Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:fdbe1c0033="Leonardo Alves da fonseca"]vou olhar aqui em Goiânia para vê se eu acho este rádio para compra e evitar de pagar o frete.
[/quote:fdbe1c0033]
Você também acha em http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8992

Escolha o Modo 2, que tem o acelerador no stick esquerdo. Como o modo 2 é mais procurado que o modo 1 (e costuma não ter no Hobbyking), tem um tópico no e-voo que ensina a converter o modo 1 para o modo 2. O Turnigy mode 1 é mais fácil de achar no HobbyKing.
[quote:fdbe1c0033]
Acrescetando, eu tenho observado que tem muita gente usando rádio da marca aurora, será que presta?.
[/quote:fdbe1c0033]
O Aurora 9 é da Hitec. Parece que o pessoal tem gostdo muito dele.
[quote:fdbe1c0033]
Caro amigos, se não for abusar da boa vontade de todos, eu queria que vocês me informa-se quais as marcas de rádio que posso comprar sem ter problemas?.
[/quote:fdbe1c0033]
Rádios dos fabricantes Futaba, Hitec e JR. Correndo por fora, Turnigy.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Aoyama
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 2:03 pm
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Aoyama »

Alex, estou com uma duvida sobre a asa, a minha asa tem 1mt de envergadura, só que não sei como fazer aquela curva na ponta da asa, será que eu posso fazer ela com 10cm a mais e desgastar na lixa, ou eu tenho que fazer ela com 1mt e desgastar a partir do tamanho original?

Obrigado.
Avatar do usuário
capelao
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jun 07, 2010 11:23 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por capelao »

você calculou a fuselagem com tamanho para asa de 1,20 ou 1 m?
fabioufs2003
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 11:11 pm
Localização: Aracaju, Sergipe

Mensagem por fabioufs2003 »

Olá a todos, sou novo neste forom e estou montando o meu primeiro peiper. Gostaria da orientação em relação a costrução.
Estarei colocando os dados do avião: 100 cm de envergadura, 17 de corda. Já fui aferi o peso com entelamento com fita. A asa ficou com 0,106 g e a fuzelagem com lemes horizontal e vertical entelado ficou com 0,114 g estarei em seguida colocando fotos
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por Diego Costa »

Fabio, que tipo de orientação vc precisa?

Em primeira instancia acho que o peso do aero ficará um pouco acima do esperado, considerando que só o aero está pesando uns 220g (acredito que sem a parte eletrica instalada, correto?).

Pelo que ja li aqui no topico, tem que tomar cuidado com peso, pra não correr o risco de aumentar a carga alar e comprometer a sustentação, e nem deixar o modelo arisco. Carga alar é a razão entre peso do modelo em relação à área da asa, e determina a velocidade do avião. Mais peso precisa de mais sustentação, que pode ser obtida aumentando a velocidade ou aumentando a asa.

Para colocar fotos, hospede-as em um servidor, e depois coloque o link envolto das tags IMG. Por exemplo:

[img*]link direto da imagem[*/img]

PS: Retire os asteriscos. Só coloquei-os para vc visualizar como é o codigo de inserção de imagens.

As imagens não devem ultrapassar a resolução de 640x480pixels
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por Diego Costa »

Olá Alex. Olha eu te enchendo a paciencia de novo rsrs.

Bom, decidi montar meu proprio Piper, não aguento mais a ansiedade pra voar, até ja encontrei instrutores por aqui. Não sei quando, mas bem provavel que passarei a frequentar a Pedreira do Garcia, aqui em Campinas (inclusive o instrutor que encontrei voa por lá de Sabado à tarde). Então optei por construir o Piper, ja que sua gama de controles pode ser melhor aproveitada no aprendizado.

De inicio, pretendo construir 2 asas para o mesmo modelo, uma com diedro e sem aileron, e outra reta com aileron (ou com um diedro leve de 1 ou 2 graus).

Quanto a isso não tenho duvidas, visto que há varios tutoriais por aqui sobre construção de asas, linkagem e etc, e o seu topico está totalmente "auto-explicativo" e muito bem detalhado, acredito que não terei dificuldades em construir o meu.

Mas me surgiu uma pequena duvida na "conversão de medidas", então utilizarei os dados de seu Piper como exemplo:

Envergadura: 120cm
Fuselagem: 68cm (sem profundor)
Corda: 18cm
Comprimento: 76cm
Carga alar: 22g/dm²

Por causa de um erro bobo acabei fazendo a asa com 1,44m de envergadura e 22cm de corda. Pra converter, multipliquei as medidas do seu Piper por 1,2, e cheguei nessas medidas abaixo:

Envergadura: 1,44m
Fuselagem: 82cm (sem profundor)
Corda: 22cm
Comprimento: 92cm
Carga alar: ???

As medidas estão corretas, ou pelo menos dentro do limite de "tolerancia"?

Usando P3, qual seria a estimativa de peso nessas medidas pronto pra voar, para que eu possa calcular a carga alar? Em torno de 1300~1400g, ou estou exagerando?

Seguindo essas proporções, qual seria o motor + bateria necessarios?

E por ultimo: a caixa de redução é necessaria, ou posso motar com outro motor em direct drive?

A proposito, estou com o RCcalc aqui, mas devido a falta de conhecimento tecnico estou com dificuldades em encontrar o tipo de motor adequado para o Piper de 2m.

Parabéns pelo topico, amanhã comprarei o material necessario para construir o meu

Obrigado mais uma vez pela ajuda :-D
katabora
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mai 09, 2011 11:48 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por katabora »

Gostei, mas qual a autonomia de vôo?
Avatar do usuário
andré felipe packer
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Mai 10, 2010 8:11 pm
Localização: rio negrinho, santa catarina

Mensagem por andré felipe packer »

o piper fico bom sem aileron??
Avatar do usuário
Juliano Kamikaze
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
Localização: Santa Helena, PR - 35 anos

Mensagem por Juliano Kamikaze »

Eu fiz uma desses piper j3 seguindo este tópico.
E conheço muitos no fóorum que também
seguiram como primeira construção!
Tá virando uma lenda no e-vôo.
Parabéns ao Alexmaq!!!
Avatar do usuário
SAMUEL JASON
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 11:57 am

Mensagem por SAMUEL JASON »

quem tem um para vender???
Responder