Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
Fala aee pessoal!
Tb sou novo por ak, mas apaixonados por avioes desde criança.
Esse tópico está muito show e conseguir tirar algumas dúvidas.
Estou montando uma zagi de 90cm q comprei cortada.
Já tenho toda eletronica e etc.
Fiz a junção das semiasas com epoxi, reforcei com fibras na parte de cima e debaixo;
Ai empaquei na entelagem x embutir eletronica!
Fiquei na dúvida de qual fazer primeiro, mas apos ler todo o topico e os docs q o xor disponibilizou, consegui resolver esse impasse.
De qq forma ainda nao iniciei o processo de entelagem, pq surgiu um imprevisto q gostaria da ajuda dos mais experientes.
Vou listar meus itens para melhor entenderem a situação
Zagi 90cm
2822
Hélice EP.0947
ESC HK 18a/20a
Lipo turnigy 1.8
Tx + Rx HK 2.4Ghz 6ch
Servos HXT 900 9g
Motor+ESC+helice, comprei um combo q ainda veio os plugs.
Servos comprei no ML.
A lipo comprei tb no ML, mas qdo comprei, nao tinha infos suficiente e pensei apenas na autonomia de voo e não considerei o peso final do aero para o motor q tenho.
Tx+Rx comprei no site da HK e demorou 25dias para chegar ak no RJ.
Agora vamos as perguntas.
- Considerando o custo, consigo voar com esse motor, mesmo slow ou tenho q adquirir outro?Qual?
- O espaço deixado para hélice, é pequeno para a q tenho, posso aumentá-lo sem problemas? No caso da hélice q possuo(EP.0947) é adequada para config q tenho ou tb preciso comprar outra? Qual?
Pessoal, preciso dessas informações para concluir esse projeto, se puderem ajudar agradeço muito.
E assim q tiver montado posto fotos da belezura, assim como o video do voo inaugural!
[ ]'s
Tb sou novo por ak, mas apaixonados por avioes desde criança.
Esse tópico está muito show e conseguir tirar algumas dúvidas.
Estou montando uma zagi de 90cm q comprei cortada.
Já tenho toda eletronica e etc.
Fiz a junção das semiasas com epoxi, reforcei com fibras na parte de cima e debaixo;
Ai empaquei na entelagem x embutir eletronica!
Fiquei na dúvida de qual fazer primeiro, mas apos ler todo o topico e os docs q o xor disponibilizou, consegui resolver esse impasse.
De qq forma ainda nao iniciei o processo de entelagem, pq surgiu um imprevisto q gostaria da ajuda dos mais experientes.
Vou listar meus itens para melhor entenderem a situação
Zagi 90cm
2822
Hélice EP.0947
ESC HK 18a/20a
Lipo turnigy 1.8
Tx + Rx HK 2.4Ghz 6ch
Servos HXT 900 9g
Motor+ESC+helice, comprei um combo q ainda veio os plugs.
Servos comprei no ML.
A lipo comprei tb no ML, mas qdo comprei, nao tinha infos suficiente e pensei apenas na autonomia de voo e não considerei o peso final do aero para o motor q tenho.
Tx+Rx comprei no site da HK e demorou 25dias para chegar ak no RJ.
Agora vamos as perguntas.
- Considerando o custo, consigo voar com esse motor, mesmo slow ou tenho q adquirir outro?Qual?
- O espaço deixado para hélice, é pequeno para a q tenho, posso aumentá-lo sem problemas? No caso da hélice q possuo(EP.0947) é adequada para config q tenho ou tb preciso comprar outra? Qual?
Pessoal, preciso dessas informações para concluir esse projeto, se puderem ajudar agradeço muito.
E assim q tiver montado posto fotos da belezura, assim como o video do voo inaugural!
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- flumauricio
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Galera vocês usam servos 9g em suas Zagis?
Tenho uma Zagi de 120cm sem motor, para voo de térmica e encosta e já fritei 2 servos Turnigy MG90S 14G 1,8Kg de torque, engrenagem de metal.
Já me enchi com isso, tenho alguns HXT900 aqui e sei que eles tem uma qualidade boa em relação aos Turnigy da vida.
O que acham, se vocês usam em suas Zagis motorizadas quem sou eu para temer em minha planadora.
Abraços.
Tenho uma Zagi de 120cm sem motor, para voo de térmica e encosta e já fritei 2 servos Turnigy MG90S 14G 1,8Kg de torque, engrenagem de metal.
Já me enchi com isso, tenho alguns HXT900 aqui e sei que eles tem uma qualidade boa em relação aos Turnigy da vida.
O que acham, se vocês usam em suas Zagis motorizadas quem sou eu para temer em minha planadora.
Abraços.
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Xor, por favor, me responda uma perguntinha? Com o incentivo do flumauricio, decidi construir minha prórpira zagi, mesmo não tendo experiência nenhuma em nada que possa se parecer com aeromodelismo.... mas como sua documentação está ótima, vou por ela....
Mas devo me guiar também pelo post da rcgroup da Zagi Assassin... não estou afim de esquentar com essa tal de Washout.... e nem com as winglets....
Você saberia me dizer se posso utilizar seus gabaritos do Zagi_Cortes_Perfis sem fazer o o processo do Washout? Isto é, colocar os dois gabaritos na mesma marca? Isso me daria uma asa igual a da assassin?
Obrigado....
PS: Outra coisinha.... para se energizar o fio que cortará o isopor, é só ligar os terminais de uma bateria de 12v em dois jacarés e prender os jacarés um em cada extremidade do fio? Por aí já dá para sentir meu profundo conhecimento de elétrica.... hahahahahah!!!!
Por favor, como monto, ou de que, esse transformador? :( :( :(
Mas devo me guiar também pelo post da rcgroup da Zagi Assassin... não estou afim de esquentar com essa tal de Washout.... e nem com as winglets....
Você saberia me dizer se posso utilizar seus gabaritos do Zagi_Cortes_Perfis sem fazer o o processo do Washout? Isto é, colocar os dois gabaritos na mesma marca? Isso me daria uma asa igual a da assassin?
Obrigado....
PS: Outra coisinha.... para se energizar o fio que cortará o isopor, é só ligar os terminais de uma bateria de 12v em dois jacarés e prender os jacarés um em cada extremidade do fio? Por aí já dá para sentir meu profundo conhecimento de elétrica.... hahahahahah!!!!
Por favor, como monto, ou de que, esse transformador? :( :( :(
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E aí galera
Queria tirar umas dúvidas a respeito de umas modificações que fiz na minha zagi.
Fiquei um tempo sem voar pois a sede do clube está sendo transferida para outro local,e está sendo construída uma nova pista.Bom,como as obras estão avançando e já da para voar tranquilamente,decidi tirar a poeira da minha zagi e preparar para o fim de semana,enquando ainda não é possível voar com os aeromodelos maiores na nova pista.Como não tinha muita coisa pra fazer,pensei em deixar ela visualmente mais ''turbinada'',já que só iria fazer mudanças no visual,e deixar ela num estilo ''Red Bull air race'' rs.Tenho vários automodelos velhos que não uso além de partes e materiais de modelos,então tirei algumas partes de uns,com de outros,e enfim a zagi ficou com um aerofólio,um cockpit parecido com os cockpits de jatos de combate,uma entrada de ar e uns escapamentos ligados a um motor de mentira,que dão a impressão de ser do motor da hélice,e dão uma expressão mais agressiva.Todos esses materias são de plástico,mas são muito leves.Coloquei também um trem de pouso,não para ser realmente ultilizado,já que não iria dar para taxiar no solo devido ao tamanho da hélice,mas para dar um visual diferenciado.Talvez eu voe com ela nesse domingo (13/03/11),e embora tenha ficado legal,se afetar muito a qualidade o vôo eu irei retirar o trem de pouso.Enfim,ficou algo bem simples,mas eu gostei do resultado final.Logo logo postarei algumas fotos para entenderem melhor.Agora vem a dúvida:Acrescentei acessórios novos,mas mesmo com um peso insignificante,tenho medo que tenha afetado o CG e que a asa perca a performace e qualidade de vôo e acabe dando algo errado no vôo por causa disso..não tenho certeza,mas é bom garantir né?Então,esse peso,mesmo insignificante pode ter afetado o CG?Devo fazer algum tipo de cálculo novamente para ter certeza que a zagi não ficará doida no ar?
Então é isso..daqui a pouco postarei fotos e domingo,se tudo der certo,pedirei alguem para filmar.
Queria tirar umas dúvidas a respeito de umas modificações que fiz na minha zagi.
Fiquei um tempo sem voar pois a sede do clube está sendo transferida para outro local,e está sendo construída uma nova pista.Bom,como as obras estão avançando e já da para voar tranquilamente,decidi tirar a poeira da minha zagi e preparar para o fim de semana,enquando ainda não é possível voar com os aeromodelos maiores na nova pista.Como não tinha muita coisa pra fazer,pensei em deixar ela visualmente mais ''turbinada'',já que só iria fazer mudanças no visual,e deixar ela num estilo ''Red Bull air race'' rs.Tenho vários automodelos velhos que não uso além de partes e materiais de modelos,então tirei algumas partes de uns,com de outros,e enfim a zagi ficou com um aerofólio,um cockpit parecido com os cockpits de jatos de combate,uma entrada de ar e uns escapamentos ligados a um motor de mentira,que dão a impressão de ser do motor da hélice,e dão uma expressão mais agressiva.Todos esses materias são de plástico,mas são muito leves.Coloquei também um trem de pouso,não para ser realmente ultilizado,já que não iria dar para taxiar no solo devido ao tamanho da hélice,mas para dar um visual diferenciado.Talvez eu voe com ela nesse domingo (13/03/11),e embora tenha ficado legal,se afetar muito a qualidade o vôo eu irei retirar o trem de pouso.Enfim,ficou algo bem simples,mas eu gostei do resultado final.Logo logo postarei algumas fotos para entenderem melhor.Agora vem a dúvida:Acrescentei acessórios novos,mas mesmo com um peso insignificante,tenho medo que tenha afetado o CG e que a asa perca a performace e qualidade de vôo e acabe dando algo errado no vôo por causa disso..não tenho certeza,mas é bom garantir né?Então,esse peso,mesmo insignificante pode ter afetado o CG?Devo fazer algum tipo de cálculo novamente para ter certeza que a zagi não ficará doida no ar?
Então é isso..daqui a pouco postarei fotos e domingo,se tudo der certo,pedirei alguem para filmar.
bom, se o peso é tão insignificante não deve mudar muita coisa, mas esse aerofólio que vc disse que colocou, afeta sim. normalmente os aerofolios de carrinho fazem força pra baixo, e na zagi funcionam como um profundor cabrando o tempo todo. tira isso com certeza. o resto das coisas só vai atrapalhar, mas se o objetivo não é performance, não tem problema.
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Que pena..achei que ficou legal o aerofólio.
Mesmo assim ainda acho difícil de acreditar que ele afetará o vôo,já que é tão leve,pequeno e que veio de um carrinho barato no qual o mesmo só enfeitava ao envez de cumprir a função..mas isso é certo?Tenho que tirar concerteza?
Aqui estão as fotos..
http://img864.imageshack.us/img864/2339/36216226.jpg
http://img848.imageshack.us/img848/470/23766439.jpg
http://img852.imageshack.us/img852/4201/13785757.jpg
http://img837.imageshack.us/img837/4251/89670859.jpg
E aqui a segunda opção,caso realmente tenha que tirar o aerofólio.Nada está fixado por enquanto(como podem ver a fita segurando as partes em depron nas quais esqueci o nome),quando for decidido oque fazer,claro que vai ficar mais bonito e no lugar.Neste caso,a única modificação é colocar essas duas novas partes,retirar o aerofólio(esqueci de tira-lo antes de bater a foto,só agora que ví) e mudar a entrada de ar de lugar.
http://img853.imageshack.us/img853/7027/33333.jpg
http://img863.imageshack.us/img863/5194/22222.jpg
Mesmo assim ainda acho difícil de acreditar que ele afetará o vôo,já que é tão leve,pequeno e que veio de um carrinho barato no qual o mesmo só enfeitava ao envez de cumprir a função..mas isso é certo?Tenho que tirar concerteza?
Aqui estão as fotos..
http://img864.imageshack.us/img864/2339/36216226.jpg
http://img848.imageshack.us/img848/470/23766439.jpg
http://img852.imageshack.us/img852/4201/13785757.jpg
http://img837.imageshack.us/img837/4251/89670859.jpg
E aqui a segunda opção,caso realmente tenha que tirar o aerofólio.Nada está fixado por enquanto(como podem ver a fita segurando as partes em depron nas quais esqueci o nome),quando for decidido oque fazer,claro que vai ficar mais bonito e no lugar.Neste caso,a única modificação é colocar essas duas novas partes,retirar o aerofólio(esqueci de tira-lo antes de bater a foto,só agora que ví) e mudar a entrada de ar de lugar.
http://img853.imageshack.us/img853/7027/33333.jpg
http://img863.imageshack.us/img863/5194/22222.jpg
- flumauricio
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eu não digo que precisa ser refeita, mas faltou passar o soprador de ar quente (vulgo secador de cabelo) pra esticar ela!
bom, precisar tirar não precisa, mas o aerofólio tem um ângulo e vai ficar bem na frente da hélice, vai piorar um pouco. aí vai de você se deixa ou não, mas primeiro faz um vôo sem, trima ele e voa um pouco, e aí põe o aerofólio e vê o que muda.
sobre o trem, a não ser que tenha algum reforço bom onde ele está, eu tiraria logo também...no primeiro pouso vai soltar, travar, furar a asa...sem contar o arrasto. isso também influencia o vôo, o arrasto é só na parte de baixo, faz a asa picar.
bom, precisar tirar não precisa, mas o aerofólio tem um ângulo e vai ficar bem na frente da hélice, vai piorar um pouco. aí vai de você se deixa ou não, mas primeiro faz um vôo sem, trima ele e voa um pouco, e aí põe o aerofólio e vê o que muda.
sobre o trem, a não ser que tenha algum reforço bom onde ele está, eu tiraria logo também...no primeiro pouso vai soltar, travar, furar a asa...sem contar o arrasto. isso também influencia o vôo, o arrasto é só na parte de baixo, faz a asa picar.