Construção do Motoplanador Guppy- voou muito bem!!
- saratiel hirle
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[quote:dd40d32f94="motybetesh"]Excelente trabalho, nao parece iniciante. será que da para fazer de isopor ?[/quote:dd40d32f94]
Eu imagino que não, a menos que vc fuja das dimensões da planta e o faça mais "gordinho", pois se com paredes de balsa 6mm ele já ficou com pouco espaço interno, imagino que de isopor será muito mais complicado distribuir a eletrônica no seu interior.
Mas... só tentando para saber...
Eu imagino que não, a menos que vc fuja das dimensões da planta e o faça mais "gordinho", pois se com paredes de balsa 6mm ele já ficou com pouco espaço interno, imagino que de isopor será muito mais complicado distribuir a eletrônica no seu interior.
Mas... só tentando para saber...
- saratiel hirle
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[quote:c5efbf1bba="RCampos"]Parabéns pela construção, ficou perfeito. Se eu tiver que construir um motoplanador, com certeza será este.
O pouso dele foi bem lento, dava para pegar na mão. Você utilizou mixagem flaperon ou ele vem lento assim mesmo?[/quote:c5efbf1bba]
Não, ele não vem tão lento como no vídeo.
Acontece que naquele dia havia um vento moderado (vide biruta que aparece no vídeo), que contribuiu para que o pouso ocorresse em baixa velocidade.
No entanto, em condições de vento nulo, sua velocidade de pouso é lenta, mas jamais arriscaria pegá-lo na mão, pois não tenho coordenação motora suficiente para isso...rsrs
E digo mais... o pouso com vento nulo é muito difícil, pois ele mantém uma rampa de planeio baixíssima, é difícil acertar a final para que ele chege no ponto de pouso com a velocidade certa.
t+
O pouso dele foi bem lento, dava para pegar na mão. Você utilizou mixagem flaperon ou ele vem lento assim mesmo?[/quote:c5efbf1bba]
Não, ele não vem tão lento como no vídeo.
Acontece que naquele dia havia um vento moderado (vide biruta que aparece no vídeo), que contribuiu para que o pouso ocorresse em baixa velocidade.
No entanto, em condições de vento nulo, sua velocidade de pouso é lenta, mas jamais arriscaria pegá-lo na mão, pois não tenho coordenação motora suficiente para isso...rsrs
E digo mais... o pouso com vento nulo é muito difícil, pois ele mantém uma rampa de planeio baixíssima, é difícil acertar a final para que ele chege no ponto de pouso com a velocidade certa.
t+
- kamikaze4206
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Olá saratiel hirle. Muito boa construção. Parabéns! Cara, construi um guppy algum tempo atrás e percebi que nas curvas principalmente nas um pouco mais fechadas ele tinha (que Deus o tenha) a tendência a enbicar para o chão (stall) e um amigo construiu um a pouco tempo e percebi a mesma tendência no dele tb. Gostaria de saber se percebeu esta característica no seu, ou seja, isso é padrão nesse modelo de planador ou se pode ter sido algum erro na construção do meu glider. Um grande abraço e mais uma vez parabens.
parabéns pela construção, o modelo tá lindo!
só tenho uma dúvida: como tá a ventilação de bateria, speed e motor? digo isso pois já tive problemas no meu motoplanador, e como solução acabei removendo o spinner e abrindo pequenos furos na fuselagem para entrada de ar. não precisa ser grande, já que ele esquenta durante a subida e tem todo o tempo de planeio pra esfriar novamente. mas deixar tudo totalmente fechado não parece muito bom pra mim, principalmente em vôos longos com bastante acionamento do motor.
só tenho uma dúvida: como tá a ventilação de bateria, speed e motor? digo isso pois já tive problemas no meu motoplanador, e como solução acabei removendo o spinner e abrindo pequenos furos na fuselagem para entrada de ar. não precisa ser grande, já que ele esquenta durante a subida e tem todo o tempo de planeio pra esfriar novamente. mas deixar tudo totalmente fechado não parece muito bom pra mim, principalmente em vôos longos com bastante acionamento do motor.
- saratiel hirle
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[quote:d0a7574fd5="kamikaze4206"]Olá saratiel hirle. Muito boa construção. Parabéns! Cara, construi um guppy algum tempo atrás e percebi que nas curvas principalmente nas um pouco mais fechadas ele tinha (que Deus o tenha) a tendência a enbicar para o chão (stall) e um amigo construiu um a pouco tempo e percebi a mesma tendência no dele tb. Gostaria de saber se percebeu esta característica no seu, ou seja, isso é padrão nesse modelo de planador ou se pode ter sido algum erro na construção do meu glider. Um grande abraço e mais uma vez parabens.[/quote:d0a7574fd5]
Kamikaze, até agora não percebi esta tendência dos guppys. Até mesmo porque não o voo como um aero normal. Para mim, planador deve voar conforme ele quer, principalmente quanto à rampa de planeio, ou seja, ele desce sozinho, eu só atuo em roll para as curvas e eventualmente atuo no profundor quando ele pega alguma ascendente ou descendente.
Mas sei que asas alongadas, como dos planadores em geral (não só do guppy), estolam em baixos ângulos de ataque, assim, se vc fizer uma curva em baixa velocidade e cabrar muito para manter a altura, provavelmente ocorrerá o stol.
Ah! tem que ver também a possibilidade do seu nome estar atuando nisso...rsrs kamikaze...
Kamikaze, até agora não percebi esta tendência dos guppys. Até mesmo porque não o voo como um aero normal. Para mim, planador deve voar conforme ele quer, principalmente quanto à rampa de planeio, ou seja, ele desce sozinho, eu só atuo em roll para as curvas e eventualmente atuo no profundor quando ele pega alguma ascendente ou descendente.
Mas sei que asas alongadas, como dos planadores em geral (não só do guppy), estolam em baixos ângulos de ataque, assim, se vc fizer uma curva em baixa velocidade e cabrar muito para manter a altura, provavelmente ocorrerá o stol.
Ah! tem que ver também a possibilidade do seu nome estar atuando nisso...rsrs kamikaze...
- saratiel hirle
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[quote:7755a0c508="ze_mayer"]parabéns pela construção, o modelo tá lindo!
só tenho uma dúvida: como tá a ventilação de bateria, speed e motor? digo isso pois já tive problemas no meu motoplanador, e como solução acabei removendo o spinner e abrindo pequenos furos na fuselagem para entrada de ar. não precisa ser grande, já que ele esquenta durante a subida e tem todo o tempo de planeio pra esfriar novamente. mas deixar tudo totalmente fechado não parece muito bom pra mim, principalmente em vôos longos com bastante acionamento do motor.[/quote:7755a0c508]
ze mayer, instalei uma bateria de 1050mAh, um motor 2822 com uma hélice 9x6 e um speed de 30A. Nessa configuração o consumo máximo é de 13A, bem abaixo do limite de qualquer um dos componentes. Imagino que isto contribuiu muito para o não aquecimento da eletrônica.
O conjunto me dá uma autonomia segura de 7min, dos quais utilizo apenas 1 para subir até onde quero. Daí são no mínimo 3min de descida, o que favorece o resfriamento. Já cheguei a ficar 30 minutos sem motor em uma térmica.
Não costumo voar com ele com motor, afinal, ele é mais planador do "moto", assim sendo só uso o motor para subir.
Mas de qualquer forma, o conjunto não está totalmente fechado. Existe um vão em forma de anel de +/- 1mm entre o spinner e a fuselagem (vide foto) que serve de entrada e as gretas entre o canopy e a fuselagem, principalmente na parte posterior, servem de saída para a ventilação.
só tenho uma dúvida: como tá a ventilação de bateria, speed e motor? digo isso pois já tive problemas no meu motoplanador, e como solução acabei removendo o spinner e abrindo pequenos furos na fuselagem para entrada de ar. não precisa ser grande, já que ele esquenta durante a subida e tem todo o tempo de planeio pra esfriar novamente. mas deixar tudo totalmente fechado não parece muito bom pra mim, principalmente em vôos longos com bastante acionamento do motor.[/quote:7755a0c508]
ze mayer, instalei uma bateria de 1050mAh, um motor 2822 com uma hélice 9x6 e um speed de 30A. Nessa configuração o consumo máximo é de 13A, bem abaixo do limite de qualquer um dos componentes. Imagino que isto contribuiu muito para o não aquecimento da eletrônica.
O conjunto me dá uma autonomia segura de 7min, dos quais utilizo apenas 1 para subir até onde quero. Daí são no mínimo 3min de descida, o que favorece o resfriamento. Já cheguei a ficar 30 minutos sem motor em uma térmica.
Não costumo voar com ele com motor, afinal, ele é mais planador do "moto", assim sendo só uso o motor para subir.
Mas de qualquer forma, o conjunto não está totalmente fechado. Existe um vão em forma de anel de +/- 1mm entre o spinner e a fuselagem (vide foto) que serve de entrada e as gretas entre o canopy e a fuselagem, principalmente na parte posterior, servem de saída para a ventilação.
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- saratiel hirle
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