Construcao Planador tipo Lak-19

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
AEROLIPE
membro
Mensagens: 642
Registrado em: Ter Out 11, 2005 1:45 pm

Mensagem por AEROLIPE »

vai usar servos tipo s3004 ?

coloque + fotos!
abraços!
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

desculpe tbm meter o bedelho, mas como será feita a asa?

PErgunto isso pois um modelo com alongamento tão grande assim, com um perfil fino, vai te gerar uma dificuldade em fazer longarinas resistentes, pois eles estarão praticcamente juntas, não transformando muito bem a força de torçao em força de tração.

Uma asa tão longa assim é bem complicada de construir. Parabéns pela disposiçao

ABS!
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Modifiquei o desenho para a nova asa com corda de 150mm na raiz e perfil S3021, ate que nao mudou muito a aparecia do aviao, achei que ficou bom!


-Paulo-

Para projeto da longarina eu estou aceitando sugestoes, inicialmente eu estava pensando em usar um isopor com fibra de vidro laminada no bordo de ataque formando uma caixa de torcao e uma lonagarina de balsa com as mesas de fibra de vidro(fios longitudinais), nao sei se vai dar certo mas eu vou fazer uns testes com algo parecido. Nao queria fazer a asa inteira laminada para aliviar peso, e tambem por enquanto nada de fibra de carbono para deixar o projeto com um custo baixo, isso so em ultimo caso.


-------


Hoje eu lixei todo o molde e comecei a passar massa e lixar, acho que ainda vai ser preciso mais umas duas aplicacoes de massa e lixa para nivelar e deixar igual pintura de geladeira...heheheh
Anexos
Desenho
Desenho
asa planta.JPG (15.3 KiB) Exibido 56524 vezes
primeira estimativa para a estrutura da asa.
primeira estimativa para a estrutura da asa.
longarina.JPG (11.29 KiB) Exibido 56525 vezes
Molde ainda sem aplicacao de massa
Molde ainda sem aplicacao de massa
B.JPG (28.53 KiB) Exibido 56530 vezes
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:b401de63f7="AEROLIPE"]vai usar servos tipo s3004 ?

coloque + fotos!
abraços![/quote:b401de63f7]

Um problema nessas asas é a pouca espessura. Não existe servo que caiba numa asa cujo perfil na área dos ailerons tem 12 mm de espesura. No meu Duo Discus os servos ficaram um pouco para fora.
O perfil S3021 tem 10% de espessura, assim na raiz vai ter 15mm e na ponta + - 10mm
É uma asa muito fina. No meu planador eu fiz uma longarina de carbono da raiz até 2/3 da asa, mesmo assim a asa era muito flexível porém resistente.
Na imagem tem um esquema para fazer a longarina de fibra de vidro ou carbono. Acho que você deveria usar uma camada de fibra sob a madeira para dar mais resistência.
Anexos
longarina.JPG
longarina.JPG (21.52 KiB) Exibido 56529 vezes
Edson
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Para lixar a massa eu estou utilizando um toquinho de madeira com carpete em baixo, ajuda bastante. No inicio eu usei uma lixa 60, para tirar o grosso, depois eu 120 e no final uma 320. Talvez antes do acabamento final sera necessario uma lixa ainda mais fina....ainda tenho que aplicar mais demaos de massa para ver como fica...
Anexos
massa sem acabamento
massa sem acabamento
B (1).JPG (25.84 KiB) Exibido 56525 vezes
B (2).JPG
B (2).JPG (22.88 KiB) Exibido 56526 vezes
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:fc325d8507="Rodrigo2004"]Para lixar a massa eu estou utilizando um toquinho de madeira com carpete em baixo, ajuda bastante. No inicio eu usei uma lixa 60, para tirar o grosso, depois eu 120 e no final uma 320. Talvez antes do acabamento final sera necessario uma lixa ainda mais fina....ainda tenho que aplicar mais demaos de massa para ver como fica...[/quote:fc325d8507]

Esta fase é um pouco trabalhosa, mas dá bons resultados.
Eu costumo diluir a massa poliéster com resina de poliéster até ficar pastosa para aplicar com pincel, depois eu lixo tudo e aplico novas demãos conforme ficar a superfície. Depois primer e pintura com tinta PU e polimento, até que a peça fique lisa e brilhante.
Edson
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Também estou projetando um planador escala e gostaria de saber se alguém pode indicar uma pessoa, que faça moldes para fuselagem ou, que possa me ensinar a faze-lo.
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Alguém sabe como se faz um molde de fuselagem como o da pagina anterior?
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

Pô Rodrigo.... Tá fazendo miséria ai em Limeira em.......
Não esquece a gracinha quando voltar aqui pra BH, Os moldes tambem....ahehahe

Tá ficando muito legal...
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

[quote:8eb5a401bf="Vitor Mano"]Também estou projetando um planador escala e gostaria de saber se alguém pode indicar uma pessoa, que faça moldes para fuselagem ou, que possa me ensinar a faze-lo.[/quote:8eb5a401bf]


Se voce aguardar mais alguns dias eu estarei fazendo um molde desses e voce podera acompanhar a construcao aqui pelo forum.
Responder