A asa secreta de Hitler - Trem de pouso novo para a festa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:8ebb107c9b="Pedro Prado"]Olá pessoal! Muito bom! Tudo muito bom mesmo! O melhor foi a presença dos amigos lá! Muito legal mesmo! :D

Asa surpreendeu, a potência do motor foi loucura, com disse o Cesar, uma mistura de motor de gasolina com um V-8, que coisa! Potencia de sobra, mesmo com os quase 10 quilos, dá para se dizer que tem subida vertical ilimitada. É muita força mesmo.

Depois no fim da tarde medimos com o “wattmeter” a potência do motor e pudemos observar que a hélice 19x12 esta “pesada” para o motor, marcou 130 A e 3800 watts. Aí trocamos a hélice para aquela 16x16 e aí sim caiu para uma coisa mais razoável, 90A e 2900 watts. Provavelmente terá menos força e talvez um pouco mais de velocidade, mas nunca se sabe, só experimentando.

Quando a pilotei pude notar que ela voa como uma avião normal, mas dava para sentir que ainda faltava um pouco de peso no nariz, acho que foi isso que fez ela estolar no pouso do segundo vôo, fazendo ela cair. Foram pequenos arranhões, os dois winglets se espatifaram, eu tinha emendado madeiras para economizar, e quebrou na emendas. Vou fazer agora eles menores e mais leves, e isso já vai ajudar no CG.

Ventava muito e dificultava muito os pousos, e os trens de pouso realmente estão sub dimensionados, não há dúvidas, mas para isso não sei o que fazer. Não tem mecânicos maiores no mercado e os hidráulicos já são caros e nem pensar.

Toninho Tomate, caprichou bastante, muito concentrado e cauteloso, mas com aquele vento e o peso de cauda... era impossível, o vento no “Altos do Aerobello” é cruel, ascendente, descendente, lateral, frontal, traseiro e diagonal... tudo ao mesmo tempo.

Sábado que vem, ela vai voar de novo, com winglets menores, fica mais tranqüilo com a outra hélice menor, o que vai aumentar o espaço dela com o chão e 150 gramas a mais no nariz.

Bom, foi uma festa de aniversário e tanto, foi muito bom receber os amigos lá. Bom que vocês gostaram do bolo... Quando cheguei em casa, a Cecília me perguntou se gostaram do bolo e respondi que o bolo tinha feito mais sucesso do que a asa!

Abraços a todos e ... obrigado! :D

Pedro[/quote:8ebb107c9b]

Parabéns duplo então!

Motores elétricos grandes virando hélices grandes, como eu sempre digo, têm um som muito mais parecido com um avião real do que combustão. No caso da asa, o som é acentuado pela interferência entre o bordo de ataque da hélice com o bordo de fuga da asa.

3800W é muito para este motor, pelo peso, a potência de pico deve ficar em torno de 3000W. Um cálculo que eu sempre uso é (peso do motor)*3.7, o que daria 2500W, mas é conservador.

Mediu a rotação ? Deve estar dando uns 7800 rpm, usando esta planilha aqui http://www.mvvs.nl/prop-power-calculator.xls . A 16X16 vai perder bastante empuxo, pode ser que deixe de ter vertical ilimitada, mas vai chegar perto dos 200km/h

E o timing ? Deu certo?

O trem de pouso pneumático, mesmo os chineses saem o preço de um Robart. E para aguentar 10kg, tem que ser os Robart p/ Giant.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
guilhermers
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 5:55 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por guilhermers »

Muito legal !!! Parabéns.........ta ai uma ótima explicação para o aparecimento dos ETs, chupa cabras no Brasil.........tudo Tecnologia alemã.
Avatar do usuário
guilhermers
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 5:55 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por guilhermers »

iiii......EMBRAER ENTROU NA JOGADA...." tão fazendo que nem o quero-quero: canta pra um lado e voa para o outro" Ta muito interessante isso aqui.

na foto onde mostra a asa dentro do carro, eu achei que seria o contrário :shock: :lol:
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Amanhã, feriado, vou ligar a asa aqui em casa com calma e medir as rotações das hélices que eu tenho, vai chegar da China mais duas hélices na medida 18x12, que eu acho que poderá ser uma alternativa intermediária.

Nelson, o “timing” ficou perfeito, a eletrônica toda está show (toc, toc na madeira...) com exceção de um imã que descolou e andou pra frente, muito pouco. [i:974eb86703][color=blue:974eb86703]Mas eu logo empurrei pro lugar e agora não sei qual era para eu poder colar... ora pois![/color:974eb86703] [/i:974eb86703]([color=blue:974eb86703]sotaque de português[/color:974eb86703]). Que faço?

Não tenho nenhuma foto, muito menos filme, com toda empolgação deixei a máquina no carro! Se alguém tiver alguma, por favor coloque aqui no post.

Novamente, a festa estava ótima, tudo, os amigos, a feijoada, o bolo, o chope... e a asa! Ótimo projeto do Cesar e muito bom trabalho de corte de isopor dele também!

Abs. Pedro :D
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:4062dab3b1="Pedro Prado"]Amanhã, feriado, vou ligar a asa aqui em casa com calma e medir as rotações das hélices que eu tenho, vai chegar da China mais duas hélices na medida 18x12, que eu acho que poderá ser uma alternativa intermediária.

Nelson, o “timing” ficou perfeito, a eletrônica toda está show (toc, toc na madeira...) com exceção de um imã que descolou e andou pra frente, muito pouco. [i:4062dab3b1][color=blue:4062dab3b1]Mas eu logo empurrei pro lugar e agora não sei qual era para eu poder colar... ora pois![/color:4062dab3b1] [/i:4062dab3b1]([color=blue:4062dab3b1]sotaque de português[/color:4062dab3b1]). Que faço?

Não tenho nenhuma foto, muito menos filme, com toda empolgação deixei a máquina no carro! Se alguém tiver alguma, por favor coloque aqui no post.

Novamente, a festa estava ótima, tudo, os amigos, a feijoada, o bolo, o chope... e a asa! Ótimo projeto do Cesar e muito bom trabalho de corte de isopor dele também!

Abs. Pedro :D[/quote:4062dab3b1]

Hum, imã descolado é sinal de superaquecimento, para saber qual descolou só mexendo um por um. Mas se um descolou, provável que mais descolem, a mexida já serve para verificar. Não caia na tentação de colar c/ CA, tem que ser epóxi, e de preferência de alta temperatura. Uma boa seria aquela JB Weld.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

...eu já ia metendo CA :? , então terça-feira vou comprar JB Weld e vou me arriscar a abrir o motor. Acho que não tivemos super aquecimento não, no fim do vôo o motor estava super frio, também o ESC e as baterias.

Única foto que temos até agora, enviada pelo José Carlos.

[URL=http://img703.imageshack.us/i/asaturma.jpg/][img:70a73f2d3d]http://img703.imageshack.us/img703/3163/asaturma.jpg[/img:70a73f2d3d][/URL]
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É, muito linda mesmo, mas com esse peso, esses trens de pouso requerem pista asfaltada ou concretada, pista gramada tranca muito as rodas, mesmo que sejam com diâmetro acima de 4".
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rekit
membro
Mensagens: 195
Registrado em: Qua Mar 08, 2006 6:34 pm
Localização: Saúde, São Paulo, SP

Mensagem por Rekit »

Este projeto de asa, Blue Giant, mostra o "nariz" avançando 11 cm a frente do bordo de ataque, isto numa asa de 160 cm de envergadura. Dá para fixar a bequilha e as baterias mais a frente do CG e ser uma meia solução para o peso de cauda, sem adição de lastro.
Claro que vai dar mais trabalho e matar o bom acabamento e o Pedrão também pode me xingar... :) :)

http://www.jomari.de/assets/s2dmain.html?http://www.jomari.de/depronplans/50296895390858501.html

http://www.jomari.de/downloads/bluegiant.pdf

Abraços

José Carlos
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Parabéns tiu teimoso... EU TE DISSE PRA COMPRAR O TREM DE POUSO DIANTEIRO NÉ!!

Mas você pelo jeito nunca me escuta....

Vou correr aqui com minha coisas pra te enviar a luz de navegação.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagem por Doca-SP »

[URL=http://img703.imageshack.us/i/asaturma.jpg/][img:c63a545429]http://img703.imageshack.us/img703/3163/asaturma.jpg[/img:c63a545429][/URL]

Esta foto não montra muita gente... acho que tinha mais fotografos do que gente pousando junto da asa para a fotografia... isso sem contar com o pessoal que chegou atrasado.... e o pessoal que tem medo que a fotografia roube a alma deles :twisted: :twisted:

Tambem não poderia ser diferente com o nosso tão adorado colega Pedrão !!!!!! A Maioria do pessoal foi para prestigiar nosso colega... e talvez 1 ou outro foi somente para ver a asa voar.

Coloquei a mão no motor logo após o voo... estava só morninho... mais para frio... as baterias tambem estavam somente mornas. apesar do consumo o motor não sofreu com calor não... acredito que os imãs devem ter soltado na queda.... que apesar de não ter feito muito estrago pode ter soltado algum imã.
Responder