A asa secreta de Hitler - Trem de pouso novo para a festa
- Lt_Nelson
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[quote:8ebb107c9b="Pedro Prado"]Olá pessoal! Muito bom! Tudo muito bom mesmo! O melhor foi a presença dos amigos lá! Muito legal mesmo! :D
Asa surpreendeu, a potência do motor foi loucura, com disse o Cesar, uma mistura de motor de gasolina com um V-8, que coisa! Potencia de sobra, mesmo com os quase 10 quilos, dá para se dizer que tem subida vertical ilimitada. É muita força mesmo.
Depois no fim da tarde medimos com o “wattmeter” a potência do motor e pudemos observar que a hélice 19x12 esta “pesada” para o motor, marcou 130 A e 3800 watts. Aí trocamos a hélice para aquela 16x16 e aí sim caiu para uma coisa mais razoável, 90A e 2900 watts. Provavelmente terá menos força e talvez um pouco mais de velocidade, mas nunca se sabe, só experimentando.
Quando a pilotei pude notar que ela voa como uma avião normal, mas dava para sentir que ainda faltava um pouco de peso no nariz, acho que foi isso que fez ela estolar no pouso do segundo vôo, fazendo ela cair. Foram pequenos arranhões, os dois winglets se espatifaram, eu tinha emendado madeiras para economizar, e quebrou na emendas. Vou fazer agora eles menores e mais leves, e isso já vai ajudar no CG.
Ventava muito e dificultava muito os pousos, e os trens de pouso realmente estão sub dimensionados, não há dúvidas, mas para isso não sei o que fazer. Não tem mecânicos maiores no mercado e os hidráulicos já são caros e nem pensar.
Toninho Tomate, caprichou bastante, muito concentrado e cauteloso, mas com aquele vento e o peso de cauda... era impossível, o vento no “Altos do Aerobello” é cruel, ascendente, descendente, lateral, frontal, traseiro e diagonal... tudo ao mesmo tempo.
Sábado que vem, ela vai voar de novo, com winglets menores, fica mais tranqüilo com a outra hélice menor, o que vai aumentar o espaço dela com o chão e 150 gramas a mais no nariz.
Bom, foi uma festa de aniversário e tanto, foi muito bom receber os amigos lá. Bom que vocês gostaram do bolo... Quando cheguei em casa, a Cecília me perguntou se gostaram do bolo e respondi que o bolo tinha feito mais sucesso do que a asa!
Abraços a todos e ... obrigado! :D
Pedro[/quote:8ebb107c9b]
Parabéns duplo então!
Motores elétricos grandes virando hélices grandes, como eu sempre digo, têm um som muito mais parecido com um avião real do que combustão. No caso da asa, o som é acentuado pela interferência entre o bordo de ataque da hélice com o bordo de fuga da asa.
3800W é muito para este motor, pelo peso, a potência de pico deve ficar em torno de 3000W. Um cálculo que eu sempre uso é (peso do motor)*3.7, o que daria 2500W, mas é conservador.
Mediu a rotação ? Deve estar dando uns 7800 rpm, usando esta planilha aqui http://www.mvvs.nl/prop-power-calculator.xls . A 16X16 vai perder bastante empuxo, pode ser que deixe de ter vertical ilimitada, mas vai chegar perto dos 200km/h
E o timing ? Deu certo?
O trem de pouso pneumático, mesmo os chineses saem o preço de um Robart. E para aguentar 10kg, tem que ser os Robart p/ Giant.
[]s
Asa surpreendeu, a potência do motor foi loucura, com disse o Cesar, uma mistura de motor de gasolina com um V-8, que coisa! Potencia de sobra, mesmo com os quase 10 quilos, dá para se dizer que tem subida vertical ilimitada. É muita força mesmo.
Depois no fim da tarde medimos com o “wattmeter” a potência do motor e pudemos observar que a hélice 19x12 esta “pesada” para o motor, marcou 130 A e 3800 watts. Aí trocamos a hélice para aquela 16x16 e aí sim caiu para uma coisa mais razoável, 90A e 2900 watts. Provavelmente terá menos força e talvez um pouco mais de velocidade, mas nunca se sabe, só experimentando.
Quando a pilotei pude notar que ela voa como uma avião normal, mas dava para sentir que ainda faltava um pouco de peso no nariz, acho que foi isso que fez ela estolar no pouso do segundo vôo, fazendo ela cair. Foram pequenos arranhões, os dois winglets se espatifaram, eu tinha emendado madeiras para economizar, e quebrou na emendas. Vou fazer agora eles menores e mais leves, e isso já vai ajudar no CG.
Ventava muito e dificultava muito os pousos, e os trens de pouso realmente estão sub dimensionados, não há dúvidas, mas para isso não sei o que fazer. Não tem mecânicos maiores no mercado e os hidráulicos já são caros e nem pensar.
Toninho Tomate, caprichou bastante, muito concentrado e cauteloso, mas com aquele vento e o peso de cauda... era impossível, o vento no “Altos do Aerobello” é cruel, ascendente, descendente, lateral, frontal, traseiro e diagonal... tudo ao mesmo tempo.
Sábado que vem, ela vai voar de novo, com winglets menores, fica mais tranqüilo com a outra hélice menor, o que vai aumentar o espaço dela com o chão e 150 gramas a mais no nariz.
Bom, foi uma festa de aniversário e tanto, foi muito bom receber os amigos lá. Bom que vocês gostaram do bolo... Quando cheguei em casa, a Cecília me perguntou se gostaram do bolo e respondi que o bolo tinha feito mais sucesso do que a asa!
Abraços a todos e ... obrigado! :D
Pedro[/quote:8ebb107c9b]
Parabéns duplo então!
Motores elétricos grandes virando hélices grandes, como eu sempre digo, têm um som muito mais parecido com um avião real do que combustão. No caso da asa, o som é acentuado pela interferência entre o bordo de ataque da hélice com o bordo de fuga da asa.
3800W é muito para este motor, pelo peso, a potência de pico deve ficar em torno de 3000W. Um cálculo que eu sempre uso é (peso do motor)*3.7, o que daria 2500W, mas é conservador.
Mediu a rotação ? Deve estar dando uns 7800 rpm, usando esta planilha aqui http://www.mvvs.nl/prop-power-calculator.xls . A 16X16 vai perder bastante empuxo, pode ser que deixe de ter vertical ilimitada, mas vai chegar perto dos 200km/h
E o timing ? Deu certo?
O trem de pouso pneumático, mesmo os chineses saem o preço de um Robart. E para aguentar 10kg, tem que ser os Robart p/ Giant.
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50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
- guilhermers
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- Pedro Prado
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Amanhã, feriado, vou ligar a asa aqui em casa com calma e medir as rotações das hélices que eu tenho, vai chegar da China mais duas hélices na medida 18x12, que eu acho que poderá ser uma alternativa intermediária.
Nelson, o “timing” ficou perfeito, a eletrônica toda está show (toc, toc na madeira...) com exceção de um imã que descolou e andou pra frente, muito pouco. [i:974eb86703][color=blue:974eb86703]Mas eu logo empurrei pro lugar e agora não sei qual era para eu poder colar... ora pois![/color:974eb86703] [/i:974eb86703]([color=blue:974eb86703]sotaque de português[/color:974eb86703]). Que faço?
Não tenho nenhuma foto, muito menos filme, com toda empolgação deixei a máquina no carro! Se alguém tiver alguma, por favor coloque aqui no post.
Novamente, a festa estava ótima, tudo, os amigos, a feijoada, o bolo, o chope... e a asa! Ótimo projeto do Cesar e muito bom trabalho de corte de isopor dele também!
Abs. Pedro :D
Nelson, o “timing” ficou perfeito, a eletrônica toda está show (toc, toc na madeira...) com exceção de um imã que descolou e andou pra frente, muito pouco. [i:974eb86703][color=blue:974eb86703]Mas eu logo empurrei pro lugar e agora não sei qual era para eu poder colar... ora pois![/color:974eb86703] [/i:974eb86703]([color=blue:974eb86703]sotaque de português[/color:974eb86703]). Que faço?
Não tenho nenhuma foto, muito menos filme, com toda empolgação deixei a máquina no carro! Se alguém tiver alguma, por favor coloque aqui no post.
Novamente, a festa estava ótima, tudo, os amigos, a feijoada, o bolo, o chope... e a asa! Ótimo projeto do Cesar e muito bom trabalho de corte de isopor dele também!
Abs. Pedro :D
- Lt_Nelson
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[quote:4062dab3b1="Pedro Prado"]Amanhã, feriado, vou ligar a asa aqui em casa com calma e medir as rotações das hélices que eu tenho, vai chegar da China mais duas hélices na medida 18x12, que eu acho que poderá ser uma alternativa intermediária.
Nelson, o “timing” ficou perfeito, a eletrônica toda está show (toc, toc na madeira...) com exceção de um imã que descolou e andou pra frente, muito pouco. [i:4062dab3b1][color=blue:4062dab3b1]Mas eu logo empurrei pro lugar e agora não sei qual era para eu poder colar... ora pois![/color:4062dab3b1] [/i:4062dab3b1]([color=blue:4062dab3b1]sotaque de português[/color:4062dab3b1]). Que faço?
Não tenho nenhuma foto, muito menos filme, com toda empolgação deixei a máquina no carro! Se alguém tiver alguma, por favor coloque aqui no post.
Novamente, a festa estava ótima, tudo, os amigos, a feijoada, o bolo, o chope... e a asa! Ótimo projeto do Cesar e muito bom trabalho de corte de isopor dele também!
Abs. Pedro :D[/quote:4062dab3b1]
Hum, imã descolado é sinal de superaquecimento, para saber qual descolou só mexendo um por um. Mas se um descolou, provável que mais descolem, a mexida já serve para verificar. Não caia na tentação de colar c/ CA, tem que ser epóxi, e de preferência de alta temperatura. Uma boa seria aquela JB Weld.
[]s
Nelson, o “timing” ficou perfeito, a eletrônica toda está show (toc, toc na madeira...) com exceção de um imã que descolou e andou pra frente, muito pouco. [i:4062dab3b1][color=blue:4062dab3b1]Mas eu logo empurrei pro lugar e agora não sei qual era para eu poder colar... ora pois![/color:4062dab3b1] [/i:4062dab3b1]([color=blue:4062dab3b1]sotaque de português[/color:4062dab3b1]). Que faço?
Não tenho nenhuma foto, muito menos filme, com toda empolgação deixei a máquina no carro! Se alguém tiver alguma, por favor coloque aqui no post.
Novamente, a festa estava ótima, tudo, os amigos, a feijoada, o bolo, o chope... e a asa! Ótimo projeto do Cesar e muito bom trabalho de corte de isopor dele também!
Abs. Pedro :D[/quote:4062dab3b1]
Hum, imã descolado é sinal de superaquecimento, para saber qual descolou só mexendo um por um. Mas se um descolou, provável que mais descolem, a mexida já serve para verificar. Não caia na tentação de colar c/ CA, tem que ser epóxi, e de preferência de alta temperatura. Uma boa seria aquela JB Weld.
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- Pedro Prado
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...eu já ia metendo CA :? , então terça-feira vou comprar JB Weld e vou me arriscar a abrir o motor. Acho que não tivemos super aquecimento não, no fim do vôo o motor estava super frio, também o ESC e as baterias.
Única foto que temos até agora, enviada pelo José Carlos.
[URL=http://img703.imageshack.us/i/asaturma.jpg/][img:70a73f2d3d]http://img703.imageshack.us/img703/3163/asaturma.jpg[/img:70a73f2d3d][/URL]
Única foto que temos até agora, enviada pelo José Carlos.
[URL=http://img703.imageshack.us/i/asaturma.jpg/][img:70a73f2d3d]http://img703.imageshack.us/img703/3163/asaturma.jpg[/img:70a73f2d3d][/URL]
- LaercioLMB
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Este projeto de asa, Blue Giant, mostra o "nariz" avançando 11 cm a frente do bordo de ataque, isto numa asa de 160 cm de envergadura. Dá para fixar a bequilha e as baterias mais a frente do CG e ser uma meia solução para o peso de cauda, sem adição de lastro.
Claro que vai dar mais trabalho e matar o bom acabamento e o Pedrão também pode me xingar... :) :)
http://www.jomari.de/assets/s2dmain.html?http://www.jomari.de/depronplans/50296895390858501.html
http://www.jomari.de/downloads/bluegiant.pdf
Abraços
José Carlos
Claro que vai dar mais trabalho e matar o bom acabamento e o Pedrão também pode me xingar... :) :)
http://www.jomari.de/assets/s2dmain.html?http://www.jomari.de/depronplans/50296895390858501.html
http://www.jomari.de/downloads/bluegiant.pdf
Abraços
José Carlos
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[URL=http://img703.imageshack.us/i/asaturma.jpg/][img:c63a545429]http://img703.imageshack.us/img703/3163/asaturma.jpg[/img:c63a545429][/URL]
Esta foto não montra muita gente... acho que tinha mais fotografos do que gente pousando junto da asa para a fotografia... isso sem contar com o pessoal que chegou atrasado.... e o pessoal que tem medo que a fotografia roube a alma deles :twisted: :twisted:
Tambem não poderia ser diferente com o nosso tão adorado colega Pedrão !!!!!! A Maioria do pessoal foi para prestigiar nosso colega... e talvez 1 ou outro foi somente para ver a asa voar.
Coloquei a mão no motor logo após o voo... estava só morninho... mais para frio... as baterias tambem estavam somente mornas. apesar do consumo o motor não sofreu com calor não... acredito que os imãs devem ter soltado na queda.... que apesar de não ter feito muito estrago pode ter soltado algum imã.
Esta foto não montra muita gente... acho que tinha mais fotografos do que gente pousando junto da asa para a fotografia... isso sem contar com o pessoal que chegou atrasado.... e o pessoal que tem medo que a fotografia roube a alma deles :twisted: :twisted:
Tambem não poderia ser diferente com o nosso tão adorado colega Pedrão !!!!!! A Maioria do pessoal foi para prestigiar nosso colega... e talvez 1 ou outro foi somente para ver a asa voar.
Coloquei a mão no motor logo após o voo... estava só morninho... mais para frio... as baterias tambem estavam somente mornas. apesar do consumo o motor não sofreu com calor não... acredito que os imãs devem ter soltado na queda.... que apesar de não ter feito muito estrago pode ter soltado algum imã.