Construção do T-27 Tucano EDA elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:26cbb72913="alcantarajr"]saratiel hirle
bom dia queria te parabenizar pela obra magnifica que vc fez , e te dizer que me expirou a contrunçao do meu .
teria como vc me mandar por imail todos os mecanismo usado na costruçao do tucano pois ja construir todas as partes em balsa mas eu queria todos os componentes que vc usou como eu estou comensando agora estou perdido no componetes .
muito obrigado
(junioralcantaragoias@hotmail.com)[/quote:26cbb72913]

Alcantarajr, já faz 1ano e meio que construi o tucano e não me lembro mais quais materias utilizei, mas se você ler este post do início ao fim, encontrará todas estas informações e várias outras dicas e dúvidas que surgem na construção.
Mas gostaria de salientar que este não é um projeto ideal para iniciantes. Aconselho você a "fuçar" bastante a parte "aviões-iniciando" deste fórum para aprender todas as técnicas antes de encarar um projeto como este.
Não estou dizendo que você não é capaz, apenas estou te dando uma orientação que o fará poupar tempo e dinheiro, além de não ter futuros desgostos pelo aeromodelismo.
Abrax!
rubaopc@ig.com.br
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Nov 10, 2010 2:59 pm
Localização: BELO HORIZONTE, MG

Mensagem por rubaopc@ig.com.br »

Cara, que coisa linda esse avião, muito bem feito e acabado, sou novo nesse hobby, mas com certeza vou querer montar um avião desses, parabéns pelo seu trabalho.
Avatar do usuário
alexmartins15
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm

Mensagem por alexmartins15 »

Blz Saratiel....
estou em uma empreitada....
começando a fazer o meu. com 1,80 de envergadura pra motor a combustão...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105459

estou com uma dificuldade em montar o molde pro canopy e pro cokpit, parece que esta faltando peças....

será q podia me ajudar?

abraços
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:98fa12b6c8="alexmartins15"]Blz Saratiel....
estou em uma empreitada....
começando a fazer o meu. com 1,80 de envergadura pra motor a combustão...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105459

estou com uma dificuldade em montar o molde pro canopy e pro cokpit, parece que esta faltando peças....

será q podia me ajudar?

abraços[/quote:98fa12b6c8]

Alex, imagino que você quis dizer "canopy e cowl" certo? Porque não fiz cokpit no meu projeto.
Mas em relação ao canopy e ao cowl, neste último faltam um círculo, referente à face que segue a linha do spinner e a elipse, referente à entrada de ar do motor. Quando confeccionei a planta, omiti estas formas por achá-las muito triviais. É só vc pegar as dimensões e fazer no "zoiômetro".
Já o canopy, neste as cavernas desenhadas representam sua dimensão absoluta, ou seja, a peça (molde) depois de pronto deve ter aquelas dimensões em seus respectivos pontos. Como o material de sua construção fica a gosto do freguês, cabe ao construtor subtrair de algumas arestas um pouco de material, para que ao colar uma outra peça, coincida com a dimensão correta.
Caso não tenha entendido, avise que farei um esboço.

Abraço!

ah! ja ia me esquecendo. Sua construção está muito boa. Só não comentei nada porque só faço isso quando é realmente necessário ou ao fim do projeto.
flw!
Avatar do usuário
alexmartins15
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm

Mensagem por alexmartins15 »

[quote:2a70497813="saratiel hirle"][quote:2a70497813="alexmartins15"]Blz Saratiel....
estou em uma empreitada....
começando a fazer o meu. com 1,80 de envergadura pra motor a combustão...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105459

estou com uma dificuldade em montar o molde pro canopy e pro cokpit, parece que esta faltando peças....

será q podia me ajudar?

abraços[/quote:2a70497813]

Alex, imagino que você quis dizer "canopy e cowl" certo? Porque não fiz cokpit no meu projeto.
Mas em relação ao canopy e ao cowl, neste último faltam um círculo, referente à face que segue a linha do spinner e a elipse, referente à entrada de ar do motor. Quando confeccionei a planta, omiti estas formas por achá-las muito triviais. É só vc pegar as dimensões e fazer no "zoiômetro".
Já o canopy, neste as cavernas desenhadas representam sua dimensão absoluta, ou seja, a peça (molde) depois de pronto deve ter aquelas dimensões em seus respectivos pontos. Como o material de sua construção fica a gosto do freguês, cabe ao construtor subtrair de algumas arestas um pouco de material, para que ao colar uma outra peça, coincida com a dimensão correta.
Caso não tenha entendido, avise que farei um esboço.

Abraço!

ah! ja ia me esquecendo. Sua construção está muito boa. Só não comentei nada porque só faço isso quando é realmente necessário ou ao fim do projeto.
flw![/quote:2a70497813]

bom dia Saratiel....
Anexos
01.jpg
01.jpg (22.48 KiB) Exibido 26640 vezes
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
Avatar do usuário
alexmartins15
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm

Mensagem por alexmartins15 »

pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?
e que me confundi qnd estava montando e naum achei essas peças


a foto de baixo tem essa peças.... estou com uma duvida sobre ela... de onde ela é
? seria da ponta da assa?

abraços e desculpe o incomodo
Anexos
03.jpg
03.jpg (4.99 KiB) Exibido 26648 vezes
02.jpg
02.jpg (7.81 KiB) Exibido 26648 vezes
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:09006a1bd1="alexmartins15"]essas peças são do canopy.....
pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?
e que me confundi qnd estava montando e naum achei essas peças
a foto de baixo tem essa peças.... estou com uma duvida sobre ela... de onde ela é
? seria da ponta da assa?
abraços e desculpe o incomodo[/quote:09006a1bd1]
Alex,
Utilize a primeira e segunda caverna da fuselagem como gabarito desta peça, mas não esqueça de acrescentar a espessura do chapeamento na parte que irá sobrepor a fuselagem
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
alexmartins15
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm

Mensagem por alexmartins15 »

Saratiel... como vc fixou o a bolha do cockpit?
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:169cfe9f8c="alexmartins15"]pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?
e que me confundi qnd estava montando e naum achei essas peças


a foto de baixo tem essa peças.... estou com uma duvida sobre ela... de onde ela é
? seria da ponta da assa?

abraços e desculpe o incomodo[/quote:169cfe9f8c]

Relacionei as peças no desenho, acho que agora fica mais fácil.
Uma dessas peças não é do canopi, mas sim do acabamento da região central da asa, onde faz junção com a fuselagem.

As outras peças que vc postou na última foto são para a confecção do molde das pontas das asas.

O canopi foi fixado numa base feita de balsa que se fixava à fuselagem por meio de imãs.


flw!
Anexos
01_131_640x389.jpg
01_131_640x389.jpg (38.54 KiB) Exibido 26552 vezes
Avatar do usuário
alexmartins15
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm

Mensagem por alexmartins15 »

[quote:e8a208c177="saratiel hirle"][quote:e8a208c177="alexmartins15"]pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?
e que me confundi qnd estava montando e naum achei essas peças


a foto de baixo tem essa peças.... estou com uma duvida sobre ela... de onde ela é
? seria da ponta da assa?

abraços e desculpe o incomodo[/quote:e8a208c177]

Relacionei as peças no desenho, acho que agora fica mais fácil.
Uma dessas peças não é do canopi, mas sim do acabamento da região central da asa, onde faz junção com a fuselagem.

As outras peças que vc postou na última foto são para a confecção do molde das pontas das asas.

O canopi foi fixado numa base feita de balsa que se fixava à fuselagem por meio de imãs.


flw![/quote:e8a208c177]

Bom dia Saratiel....
então aquela outra e embaixo da asa onde da aquele acabamento meio arredondado por baixo.... agora entendi...

obrigado e desculpe o incomodo... abraçosss
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
Responder