Tx/Rx Turnigy 9C

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

thecrayzy
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 1:36 am
Localização: Sumaré - SP

Tx/Rx Turnigy 9C

Mensagem por thecrayzy »

Olá pessoal tudo bem?

Bom, acho que muitos de vocês ja usaram ou usam o kit da Turnigy 9C.

Eu, usava um sistema de radio mais simples em meu heli, e resolvi dar um upgrade no RX e TX, e coloquei o RX da turnigy.

A regulagem foi muito facil de se fazer, ajustamos as curvas de pitch e ThR muito facil, e rapido, quanto a funcionalidade, o TX é realmente muito bom.

Porém quando fui fazer o primeiro teste, em uma primeira aceleração o heli perdeu a cauda, pensamos que pudesse ser o gyro, porém o mesmo ja estava regulado corretamente, e estava travando a cauda.

Começamos a pensar que poderia estar com problema no Gyro, pois o comando da cauda é processado pelo mesmo..

Desligamos o motor e fizemos uma bateria de testes e novamente submeteu-se o helicoptero a mais um teste com motor, e o mesmo problema ocorreu...

Um terceiro teste, o problema pareceu ter sido sanado, aumentou-se a rotação do principal, e involuntariamente, o receptou enviou comandos de aleron e de cauda... Resultado: o heli saiu desgovernado e caiu.

A conclusão foi a seguinte, o motor influenciou na recepção, pois o RX somente enviava comandos errados apenas quando a rotação do motor aumentava. a partir disso, não recomendo a utilização desses receptores proximos ao motor, pois no align 450 ambos ficam muito proximo.

Alguem ja passou por algo parecido com esse RX?

Abraços
Avatar do usuário
Frederico Martins
membro
Mensagens: 425
Registrado em: Ter Mai 18, 2010 11:10 am
Localização: Rio Pomba MG

Mensagem por Frederico Martins »

amigo!
me responda uma coisa , liguei uma fonte direta no radio para carregar as pilha nao está carregando, vc sabe porq?
fred
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

thecrazy,

Em nenhum radio o receptor pode ficar próximo ao ESC ou motor, e isto não é melhor nos 2,4GHz. Há alguns meses voando no Poli um rapaz estava testando um avião rápido e tendo interferência direto, com um Futaba R127, ótimo receptor. Testando descobrimos que o problema era o cabo da bateria, que passava próximo ao RX e causava interferência. Bastou reposicionar e ficou bom.

Frederico,

Fonte de alimentação não é sinônimo de carregador. Nunca ligue uma fonte de alimentação para carregar uma bateria pois ela não tem limite de corrente nem de ponto de carga, pode sobrecarregar uma bateria até explodir.

Se eu fosse você tiraria a bateria do rádio para recarregar, usaria um carregador inteligente, e recolocaria de volta depois.

Você deu sorte de provavelmente a pinagem da fonte estar errada e o diodo de proteção não ter deixado a tensão realmente passar dela para a bateria.
Avatar do usuário
Frederico Martins
membro
Mensagens: 425
Registrado em: Ter Mai 18, 2010 11:10 am
Localização: Rio Pomba MG

Mensagem por Frederico Martins »

obrigado pela dica.





fred
Lenilton
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Seg Mar 05, 2007 11:27 am
Localização: Mossoró RN

Mensagem por Lenilton »

thecrayzy

Quanto ao 9c eu não posso opinar diretamente, pois nunca o usei, mas quanto aos de 4, 6 e 7 canais da HK ou Walkera entre outros eu lhe digo; que evitar problemas, livre-se deles e use rádios de qualidade como os JR, futaba e specktrum, eles não são mais caros, eles funcionam, por isso tem preço mais elevado.

Eu estou usando neste momento um DSX7 da jr que é o mesmo DX7 e é perfeito, tenho também um hitec 72mhz de 6 canais uso em meus aeros e nunca tive problema, já usei futaba de 4, 6, 7, 8 e 9c e nunca tive problemas, mas com esse HK, turnygy, Art-tech, Walkera, Esky entre outros com preço atraente, foi só dor de cabeça, pois eles até funcionam, mas com certeza do nada vai lhe deixar na mão.
Eu vejo o pessoal usando esses rádios por aqui e dizem: eu nunca tive problema, mas de vez em quando o aero ou heli cai e ficam dizendo acho que foi o vento, acho que foi o link tal que soltou, acho que foi o servo que quebrou e quando compra um rádio de qualidade os problema desaparecem.


Lenilton
romulofc
membro
Mensagens: 706
Registrado em: Seg Set 24, 2007 9:07 am
Localização: São Paulo/Santa Rita do Sapucai

Mensagem por romulofc »

Tenho um rádio desses, nunca tive problema que lhe pudesse ser atribuído.

Mas não espere nada perfeito ou mágico, tenho rádios FUTABA, JR, SPECKTRUM e HELI-MAX é nenhum desses segura link no lugar ou para o vento.

Romulo
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Tenho vários conhecidos q possuem e ñ trocam por nada.
joao veiga
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sex Dez 07, 2007 3:04 pm
Localização: belo horizonte MG

Mensagem por joao veiga »

tenho um e acoselho a todos se for ouvir muitos ai so vai comprar futaba/ jr/ trex
tem muitos equipamentos bons ai
regular gyro e um saco tem que ter paciensia
fasso assim
os drins e stiks no meio
desliga o gyro deixa o servo direto no receptor
o servo vai ficar centralizado
coloca o braço do servo reto
o link conectado o mais procimo do servo possivel e deixa a calda
no meio a helice da calda vai ficar em zero graus
depois liga o gyro e regula o limite
para que nao force o servo

no radio vc liga a funçao gyro vai aparecer 2 posiçoes
pode deixar em dnrate normal 0
uprate em avc em torno de 40
model gy
vai segurar calda de qual quer heli para voos normais
modelo do radio tgy 9x abs
Avatar do usuário
Ahy19
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Set 23, 2010 4:41 pm
Localização: guarapuava,paraná

Mensagem por Ahy19 »

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158846930-cabo-simulador-futaba-esky-jr-no-melhor-preco-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159449004-cabo-simulador-usb-interface-futaba-esky-jr-o-mais-barato-ml-_JM


algum desses cabos serve no turnigy 9? comprar errado, depois fica feio aushushas
joao veiga
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sex Dez 07, 2007 3:04 pm
Localização: belo horizonte MG

Mensagem por joao veiga »

ola
eu ja tentei varios cabos par usar o radio turningy para simulador nao consegui
inglusive comprei um cabo desse que esta no primeiro link cabo tipo universal com varios terminas nao funcionou com migo o pc nao reconheceu o radio
uso o meu futaba mesmo para treinar no simulador abs
Responder