Construcao Planador tipo Lak-19
- harpia
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Fiz uns testes aqui e obtive o seguinte:
O perfil S3021 de 100mm tem um Coeficiente de sustentação CL= 0,64 a 90000 Reynolds, para tanto precisa voar a 50 Km por hora, para não estolar com um ângulo de 3º. ( foi o máximo que o programa conseguiu calcular)
O mesmo perfil com 150 mm na mesma velocidade voa num regime de Reynolds de 140000 e consegue voar num ângulo de 11º sem stolar e com CL de 1,27.
Este cálculo é importante para você entender em qual velocidade o seu planador vai voar.
O perfil S3021 de 100mm tem um Coeficiente de sustentação CL= 0,64 a 90000 Reynolds, para tanto precisa voar a 50 Km por hora, para não estolar com um ângulo de 3º. ( foi o máximo que o programa conseguiu calcular)
O mesmo perfil com 150 mm na mesma velocidade voa num regime de Reynolds de 140000 e consegue voar num ângulo de 11º sem stolar e com CL de 1,27.
Este cálculo é importante para você entender em qual velocidade o seu planador vai voar.
- Rafael Cotrim
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[quote:7481c13912="Rodrigo2004"]Agora da para perceber porque tem que ser feito o molde negativo, olhem como fica o acabamento do molde positivo depois de laminado...
Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.[/quote:7481c13912]
nessa foto vc usou fibra de vidro??
com que voçê aplicou?
Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.[/quote:7481c13912]
nessa foto vc usou fibra de vidro??
com que voçê aplicou?
uhm...
- harpia
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- Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
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[quote:69c76e0c2a="dark"][quote:69c76e0c2a="Rodrigo2004"]Agora da para perceber porque tem que ser feito o molde negativo, olhem como fica o acabamento do molde positivo depois de laminado...
Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.[/quote:69c76e0c2a]
nessa foto vc usou fibra de vidro??
com que voçê aplicou?[/quote:69c76e0c2a]
Dark
A laminação é feita com resina epoxi do tipo que não agride o isopor. Esse processo visa dar rigidez ao conjunto para depois poder fazer um molde da fuselagem.
Quando se trabalha com resina epoxi, a proporção tem que ser rigorosamente respeitada. Não importa a temperatura ambiente, e sim a relação resina/endurecedor, em peso ou volume. No frio demora mais a curar,porém a resistência final é igual a peça feita num ambiente mais quente, o que muda é o tempo de cura.
Se usarmos menos endurecedor porque estamos num lugar cuja temperatura é de 30 graus, por exemplo, a cura será prejudicada, a peça ficará "emborrachada". Da mesma maneira, se usamos mais endurecedor, a peça fica emborrachada também. Não podemos confundir resina epoxi com resina comum ( poliéster). Esta última cura mais rápido se usar mais catalizador e mais lento se usar menos. Por que? é simples, é um plástico diluído em Estireno que depois de evaporado pelo calor da reação volta a condição de plástico. A resina epoxi cura a partir de uma reação química entre o endurecedor e a resina, o resultado é um composto único, portanto não ocorre evaporação do diluente, tudo que é usado se agrega e fica lá, a sobra de um dos componentes prejudica o resultado, sendo assim, mais resina e menos endurecedor, sobra resina/ menos resina e mais endurecedor, sobra endurecedore a peçafica sem resistência.
São dicas que aprendi e ainda aprendo todo dia, pois cada resina tem suas propriedades e temos que seguir todos os passos ditos pelo fabricante da resina, do contrário não vamos obter êxito.
Conforme a coisa for andando eu vou postando as fotos da construcao aqui.[/quote:69c76e0c2a]
nessa foto vc usou fibra de vidro??
com que voçê aplicou?[/quote:69c76e0c2a]
Dark
A laminação é feita com resina epoxi do tipo que não agride o isopor. Esse processo visa dar rigidez ao conjunto para depois poder fazer um molde da fuselagem.
Quando se trabalha com resina epoxi, a proporção tem que ser rigorosamente respeitada. Não importa a temperatura ambiente, e sim a relação resina/endurecedor, em peso ou volume. No frio demora mais a curar,porém a resistência final é igual a peça feita num ambiente mais quente, o que muda é o tempo de cura.
Se usarmos menos endurecedor porque estamos num lugar cuja temperatura é de 30 graus, por exemplo, a cura será prejudicada, a peça ficará "emborrachada". Da mesma maneira, se usamos mais endurecedor, a peça fica emborrachada também. Não podemos confundir resina epoxi com resina comum ( poliéster). Esta última cura mais rápido se usar mais catalizador e mais lento se usar menos. Por que? é simples, é um plástico diluído em Estireno que depois de evaporado pelo calor da reação volta a condição de plástico. A resina epoxi cura a partir de uma reação química entre o endurecedor e a resina, o resultado é um composto único, portanto não ocorre evaporação do diluente, tudo que é usado se agrega e fica lá, a sobra de um dos componentes prejudica o resultado, sendo assim, mais resina e menos endurecedor, sobra resina/ menos resina e mais endurecedor, sobra endurecedore a peçafica sem resistência.
São dicas que aprendi e ainda aprendo todo dia, pois cada resina tem suas propriedades e temos que seguir todos os passos ditos pelo fabricante da resina, do contrário não vamos obter êxito.
Edson
- Eduardo Yamin
- membro
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
Rodrigo, excelente tutorial !]
Me explique uma coisa, depois de laminada a fuzelagem voce pretende "derreter" o isopor? se sim como voce faz isso já que há as barreiras que são as cavernas?
fale um pouco mais sobre o tecido utilizado e qual a previsão de camadas.
Estou fazendo uma fuzelagem com processo parecido e já cansei de tanto lixar e aplicar mais resina com microbaloons nos buracos....um trabalho sem fim, nao sei se sou muito perfecionista 8) ou s o isopor afunda ao lixar.....
obrigado
Me explique uma coisa, depois de laminada a fuzelagem voce pretende "derreter" o isopor? se sim como voce faz isso já que há as barreiras que são as cavernas?
fale um pouco mais sobre o tecido utilizado e qual a previsão de camadas.
Estou fazendo uma fuzelagem com processo parecido e já cansei de tanto lixar e aplicar mais resina com microbaloons nos buracos....um trabalho sem fim, nao sei se sou muito perfecionista 8) ou s o isopor afunda ao lixar.....
obrigado
- Rodrigo2004
- membro
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- Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
Eu nao estava muito preocupado com o tamanho da asa e o perfil, na verdade eu andei pesquisando qual perfil usar e eu achei um que parece ter ficado bom.
Eu estava pensando em usar o perfil FX61-163 na raiz e o FX60-126 na ponta para evitar o estol de ponta de asa.
Olhando as polares do perfil FX ele possui numeros parecidos com o perfil S3021 com uma asa de corda 150mm, porem o numero de Reynolds que eu utilizei foi para uma corda de 100mm na raiz.
Para um Reynolds de 68400 que corresponde a uma velocidade de 36km/h e considerando a corda media da asa a polar que eu obtive no javafoil foi a seguinte:
------------------( tem como colocar uma figura no meio do texto)??
Da para ver que o estol na raiz vai ocorrer com 9 graus e na ponta com 13 graus, sendo que o cl maximo e’ de 1,3. Isso esta bem proximo dos valores que o Harpia achou para uma asa de 150mm com o perfil S3021.
Se eu considerar uma velocidade de 54km/h vou ter um Reynolds de 103000 e o estol vai ocorrer em torno de 9 graus com um cl de 1,39.
Sera’ que com esse perfil ainda vai ser necessario aumentar a corda para 150mm?
Eu estava pensando em usar o perfil FX61-163 na raiz e o FX60-126 na ponta para evitar o estol de ponta de asa.
Olhando as polares do perfil FX ele possui numeros parecidos com o perfil S3021 com uma asa de corda 150mm, porem o numero de Reynolds que eu utilizei foi para uma corda de 100mm na raiz.
Para um Reynolds de 68400 que corresponde a uma velocidade de 36km/h e considerando a corda media da asa a polar que eu obtive no javafoil foi a seguinte:
------------------( tem como colocar uma figura no meio do texto)??
Da para ver que o estol na raiz vai ocorrer com 9 graus e na ponta com 13 graus, sendo que o cl maximo e’ de 1,3. Isso esta bem proximo dos valores que o Harpia achou para uma asa de 150mm com o perfil S3021.
Se eu considerar uma velocidade de 54km/h vou ter um Reynolds de 103000 e o estol vai ocorrer em torno de 9 graus com um cl de 1,39.
Sera’ que com esse perfil ainda vai ser necessario aumentar a corda para 150mm?
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- Rodrigo2004
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Dark -
Eu utilizei uma trincha(MG) ou pincel(SP) para aplicar a resina na fibra de vidro. Estou utilizando um tecido de 145g/m2, apliquei 1 camada sobre o molde de isopor.
Na verdade esse tempo quente ajuda um pouco na cura da resina principalmente porque a umidade do ar esta bem baixa. Eu ja laminei uma peca em dias frios e meio umidos utilizando uma balanca de precisao para dosar a resina e a peca ficou borrachuda.
Hoje eu terminei de laminar o modelo, ele ficou muito rigido! Quem quiser usar uma seringa para laminar acho que nao vai ter problemas com essa resina. Amanha eu irei comecar a melhorar o acabamento dele.
So para adiantar e explicar melhor aonde eu quero chegar, olhem este molde que o cara fez, espero chegar neste ponto. O molde que eu estou fazendo e’ para fazer o negativo da fuselagem, eu nao vou derreter o isopor, olhando as fotos da para entender melhor.
Pretendo deixar esse plandor com no maximo 500g ou um pouco menos, o molde da fuselagem de isopor com uma camada de fibra de vidro ficou com 130g, nada mal para quem nao economizou na resina… :shock:
Eu utilizei uma trincha(MG) ou pincel(SP) para aplicar a resina na fibra de vidro. Estou utilizando um tecido de 145g/m2, apliquei 1 camada sobre o molde de isopor.
Na verdade esse tempo quente ajuda um pouco na cura da resina principalmente porque a umidade do ar esta bem baixa. Eu ja laminei uma peca em dias frios e meio umidos utilizando uma balanca de precisao para dosar a resina e a peca ficou borrachuda.
Hoje eu terminei de laminar o modelo, ele ficou muito rigido! Quem quiser usar uma seringa para laminar acho que nao vai ter problemas com essa resina. Amanha eu irei comecar a melhorar o acabamento dele.
So para adiantar e explicar melhor aonde eu quero chegar, olhem este molde que o cara fez, espero chegar neste ponto. O molde que eu estou fazendo e’ para fazer o negativo da fuselagem, eu nao vou derreter o isopor, olhando as fotos da para entender melhor.
Pretendo deixar esse plandor com no maximo 500g ou um pouco menos, o molde da fuselagem de isopor com uma camada de fibra de vidro ficou com 130g, nada mal para quem nao economizou na resina… :shock:
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- harpia
- membro
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- Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
- Localização: Gravatá-PE
- Contato:
[quote:90c595d094="Rodrigo2004"]Eu nao estava muito preocupado com o tamanho da asa e o perfil, na verdade eu andei pesquisando qual perfil usar e eu achei um que parece ter ficado bom.
Da para ver que o estol na raiz vai ocorrer com 9 graus e na ponta com 13 graus, sendo que o cl maximo e’ de 1,3. Isso esta bem proximo dos valores que o Harpia achou para uma asa de 150mm com o perfil S3021.
Se eu considerar uma velocidade de 54km/h vou ter um Reynolds de 103000 e o estol vai ocorrer em torno de 9 graus com um cl de 1,39.
Sera’ que com esse perfil ainda vai ser necessario aumentar a corda para 150mm?[/quote:90c595d094]
Rodrigo.
Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, o seu trabalho está excelente. Sinto muito ter que dizer que o modelo com esse perfil não vai ficar bom.
Quanto ao perfil FX você não vai encontrar nenhum modelo atual utilizando-o, não serve nesse seu modelo. O S3021 é geralmente usado nos modelos dessa escala, eu tenho um Duo Discus aqui que usa esse perfil. Uma dica é pesquisar na internet no site dos fabricantes. Você vai ver muito MH, EPPLER, HQ, SD, HN etc, dificilmente FX ( muito antigo)
O que eu disse foi baseado nas pesquisas feitas e no que encontrei nos livros de aerodinâmica de aeromodelos.
Eu me atrevo a dizer estas coisas porque me sinto ai vendo o seu trabalho muito bem feito e percebo que algo pode dar errado com o perfil de corda muito pequena. Mais uma vez sugiro: use um perfil adequado e com uma corda mínima de 150 mm.
É simples de resolver, basta colar u novo perfil de compensado sobre o antigo e dar acabamento. Outro detalhe importante é o ângulo de incidência, em média é de 1,5º em relação ao eixo longitudinal da fuselagem.
Não copie exatamente o modelo original, o perfil é a primeira coisa que muda, a corda da asa, e o tamanho do estabilizador.
Vou dar um exemplo mais próximo da realidade: O Duo Discus escala cheia tem 20 metros de envergadura, uma corda na raiz de 94 cm e na ponta 18,8 cm. O meu modelo tem 2,5 m, portanto está na escala 1:8. Se seguíssemos a escala, a corda seria 11,7 cm e 2,35 cm na ponta, mas na verdade é 15 cm na raiz e 9 cm na ponta terminando em 4 cm no winglet.
Da para ver que o estol na raiz vai ocorrer com 9 graus e na ponta com 13 graus, sendo que o cl maximo e’ de 1,3. Isso esta bem proximo dos valores que o Harpia achou para uma asa de 150mm com o perfil S3021.
Se eu considerar uma velocidade de 54km/h vou ter um Reynolds de 103000 e o estol vai ocorrer em torno de 9 graus com um cl de 1,39.
Sera’ que com esse perfil ainda vai ser necessario aumentar a corda para 150mm?[/quote:90c595d094]
Rodrigo.
Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, o seu trabalho está excelente. Sinto muito ter que dizer que o modelo com esse perfil não vai ficar bom.
Quanto ao perfil FX você não vai encontrar nenhum modelo atual utilizando-o, não serve nesse seu modelo. O S3021 é geralmente usado nos modelos dessa escala, eu tenho um Duo Discus aqui que usa esse perfil. Uma dica é pesquisar na internet no site dos fabricantes. Você vai ver muito MH, EPPLER, HQ, SD, HN etc, dificilmente FX ( muito antigo)
O que eu disse foi baseado nas pesquisas feitas e no que encontrei nos livros de aerodinâmica de aeromodelos.
Eu me atrevo a dizer estas coisas porque me sinto ai vendo o seu trabalho muito bem feito e percebo que algo pode dar errado com o perfil de corda muito pequena. Mais uma vez sugiro: use um perfil adequado e com uma corda mínima de 150 mm.
É simples de resolver, basta colar u novo perfil de compensado sobre o antigo e dar acabamento. Outro detalhe importante é o ângulo de incidência, em média é de 1,5º em relação ao eixo longitudinal da fuselagem.
Não copie exatamente o modelo original, o perfil é a primeira coisa que muda, a corda da asa, e o tamanho do estabilizador.
Vou dar um exemplo mais próximo da realidade: O Duo Discus escala cheia tem 20 metros de envergadura, uma corda na raiz de 94 cm e na ponta 18,8 cm. O meu modelo tem 2,5 m, portanto está na escala 1:8. Se seguíssemos a escala, a corda seria 11,7 cm e 2,35 cm na ponta, mas na verdade é 15 cm na raiz e 9 cm na ponta terminando em 4 cm no winglet.
Edson
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- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm
Perfil
Ola se me permitem, concordo com o Harpia, se vc usar este perfil vc tera um resultado de vôo ruim, eu tenho um DG1000 e o perfil é um HQ 3-15, outro perfil que eu gosto muito é o eppler, quanto as proporções do modelo real/maquete, a corda tem que ser aumentada, não vou re explicar, o Harpia já disse tudo, era só pra colocar meu testemunho. Tenho uma lista interminável dos modelos de planadores (multiplex, Graupner, Hq...etc) comerciais e seus perfis, e realmente os eppler, HQ MH, EPPLER, SD, HN dominam.
Valeu
Tera
PS: Gostei das linhas do seu planador Rodrigo...
Valeu
Tera
PS: Gostei das linhas do seu planador Rodrigo...
- Rodrigo2004
- membro
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- Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
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[quote:c6be6cd992="Rodrigo2004"]Eu vou trocar o perfil!! Mas estou em duvida, entre os perfis S3021 e o HQ 3-15, eu achei o S3021 com uma espessura muito pequena ou será que é impressão minha? qual dos dois seria mais indicado?
Harpia, qual o comprimento do seu Duo Discus?[/quote:c6be6cd992]
O S3021 vai bem para este tipo de aplicação, desde que aumente a corda.
Os perfis de aeromodelos geralmente são mais finos que os de escala cheia mesmo, o maior motivo é a faixa de Reynolds muito diferente em que eles trabalham.
Até pode-se usar um perfil grossão, mas o arrasto será muito maior e o planeio será bem ruim...
Harpia, qual o comprimento do seu Duo Discus?[/quote:c6be6cd992]
O S3021 vai bem para este tipo de aplicação, desde que aumente a corda.
Os perfis de aeromodelos geralmente são mais finos que os de escala cheia mesmo, o maior motivo é a faixa de Reynolds muito diferente em que eles trabalham.
Até pode-se usar um perfil grossão, mas o arrasto será muito maior e o planeio será bem ruim...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.