Como descobrir o melhor motor para um aeromodelo (Ex: 700g)?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:d455059021="Gustavo Murad"]cbbeudo,

Seu problema é facilmente resolvido com um software gratuito disponibilizado aqui no fórum:

RCcalc !!

Baixa ele, coloca os dados do seu avião, a hélice que pretende usar e a rotação do motor com aquela hélice e a bateria que irá usar.

Escolhendo o perfil e o número de Reynolds adequado você consegue ter a velocidade de Stall, de cruzeiro além de calcular em certa velocidade o ângulo ideal.

Maiores explicações você acha no tópico FIXO sobre este programa.


Só mais um adendo:

A tabela mostrada acima para calcular os "kg/W" para cada tipo de modelo não funciona tão bem assim não......

Se você quer voar um shock e fazer manobras 3D de nada adianta seguir essa tabela e usar um motor de KV alto.... mesmo o motor tendo o mesmo tanto ou mais Watts do que mostrado na tabela.

Se você quer um aeromodelo rápido de nada adiantar pegar um motor com os Watts indicados ou mais se ele tem KV muito baixo e usa hélices de pouco passo...


O que quero dizer é que a tabela é ÚTIL, mas até certo ponto !!! Se você conhece as necessidades do aeromodelo pode usar essa tabela para te AJUDAR, mas não se siga só por ela ou vai ter péssimas escolhas....[/quote:d455059021]

Valeu Gustavo,

Agora vou dar uma fuçada nesse RC Calc, acho que isso será muito útil.

Abraços,
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Quanto ao RCCalc, tenho agora minhas dúvidas, inseri nele os dados do meu aeromodelo Hannibal com 1200mm de envergadura, mas tirando a largura da fuselagem, ficou com 1080mm, ele pesa 1050g e usa um motor TR3530 1100 com uma bateria 3S e uma hpelice GWS HD1260 e me dá uma rotação final de 7180 RPM e me mostrou no wattímetro uma potência de 268W.
Pelo RCcalc, ele me diz que o empuxo com essa configuração fica em 2199g, duvido disso plenamente e com uma potência de 393W.
Sei exatamente que esse motor que estou usando, se chegar a 290W ele torra rapidinho, pois eleva rapidamente a temperatura, a velocidade final ele me deu correta, que é 65,7Km/h, mas devido a potência elevada que ele me mostrou e do empuxo absurdo que um TR3530 1100 não tem condições de dar, não confio mais no RCCalc que ao meu ver, se tornou obsoleto e ultrapassado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

cbbeudo,

Que bateria você está usando? Acredito que se está esquentando com o setup, sua taxa de descarga não esteja adequada ao conjunto.

Se tiver um Watímetro, meça o consumo do conjunto a full stick. Se for uma bateria "Ching Ling" estime de 30% a 50% a mais de capacidade de descarga que o demandado pelo setup.

Como o Laercio citou, este modelo necessita de mais velocidade para voar, portanto as hélices dos modelos mais "calmos" não servirão ao proposito deste modelo. Precisa de mais passo para alcançar maior velocidade e com isso aumentará o consumo se tiver o mesmo diâmetro.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Gostaria de aprender a inserir dados no RCCalc, para poder colocar dados mais detalhados nele e obter respostas mais precisas.
Quando digo precisas, me refiro a erros bem menores do que o apresentado de me dar uma potência de 393W quando na verdade só tive 268W.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Sky_Raider
membro
Mensagens: 746
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 2:00 pm
Localização: Limeira/SP e Campinas/SP - 29

Mensagem por Sky_Raider »

Temos que nos atentar também ao tipo do perfil de asa, menos sustenção mais velocidade, porem maior velocidade de stoll o que atrapalha no pouso,,,, tem que colocar na balança e verificar os pros e contras para seu modelo. Tem tambem os modelos de helices de peformace como as apc que molhoram a equação potencia X velocidade
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

LaercioLMB,

Meu RCcalc não veio com essa hélices, GWS 12x6HD, acho que talvez você a tenha adicionado e o arquivo que você adicionou que esteja causando esse "erro".

Até porque jogando a hélices GWS 12x6RS, com 7180RPM só deu 308,1W de potência e apenas 1437g de empuxo!!

Logo com a HD deve dar MENOS empuxo e talvez menos potência também.

Tem alguma coisa errada nas suas medições ou no seu RCcalc, porque ele está muito diferente do meu...

Concordo que o RCcalc não está atualizado, o xfoil dele não está funcionando, falta opções e está com alguns bugs. Mas é um programa que atende bem aos projetos mais simples que fazemos e dá para ter uma noção muito boa das características de vôo do aeromodelo pretendido e dessa forma escolher o motor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

No meu RCCalc a única hélice GWS que aparece é uma 3020HD e eu usei nele uma APC SF1260 que eu tenho aqui também e os testes reais não ficam nem próximos aos testes virtuais do RCCalc.
Não temos motores para colocar lá, somente na suposição de rotação X passo X empuxo e coisas assim.
Por isso eu falei que se eu soubesse como inserir dados no RCCalc, com certeza o faria, assim como fiz no drive calculator que te dá alguma coisa vaga ta´mbém, mas se inserires todos os dados corretos do motor, como diâmetro do estator, número de voltas dos fios, bitola dos fios, quantos fios usados por bobina, resistência interna real das baterias e coisas assim, verá que os resultados mudarão drasticamente e aquele sonho todo irá por água abaixo, pois você completou o programa com dados que faltavam nele para uma maior precisão e os resultados que você obtém se estivesse trabalhando com um motor no limite achando que estava bom, verá que o motor estará trabalhando acima do limite dele e entenderá o por que não ter todo o desempenho que esperava ter ou até mesmo o contrário, ter uma ótimo rendimento de um determinado motor em seu projoeto na qual muitos outros condenaram esse motor para esse tipo de uso.

Desde que eu comprei as ferramentas como tacógrafo, wattímetro e um bom multímetro, vi o quanto de errado esses programas me davam em resultados, não pelo programa ser ruim, não é, o programa é bom, mas faltam dados mais corretos para que a precisão seja alcançada com uma proximidade mais real do que realmente temos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Concordo plenamente

Também tenho um Multímetro e um Wattimetro para fazer eu mesmo meus testes, testo ainda usando uma balança digital para empuxo medido e o PCtaco como tacômetro (mas pretendo comprar um próprio para aeromodelismo o mais rápido possível).

O meu RCcalc já veio com mais hélices que o seu, talvez seja questão de versão mesmo, e veio com a GWS 12x6 RS nos testes dela deu esses resultados que te passei, que estão bem próximos dos que você conseguiu em testes práticos.

De toda forma parece que o dono do tópico tem usado o RCcalc com sucesso como ele me informou por PM.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:eafc65ee62="Gustavo Murad"]Concordo plenamente

Também tenho um Multímetro e um Wattimetro para fazer eu mesmo meus testes, testo ainda usando uma balança digital para empuxo medido e o PCtaco como tacômetro (mas pretendo comprar um próprio para aeromodelismo o mais rápido possível).

O meu RCcalc já veio com mais hélices que o seu, talvez seja questão de versão mesmo, e veio com a GWS 12x6 RS nos testes dela deu esses resultados que te passei, que estão bem próximos dos que você conseguiu em testes práticos.

De toda forma parece que o dono do tópico tem usado o RCcalc com sucesso como ele me informou por PM.[/quote:eafc65ee62]

O que estou usando é o 1.3 BETA, baixado recentemente e só tem hélices ACP, uma GWS e uma outra que nem lembro mais a marca.
Sinceramente fiquei muito decepcionado, em picos altos o motor até chega em 305W, mas a constante dele não é isso e o que temos que saber é a constante e não um pico máximo em uma eventual retomada de aceleração, já que essa retomada não dá um pico de nem 5 segundos.
O fato dele me dar que o motor gerou ,ais de 2 kilos de empuxo, é outra coisa irreal para o TR3530 1100.
Por esse motivo é que se eu tivesse como inserir dados dos motores por exemplo, já teria uma melhor noção como tem no drive calculator que é bem mais preciso do que o RCCalc.
Prefiro indicar aos demais o drive calculator do que o RCCalc que até tampa de privada voa com ele hehehehehehehehehehe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rodrigo china
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jan 15, 2012 12:40 am

Qual motor usar no me aeromodelo..

Mensagem por Rodrigo china »

Ola pessoal do e-voo e meu primeiro post aqui,
e gostaria que alguem me ajudasse se possivel..
Eu fiz um aeromodelo tucano t-27 ,
so que nao sei que motor eletrico usar... Para dar o torque
Suficiente pra voar, e fazer algumas acrobacias...
As especificacoes do meu aeromodelo:
Envergadura: 1 metro
Comprimento: 94cm
Peso: 720 gramas ( com toda a eletronica inclusa),
Helice: apc 8x6.. ( nao e triplice! E sim a convencional, duas pas)
Se alguem puder me ajudar desde ja agradeco...



:cry:
Responder