Montagem concluída - vários problemas - quase tudo resolvido

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
carlosraniery
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 2:59 pm
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por carlosraniery »

Vlw LCid, nesse fim de semana vou estar fora, mas no próximo com certeza farei um voo inicial. Vou tentar fazer um vídeo também (se a DAC não começar a rir no vídeo eu posto).

Até lá, vou treinando no simulador, lendo e perguntando :-) Abraços.
carlosraniery
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 2:59 pm
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por carlosraniery »

Olá pessoal, sou eu mais uma vez :-)

Não sei se é preciosismo meu, mas percebi que a main drive gear e a autorotation tail drive gear não estão perfeitamente paralelas. A distância entre elas em um lado é diferente do lado extremo oposto. Eu diria que há uma diferença na distância por volta de 0.5mm. Isto é normal?

Fiz um teste sem as pás principais e os paddles e percebi que o eixo principal balança um pouco, principalmente em baixas rotações. Ele possui uma folga muito pequena, mas perceptível mesmo quando o heli está desligado.

Não sei se isto poderia prejudicar o voo ou aumentar o desgaste, então devo me preocupar?
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:97b963dbfb="LCid"]Bem, eu dou a sugestão de voce agora ajustar o passo das pás de -3º à +9º em modo "normal". -9º para modo normal é muito e o risco de voce destruir o heli num simples pouso é grande. Explico: Nesta fase de aprendizado é normal o piloto tomar uns sustos. E o instinto básico é baixar imediatamente o stick do acelerador. Se voce fizer isso com as pás com -9º, seu heli vai descer tão ou mais rápido que um martelo sem cabo e se espatifar no chão.

Outra sugestão, se voce está iniciando no hover, aconselho a deixar a mixagem da bailarina em uns 45% em vez dos 60% que está. Isso vai deixar seu heli mais suave e "controlável" nesse processo de aprender o hover. Depois, com mais experiencia, voce volta pros 60% ;-)[/quote:97b963dbfb]

Voto com o relator. Concordo plenamente com as sugestões. Altere o passo mínimo na curva de passo do rádio. A parte mecânica e demais ajustes parecem corretos. Releia aquele post que coloquei aqui na página um de seu tópico que explica o jeito de fazer isto.

Um exponencial de +15 ou +20% nos canais de Aileron e Profundor no seu DX7 seria interessante, vai deixar o stick menos sensível no centro.

Quanto à main gear, se montou tudo certo, ela "sambar" um pouco não é problema. Mas, se tem uma folga no eixo principal, é porque você não fixou direito o retentor dele. Afrouxe-o e fixe-o novamente firmando o retentor por cima e a main gear por baixo, para não não ter folgas.

Para ter certeza, é melhor postar um vídeo ou fotos específicas do que está acontecendo com o heli.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
carlosraniery
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 2:59 pm
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por carlosraniery »

Oi Airton, realmente havia uma pequena folga vertical que corrigi mexendo no retentor.

Quanto à gear e como um vídeo vale mais que mil palavras:

[url]http://inf.ufrgs.br/~crpsantos/misc/heli/video.html[/url]

Se o vídeo não abrir, o arquivo está disponível em [url]http://inf.ufrgs.br/~crpsantos/misc/heli/DSCF3903.mp4[/url]

Obrigado e abraços.
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Carlos, talvez voce consiga desempenar a gear.
Aqui neste vídeo o cara mostra como.
Tente, antes de comprar uma nova ;-)
http://www.youtube.com/watch?v=0LpKiT2QrYs
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Se a preocupação é só com este ponto, tá beleza.

Agora vem o resto... Gyro, trimagem, blá blá blá... Heheh!



Abs,

Airton
carlosraniery
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 2:59 pm
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por carlosraniery »

Opa Airton, então não preciso me preocupar com isto?

Então deixa eu fazer outra pergunta. Só vou perceber se o heli está totalmente trimado após o primeiro voo? (acho que estou sendo chato procurando cabelo em sapo)
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Velho,

Na boa, o que você está fazendo é legal: Ralar para montar sozinho o heli.

Só que vai chegar em um ponto em que ou você assume a coisa de uma vez ou não vão acabar nunca as chances de perguntas.

Quanto à trimagem final, só voando mesmo. Decole, verifique a tendência, pouse, trime, decole... E ai vai. Antes disto, milhares de horas de simulador e X treino no heli, ok?

Abs,

Airton
carlosraniery
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 2:59 pm
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por carlosraniery »

Vlw Airton, você está completamente certo! Gostaria de dizer também que estou muito feliz com o que aprendi aqui e com toda a ajuda que recebi.

Agora que grande parte das dúvidas foram respondidas, só me resta mesmo treinar muito no simulador. Assim que eu fizer o primeiro voo, vou postar aqui os resultados.

Abs,

Raniery

P.S.: A tua figura é um heli voando de dorso?
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:cc00b1dba7="carlosraniery"]
P.S.: A tua figura é um heli voando de dorso?[/quote:cc00b1dba7]

Sim. Pq? Ficou tão ruim assim? rsrs
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Responder