes grupos :
Os que ja cairam e os que vão cair.
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Re: Planta do modelo

Mensagem por LC »

[quote:3d4aa80974="José Carlos N. Faria"]Olá, LC: muito bonito o seu modelo (gosto de aviões antigos - da 1a. Guerra Mundial e anteriores a ela). Parabéns pelo capricho da construção; se nãor pedir muito, poderia enviar uma cópia ou um arquivo eletrônico da planta? Sucesso para você, amigão e bons vôos. Meu e-mail: jcnfaria@terra.com.br
(Se você pudesse postar a planta, tenho certeza que agradaria a muita gente).
Um abraço, amigão![/quote:3d4aa80974]

Olá, obrigado por acompanhar o tópico.
Infelizmente só tenho a planta impressa, quando vc compra o kit a planta vem junto...vale a pena.

abs

LC
Responder