Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

xor
membro

Mensagempor xor » 21 Nov 2010 22:31

[quote:f8e5dc6b49="John"]Pessoal, ja que o assunto aqui e Zagi, queria difundir essa maravilha voadora aqui na regiao oeste de Minas, mais precisamente em Divinopolis, onde moro. Gracas as muitas dicas que o Xor me passou, hoje eu passo horas incriveis voando Zagis que eu mesmo corto. Ja distribui algumas para os amigos, e para aqueles que ainda nao voaram Zagi ou que ja voaram e gostaram, ai vai meu recado, vamos marcar dia, hora e local aqui em Divinopolis pra voar, e, se precisarem de asas e so me dizer, ok!Abracos a todos os pilotos[/quote:f8e5dc6b49]

É isso aí John. O + importante é usar a informação pra se divertir e ajudar os outros tb! Massa!!!

denilsonguerra
membro

Mensagempor denilsonguerra » 10 Dez 2010 11:15

Tô construindo minha 1 zaggi seguindo as instrucoes do site do TZAGI.
Envergadura: 1,20m - Perfil Zagi12
Eletronica: Emax 2812 (1534 kv)
Hélice GWS 70x60
Esc 25a
Servos: Turnigy 16g
Bateira: 1300, 1600 ou 2200.

Pergunto aos colegas alguma mudança ou ta bom assim?
Toda a ajuda será bem vinda.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 10 Dez 2010 11:58

Fala Denilson!! Rapaz tentei falar contigo hoje pelo msn, mas não deu certo!!
Gostei da configuração da sua Zagi, não vai ficar muito rápida, mas vai voar muito bem!!
Você tá seguindo o tutorial do xor? Não esquece de colocar o washout (não lembro se escreve assim)!
Construí uma de 90cm! Tô ruim das "vistas", em 5 voos, foram duas lenhas!KKK! Tá ali encostada, tô com medo dela!KKK
Dia 20 estou por ai, acho que vou levar minha Zagi.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

Cristiano Campos
membro

washout

Mensagempor Cristiano Campos » 20 Dez 2010 23:24

Olá pessoal, estou com uma zagi aqui (120cm) que não tem washout.

Duas perguntas:

**Teria alguma forma de fazer um washout nela? Ela não está entelada, mas já está reforçada com as varetas de fibra de vidro.

** Será necessário dar mais distancia (colocar mais para o centro do aileron) os links? Já que ficaram muito na ponta.

São de balsa e medem 52 comprimento X 4,5 na ponta externa X 3,5 na ponta interna X 3mm espessura
Segue duas imagens que mostra o reforço dela. Ainda não consegui voar com ela, tinha entelado ela com fita de piso, ficou muito pesada, quando encomendar outro corte de zagi já vou pedir umas fitas coloridas junto.

Ai está o setup que tenho para usar nela:

Motor E-Max 2822 e 2812
Esc Suppo 20A
Lipo ELE 1700 20C
Mixer externo
RX Berg 4C
Servo Hextronic 5010
Hélices GWS EP8040 - EP9050 e uma hélice tipo slow 8060

http://img257.imageshack.us/g/zagireforada.jpg/

Obrigado e um Ótimo Natal à todos.

xor
membro

Mensagempor xor » 21 Dez 2010 22:13

Olá Cristiano

O washout é uma elevação do bordo de fuga gradativo e, mesmo que vc conseguisse esta torção com alguma geringonça, não ia ficar igual dos 2 lados.
Já vi muitas zagis voando sem washout.
Vc vai ter a velocidade de stall um pouco mais alta mas é melhor do que ter uma zagi tonta...rs

Os links na ponta vão forçar uma torção maior ao longo do elevon mas sendo seus elevons de balsa, é menos relevante ainda mais pelo fato dos seus servos serem standard. Os elevons de material mais rigido é melhor.

Não vai ser uma super zagi e função do peso e da eletrônica com potência limitada, mas vai voar direito.

Abs

Abs

bikalho
membro

Mensagempor bikalho » 22 Dez 2010 21:35

Fiz um zagi nova com a ajuda do Farleytufão ( usuário do fórum), ela tem 1m mt de envergadura.

Perfil mh45

O setup é esse

Motor turnigy 2409 1600kv
esc 30a
rx orange dsm2
bateria nonatech 2200mah 3s
servos hxt 9g
hélice 7x6

Fiz o teste dela hj, voou, e muiiito bem pro sinal,a ela tá uma bala com esse setup 8)

fotos

[img:66c011b691]http://i425.photobucket.com/albums/pp335/bikalho/DSCN0034.jpg[/img:66c011b691]

[img:66c011b691]http://i425.photobucket.com/albums/pp335/bikalho/DSCN0035.jpg[/img:66c011b691]
Twist 40 + Piper cheroke + Hobbico Avistar + Hitec A9... Ô trem bão so :D

robson_oa
membro

Mensagempor robson_oa » 25 Dez 2010 09:25

Ta aí a minha
[yt]xV3tEUqlwJM[/yt]
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI

xor
membro

Mensagempor xor » 14 Fev 2011 19:08

[quote:4aa59c1810="bikalho"]Fiz um zagi nova com a ajuda do Farleytufão ( usuário do fórum), ela tem 1m mt de envergadura.

Perfil mh45

O setup é esse

esc 30a
rx orange dsm2
servos hxt 9g
hélice 7x6

Fiz o teste dela hj, voou, e muiiito bem pro sinal,a ela tá uma bala com esse setup 8)

[/quote:4aa59c1810]

Show!
Só recomendaria que da próxima vez colocasse o horn um pouco mais pra fora (os servos idem) para melhorar o comando.

Valeu.

xor
membro

Mensagempor xor » 14 Fev 2011 19:19

Dentre as zagis que me encomendaram recentemente, saiu essa aí, a meu contra-gosto, mas tive que fazer. Afinal o cliente não tem razão, mas paga, né?

A zagi ficou boa mas só vive caindo. O cara já me trouxe aqui 2x para consertos.
Até o motor já queimou.
Neste fim de semana levou para voar na Ilha de Itaparica e acabou caindo no mangue (lama mesmo). Faz sentido...
:-)

Dá pra perceber o que mencionei no post anterior, que tento afastar bem os servos e o horn (pelo menos uns 10 cm da borda)

Abs
Anexos
zagi_bahia_peq.jpg
zagi_bahia_peq.jpg (30.83 KiB) Exibido 10296 vezes

Tom-TW
membro
Contato:

Mensagempor Tom-TW » 14 Fev 2011 19:27

[quote:ffcb7893bc="xor"]Dentre as zagis que me encomendaram recentemente, saiu essa aí, a meu contra-gosto, mas tive que fazer. Afinal o cliente não tem razão, mas paga, né?

A zagi ficou boa mas só vive caindo. O cara já me trouxe aqui 2x para consertos.
Até o motor já queimou.
Neste fim de semana levou para voar na Ilha de Itaparica e acabou caindo no mangue (lama mesmo). Faz sentido...

Dá pra perceber o que mencionei no post anterior, que tento afastar bem os servos e o horn (pelo menos uns 10 cm da borda)

Abs[/quote:ffcb7893bc]

[b:ffcb7893bc]A VIDA COMO ELA É...[/b:ffcb7893bc]
:lol:
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo

Farleytufao
membro

Mensagempor Farleytufao » 14 Fev 2011 19:59

[quote:7ad73b7242="xor"][quote:7ad73b7242="bikalho"]Fiz um zagi nova com a ajuda do Farleytufão ( usuário do fórum), ela tem 1m mt de envergadura.

Perfil mh45

O setup é esse

esc 30a
rx orange dsm2
servos hxt 9g
hélice 7x6

[/quote:7ad73b7242]

Show!
Só recomendaria que da próxima vez colocasse o horn um pouco mais pra fora (os servos idem) para melhorar o comando.

Valeu.[/quote:7ad73b7242]

É, eu falei a mesma coisa... mas fazer o que não é? KKK
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...

xor
membro

Mensagempor xor » 16 Fev 2011 15:39

Como baixar os links da pág 8

Tem gente que tem dificuldade de baixar os arquivos e me pede por email.
As vezes testo sem dificuldade.
O problema é que o DIVshare e estes programas de download tem tanto botão "DONWLOAD" que confunde mesmo o povo.

Segue passo a passo (3 passos)

Abs
Anexos
parte1.jpg
parte1.jpg (34.8 KiB) Exibido 10226 vezes
parte2.jpg
parte2.jpg (28.84 KiB) Exibido 10226 vezes
parte3.jpg
parte3.jpg (30.83 KiB) Exibido 10227 vezes

fabiofleal
membro
Contato:

mmm

Mensagempor fabiofleal » 17 Fev 2011 19:31

[quote:f04cca0d77="xor"]Dentre as zagis que me encomendaram recentemente, saiu essa aí, a meu contra-gosto, mas tive que fazer. Afinal o cliente não tem razão, mas paga, né?

Até o motor já queimou.

Abs[/quote:f04cca0d77]

Estranho, poque com esse esquema de cores, ela p/ ela só subir não cair...
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

flumauricio
membro
Contato:

Mensagempor flumauricio » 17 Fev 2011 19:45

Galera de Salvador, vcs estão voando Zagi onde aqui? Estou construindo a minha tb e queria depois bater um papo com vcs e quem sabe fazer uns voos

Tom-TW
membro
Contato:

Mensagempor Tom-TW » 17 Fev 2011 20:04

[quote:d58715561f="flumauricio"]Galera de Salvador, vcs estão voando Zagi onde aqui? Estou construindo a minha tb e queria depois bater um papo com vcs e quem sabe fazer uns voos[/quote:d58715561f]

Maurício,
Voamos em vários locais, de ZAGI qualquer lugar se voa aqui principalmente na orla. :wink:

Mas um ponto certo é no AEROCLUBE PLAZA (onde o pessoal treina auto-escola) ou no AEROBA. www.aeroba.com.br conhece?

Abraço,
Tom BRA15805

ZEPP Modelismo

xor
membro

Mensagempor xor » 17 Fev 2011 20:16

Seja bem vindo a turma de loucos... hehehe
Hoje de tarde tinham 2 zagis voando lá no Aeroclube!
Ítalo e Dedeu.
Fiquei na vontade...

Abs

Tom-TW
membro
Contato:

Mensagempor Tom-TW » 17 Fev 2011 20:25

[quote:a0fb964e8c="xor"]Seja bem vindo a turma de loucos... hehehe
Hoje de tarde tinham 2 zagis voando lá no Aeroclube!
Ítalo e Dedeu.
Fiquei na vontade...

Abs[/quote:a0fb964e8c]

E você nem me fala heim presidente!!!
Tom BRA15805

ZEPP Modelismo

flumauricio
membro
Contato:

Mensagempor flumauricio » 17 Fev 2011 20:46

Conheço sim o aeroba mas só pelo googles maps, rsrs, tenho ido na pista da AVON tb, um pessoal levou umas zagis pra lá. To terminando de construir minha mesa de corte pra zagi fiz um projeto até interessante, sabado acho que concluo a mesa e posto as fotos aqui.

Semana que vem faço os cortes e montagem

Vou dar uma passada no aeroclube

Kahuna.aloha
membro

Mensagempor Kahuna.aloha » 06 Mar 2011 13:48

Olá pessoal,

Sou novo nesse mundo e depois de ler todo o tópico vi de cara que não vou partir para fazer uma ZAGI nem a c*****.... Já teria dificuldade em fazer a máquina de corte, imagina entelar e o resto... :( :(

Ontem fui no Hodeluã e vi alguns caras voando de ZAGI por lá e me interessei profundamente por esse tipo de aeronave... nunca havia visto uma asa voando e me chamou a atenção a praticidade dela... Além de não precisar de muito espaço para se divertir, me pareceu um bom começo para mim e meu filho menor nos acostumarmos aos comandos de rádio.... Mas meu foco mesmo são os Heli... já estão até vindo... :) :)

Me interessei tanto por essas asas que já estou treinando asa no Phoenix que comprei.... :)

Já abri um tópico sobre quem faz ZAGI aqui pelo RJ e recebi a sugestão de procurar o Rick, coisa que já fiz por MP....

Mas o que me preocupa mais é a manutenção de uma asa... Não quero ficar nas mãos do construtor para consertar qualquer lenha (que virão, certamente)... uma das coisas que me fez partir para Heli foi justamente a parte mecânica/manutenção que desde o início me foi dito para fazê-la eu mesmo.... o que me poupará trabalho ($$) e me vinculará mais ao mundo do aeromodelismo....

Portanto, como ficam as manutenções?
É comum elas se despedaçarem após lenha?
Qual Rádio barato (2.4 GHz) posso comprar para usar nele (tenho um DX6i e está vindo um Turnigy 9ch)?
Quais os construtores que me indicam no RJ?
Tem que ser um que me deixe acompanhar a confecção dela.... não para aprender e competir com ele, mas somente para acompanhar o nascimento da criança.... Afinal, sou eu que vou educar, né?

Obrigado a todos

e parabéns a você XOR e a tantos outros que ajudam com seus comentários e dicas....

flumauricio
membro
Contato:

Mensagempor flumauricio » 06 Mar 2011 14:39

Olá Kahuna, primeiramente seja bem vindo.

Sem dúvida as asas são apaixonantes e principalmente para aqueles que não conhecem muito o aeromodelismo se interessam pela simplicidade delas.

Eu mesmo comecei pelas Zagis e uma das coisas que mais me ajudaram dentro do hobby foi pesquisar, perguntar e principalmente construir.

O que te falaram foi uma verdade, construir sua propria asa le poupará muito $$ e digo que também lhe poupará tempo.

Hj consigo construir uma asa com 1 ou 2 dias (quando nao tenho muito tempo) tendo todos os materiais em mãos e isso ajuda muito a repara-la em caso de uma lenha.

Posso dizer com toda firmeza que a Zagi é um dos modelos mais resistentes e que requer menos manutenção, pode-se levar pra praticamente qualquer lugar e em menos de 2 min está pronta pra voar, mas não quer dizer que terá facilidades em lidar com as lenhas.

Como te disseram, aprenda a fazer sua própria asa, isso te ensinará muito sobre o comportamento dela e te ajudará no reparo das eventuais lenhas.

No meu primeiro voo tive uma lenha pois não coloquei a helice na posição correta, resultado, toda estrutura da asa danificada, salvou apenas a eletronica, o reparo me custou R$ 8,00 que foi o custo de uma folha de isopor P3 aqui na Bahia e é claro um pouco de trabalho.

Procure um clube onde possa conversar e ter um instrutor pra te orientar e seja feliz.

Abraços

lramos7
membro

Mensagempor lramos7 » 06 Mar 2011 16:07

Fala aee pessoal!

Tb sou novo por ak, mas apaixonados por avioes desde criança.

Esse tópico está muito show e conseguir tirar algumas dúvidas.

Estou montando uma zagi de 90cm q comprei cortada.

Já tenho toda eletronica e etc.

Fiz a junção das semiasas com epoxi, reforcei com fibras na parte de cima e debaixo;

Ai empaquei na entelagem x embutir eletronica!

Fiquei na dúvida de qual fazer primeiro, mas apos ler todo o topico e os docs q o xor disponibilizou, consegui resolver esse impasse.

De qq forma ainda nao iniciei o processo de entelagem, pq surgiu um imprevisto q gostaria da ajuda dos mais experientes.

Vou listar meus itens para melhor entenderem a situação

Zagi 90cm
2822
Hélice EP.0947
ESC HK 18a/20a
Lipo turnigy 1.8
Tx + Rx HK 2.4Ghz 6ch
Servos HXT 900 9g

Motor+ESC+helice, comprei um combo q ainda veio os plugs.

Servos comprei no ML.

A lipo comprei tb no ML, mas qdo comprei, nao tinha infos suficiente e pensei apenas na autonomia de voo e não considerei o peso final do aero para o motor q tenho.

Tx+Rx comprei no site da HK e demorou 25dias para chegar ak no RJ.

Agora vamos as perguntas.

- Considerando o custo, consigo voar com esse motor, mesmo slow ou tenho q adquirir outro?Qual?

- O espaço deixado para hélice, é pequeno para a q tenho, posso aumentá-lo sem problemas? No caso da hélice q possuo(EP.0947) é adequada para config q tenho ou tb preciso comprar outra? Qual?

Pessoal, preciso dessas informações para concluir esse projeto, se puderem ajudar agradeço muito.

E assim q tiver montado posto fotos da belezura, assim como o video do voo inaugural!

[ ]'s

flumauricio
membro
Contato:

Mensagempor flumauricio » 06 Mar 2011 16:15

Sim, ela consiguirá voar sem problemas com esse motor, o que eu trocaria em seu conjunto são os servos de 9g pois possa ser que no primeiro impacto eles não aguentem.

Já a helice eu mudaria pra uma 8x4.

Kahuna.aloha
membro

Mensagempor Kahuna.aloha » 06 Mar 2011 16:43

Obrigado, flumauricio, vou tentar seguir suas sugestões, e principalmente ir a um aero clube e perguntar mais sobre essas asinhas.... ;)

serginho_la
membro

Mensagempor serginho_la » 06 Mar 2011 18:02

Galera vocês usam servos 9g em suas Zagis?

Tenho uma Zagi de 120cm sem motor, para voo de térmica e encosta e já fritei 2 servos Turnigy MG90S 14G 1,8Kg de torque, engrenagem de metal.

Já me enchi com isso, tenho alguns HXT900 aqui e sei que eles tem uma qualidade boa em relação aos Turnigy da vida.
O que acham, se vocês usam em suas Zagis motorizadas quem sou eu para temer em minha planadora.

Abraços.

Kahuna.aloha
membro

Mensagempor Kahuna.aloha » 11 Mar 2011 23:07

Xor, por favor, me responda uma perguntinha? Com o incentivo do flumauricio, decidi construir minha prórpira zagi, mesmo não tendo experiência nenhuma em nada que possa se parecer com aeromodelismo.... mas como sua documentação está ótima, vou por ela....

Mas devo me guiar também pelo post da rcgroup da Zagi Assassin... não estou afim de esquentar com essa tal de Washout.... e nem com as winglets....

Você saberia me dizer se posso utilizar seus gabaritos do Zagi_Cortes_Perfis sem fazer o o processo do Washout? Isto é, colocar os dois gabaritos na mesma marca? Isso me daria uma asa igual a da assassin?

Obrigado....

PS: Outra coisinha.... para se energizar o fio que cortará o isopor, é só ligar os terminais de uma bateria de 12v em dois jacarés e prender os jacarés um em cada extremidade do fio? Por aí já dá para sentir meu profundo conhecimento de elétrica.... hahahahahah!!!!

Por favor, como monto, ou de que, esse transformador? :( :( :(

Voltar para “Construções”