Construção do JAHÚ - Savoia Marchetti S-55

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Hummm!! Uma luz se acendeu, essa é uma boa informação, grandes perspectivas.
Avatar do usuário
Wagner Buono
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 10:08 pm
Localização: Pindamonhangaba,SP

Mensagem por Wagner Buono »

A tinta que usam para pintar, pode ser as PU automotivas ou tem outras?
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Para áreas de isopor e depron, nada de tintas que usem "Thinner" ou seja Hidrocarbonetos aromáticos, ésteres glicóis e cetonas como diluente, pois irão derreter.
Eu já usei esmalte sintético automotivo diluído com "aguarrás" ou Hidrocarbonetos alifáticos sem problemas no depron, mas pode ser usado esmalte a base de água ou tintas acrílicas diluídas em álcool. O importante é que tenha aderência e cubra uniformemente, daí a importância de tirar o brilho do vinil.
Avatar do usuário
Wagner Buono
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 10:08 pm
Localização: Pindamonhangaba,SP

Mensagem por Wagner Buono »

Gilberto, é interessante entelar com vinil e após pintar como vcs estão auxiliando ou podemos pintar direto na balsa, é claro com um preparo de massa.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

No caso de balsa, desde que a massa não reaja com a tinta, vai qualquer uma.
No meu tempo de UC (VCC) eu tratava a madeira com uma mistura de dope e talco, lixa fina e tinta direto, ficava muito bom.
Cheguei a revestir todo o modelo (incluindo a fuselagem toda chapeada) com papel de bambu, nem sei se ainda existe, e dope, apliquei a tinta em cima e ficou perfeito.

A grande dificuldade mesmo é trabalhar com o depron.
Avatar do usuário
Wagner Buono
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 10:08 pm
Localização: Pindamonhangaba,SP

Construção do JAHÚ - Savoia Marchetti S-55

Mensagem por Wagner Buono »

Aqui a ansiedade falou mais alto, prendi com fita adesiva pra ver como está ficando.

Estou trabalhando com vontade, agora vou ter que mostrar serviço, pois, após o trabalho do Pedrooooo!!!!!....rsrsrsrsr :shock:
Anexos
uma previa de como está ficando a fuselagem.
uma previa de como está ficando a fuselagem.
Foto0378.jpg (18.84 KiB) Exibido 8954 vezes
Aqui com o estabilizador
Aqui com o estabilizador
Foto0370.jpg (20.43 KiB) Exibido 8954 vezes
Quanto mais voos, melhores ficam!!!!!
Avatar do usuário
genildo
membro
Mensagens: 505
Registrado em: Sex Abr 18, 2008 5:49 pm
Localização: são carlos S/p

Mensagem por genildo »

amigo o motivo do verniz é para facilitar a conservação dos mesmos pois com a tinta fosca estava acumulando muita folhigem das queimadas de cana .

[quote:6382a985f3="Gilberto"]Realmente, o museu Asas de um Sonho está "pisando na bola" somente neste aspecto, está "envernizando" todos os aviões, eu que trabalhei com o C-115 Buffalo por 27 anos levei um choque quando o vi todo brilhante daquela forma.
Também fica esquisito ver o Spitfire, o Me-109, Mig's e etc, brilhando daquela forma. Não custava nada colocar um fosqueante em um verniz e "dar um trato" no acervo.[/quote:6382a985f3]
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Mensagem por Jonathan M. »

Deixa te perguntar, esse tubo aí é de que material?

____________

Vejo que você está querendo pintar, eu tenho uma dica que aprendi. Você pode passar epoxy em todo o modelo, deixar perfeito para pintura, depois você passa uma mão de primmer e depois pode pintar com tinta automotiva, agregará um peso extra, mais o trabalho ficará excelente.
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:6cf01f1d0f="LaercioLMB"][quote:6cf01f1d0f="Pedro Prado"]Muito bom! Obrigado por não fazer de isopor!

[/quote:6cf01f1d0f]

Pedro, até pouco tempo eu dava 100% de preferência a aeromodelos feitos exclusivamente em balsa, mas depois que conheci um aeromodelista francês que faz aeromodelos escala praticamente só em depron, com raras excessões alguns em balsa, começei a ver os aeromodelos feitos em depron com olhos diferentes.
Veja a foto abaixo de um aeromodelo escala feito em depron, se não diz, jamais se imaginaria que fosse feito em depron.[/quote:6cf01f1d0f]

Laercio, vc pode me passar o link do site desse cara francês? abraço!

Wagner Buono, to adorando acompanhar essa construção, depois da parte bruta já feita, seria bem interessante dar uma boa atenção aos pequenos detalhes, é o que fica muitas vezes esquecido em sertos modelos. abraço!
Avatar do usuário
Wagner Buono
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 10:08 pm
Localização: Pindamonhangaba,SP

Construção do JAHÚ - Savoia Marchetti S-55

Mensagem por Wagner Buono »

[quote:4db351c357="JhowVoo"]Deixa te perguntar, esse tubo aí é de que material?

____________

Vejo que você está querendo pintar, eu tenho uma dica que aprendi. Você pode passar epoxy em todo o modelo, deixar perfeito para pintura, depois você passa uma mão de primmer e depois pode pintar com tinta automotiva, agregará um peso extra, mais o trabalho ficará excelente.[/quote:4db351c357]

Fala JhowVoo,
Sobre o tubo, eu comprei um tubo de aluminio de 10mm e fiz uma comparação com os tubos da antiga antena escama de peixe, cheguei a conclusão que a espessura e durabilidade são as mesmas. Estou utilizando 4 tubos de de antena em aluminio 10mm, ficou bem resistente.

A pintura gostaria que me ajudasse mais pois nunca fiz, o epoxi é a cola?

Vc está me devendo seu endereço pra te mandar a copia da planta.

Abraços!!
Quanto mais voos, melhores ficam!!!!!
Responder