SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
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Yensid
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SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Mensagem por Yensid »

Caros colegas aeromodelistas vou postar aqui como se desenrolou a aquisição, montagem e vôo deste aeromodelo RTF "made in china" que adquiri recentemente.
Há muito tempo vinha paquerando com este jato, pelo seu design diferente. Já havia inclusive conseguido planta para construí-lo... mas o tempo era muito excasso.
Navegando pela internet e por indicação de um colega, esbarrei no site da banana hobby (www.bananahobby.com) e encontrei esta belezura por um preço bem convidativo.

[img:71674c640c]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pxn58oZyLpdxtWqRDgs9fEoVjWLDIvWdOyYDxcvr1TaFynZlv8gTQGNA2F7gdSB8h_ZHMGAoHxqtmK54cXjKM2_yjjQ-rtHKK/su-47-2.jpg[/img:71674c640c]

[size=18:71674c640c][b:71674c640c]As especificações do fabricante:[/b:71674c640c][/size:71674c640c]

Envergadura = 1112mm
Comprimento = 1600mm
Peso em ordem de vôo = 2140g (dá um pouquinho mais: 2282g)
Sistema de propulsão = 2 ducted fan de 70mm com motor outrunner brushless.
Comandos = 16 micro servos de 9g high speed (baixa qualidade).
ESC = 2 ESC de 50A brushless.
Bateria = Lipo 6S 4000mAh 25C (fabricante não identificado).
Rádio e receptor = 2.4Ghz 8CH com alcance de 800m.

[size=18:71674c640c][b:71674c640c]A encomenda:[/b:71674c640c][/size:71674c640c]

Fui taxado pelo pessoal da receita, mas já esperava por isso, e já tinha contado com este valor no momento da compra. Só não esperava era que o pessoal da empresa que realizou a venda, apesar de não ter pedido, tivesse retirado a nota com um valor de 50% do valor real do aeromodelo! Então fica o alerta para quem for comprar com eles!

[img:71674c640c]http://public.blu.livefilestore.com/y1pVXwdmUX2VxrFMTmv_A7B5b1wz0EZtTGHuKjxxMaTooPOLAuy6eNNGzgdNucHk42yi94Em4URUfw6I9UvAV1Rqw/DSC03402.JPG[/img:71674c640c]
O aeromodelo vem muito bem embalado! A caixa externa de papelão é bem expessa e chegou intacta!

[img:71674c640c]http://public.blu.livefilestore.com/y1pSpXBvIVdqPap7jZbCaNXabSOVSsdtbRXfmRZxOKV29tKzz1MBnkGhjSi0pAWel_CB52oolQMSnX4VNrOkcn9aA/DSC03406.JPG[/img:71674c640c]

[img:71674c640c]http://public.blu.livefilestore.com/y1pE153oeZ41y6jJAJz-hYdZwClk0_JtHruNUX2y9t0ZrAGFu0Gx1kySWe90wMBL8muDLiviPq5PcDHAhDMIaoaPA/DSC03408.JPG[/img:71674c640c]

Todas as partes do aeromodelo são embaladas individualmente, em sacos plásticos lacrados. Tudo protegido com plástico bolha. A bateria vem muito bem acondicionada.

O transmissor e receptor foram substituídos tão logo a caixa foi aberta em função da qualidade dos mesmos. Só servem para park flyer e olhe lá! Ainda vou testá-lo!

Depois posto como ocorreu a montagem, que já está bem adiantada!
Disney

OBS.: Tentei postar na área de review, mas está bloqueada. Por isso estou colocando aqui. Caso os moderadores queiram, podem transferi-la para o local mais adequado.
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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Megafly
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Mensagem por Megafly »

Muito bom, eu estava de olho nesse modelo, dpendendo daquilo que você achar eu peço o meu.

Abraços.
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yorg
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Mensagem por yorg »

Oilá pessoal....

Espero que a pouca experiência que tenho com o Berkut, possa colaborar de alguma forma...

Um amigo trouxe um da BananaHobby, e me pediu para ser seu "consultor".
Montei o modelo, tem coisas que gostei, outras nem tanto..... Jeito ching-ling de fabricar e de resolver coisas complexas de forma simples demais!
Fizemos 4 voos, todos muito curtos e com controle de voo dificil, isso quando conseguimos decolar....

Minhas considerações pessoais:

* O SU-47 (Berkut) verdadeiro, tem configuração aerodinâmica complexa e instável, necessitando de muito processamento computacional para que o avião seja pilotável. Somente a configuração de canards já é complexa, imaginem com mais uma asa de enflexamento negativo na conta....
* No kit do aeromodelo, os chinas resolveram a "mixagem" de canards, ailerons, profundores e vetores somente com Extensões e "Ys", todo controle de curso é feito de forma mecânica, nos horns e varetas de comandos.
* Conjunto de motores é muito forte, impressiona prá caramba! O modelo é ligeiramente pesado, e mesmo assim quer sair da mão dando todo motor!
* O comportamento no primeiro voo parecia que o CG estava atrasado (mesmo não estando), difícil de manter voo horizontal estável.
* Segundo voo com bateria mais adiantada (sem confiar na marcação de CG do manual. Voo instável da mesma forma, custou os trens de pousos quebrados....
* Terceiro voo nem contou como voo, e sim como tentativa... Mesmo reforçando internamente com metal os trens de pouso, eles não resistiram ao taxi e decolagem e o Berkut ficou com a barriga raspada....
* Outro ponto considerado no KIT é que os servos são MUITO MAL COLADOS!!!!!! Ocasionava "folga" na movimentação dos canards, dando a impressão de CG errado, era comandos errados mesmo! Consertamos....
* O quarto voo foi ao arremesso mesmo, pois tava sem trem de pouso..... O voo melhorou bastante, mas não dá para relaxar nada, mal conseguimos fazer um circuito sem tomar algum tipo de susto..... Lembrava de longe, o vídeo do BananaHobby..... Aliás, entendi porque demoraram tanto tempo para colocar o vídeo..... hehehehehe

Agora ele está parado na minha oficina esperando para eu fazer umas coisinhas nele, que darão trabalho, mas ainda acho que vale a pena:
- Trocar a fiação das ligações, para que possamos fazer as mixagens pelo rádio;
- Colocar GYRO para ajudar no controle dos canards, ou até assumir o controle;
- Reavaliar todos os servos instalados;
- Arrumar os trens de pouso, e forma mais definitiva....
- Dar um trato na aparência dele, já tá surradinho!

Eu tenho uma paixão antiga por este modelo, e talvez por isso ainda não deixei o dono pular em cima do avião.....

O avião não é fácil, mas não é impossivel de ser domado.... Vamos domá-lo????

Grande abraço, e vamos conversando........
Felipe Z Jorgensen
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:a720d98557="yorg"]Oilá pessoal....

Espero que a pouca experiência que tenho com o Berkut, possa colaborar de alguma forma...
...
O avião não é fácil, mas não é impossivel de ser domado.... Vamos domá-lo????

Grande abraço, e vamos conversando........[/quote:a720d98557]

Pois é Felipe, já algumas coisas estou modificando. O meu veio com controle vetorial nas turbinas. Só que os caras, apesar de haver servos independentes, não colocaram a opção para que possamos fazer a mixagem através do rádio e acionar apenas quando necessitar. Estou tentando (tá dando um trabalho!!!) identificar os fios (colados!!!) no interior da fuselagem para individualizar e fazer a mixagem pelo rádio!
Os canards e o vôo já imaginava que seriam difíceis. Tenho minhas dúvidas se o avião do vídeo deles tem a mesma montagem do que eles vendem (acredito que não!). Talvez até tenha gyro no controle dos canards para permitir um vôo tâo tranquilo.
O trem de pouso é outro ponto fraquíssimo neste aeromodelo! São de plásticos e acredito não resistirem à nossa pista, que é de terra!!! Mas vou tentar!!! A instalação, direta no isopor, outro erro grave! Um pouso mais forçado e acho que sai do outro lado. Além disso, como pode ser visto no vídeo e, só percebi os comentários quando já tinha feito a compra, as portas do trem de pouso tem problemas sérios para fechar. Estou tendo que reajustar todas utilizando os recursos do meu rádio para permitir que fiquem fechadas adequadamente! Não sei se vou conseguir.

Minha impressão inicial, mesmo sem ter voado (ou tentado!!!) o aeromodelo, é que não compensa compra RTF. O melhor seria comprar o Kit, e o interessado mesmo realizar a montagem.

Vou tentar refixar os servos antes mesmo do primeiro vôo!

Como é que você está pensando em abrir a fuselagem para realizar as modificações?

Você fez algum reforço na asa? Ou usou apenas aqueles toquinhos de plástico que vem no kit?
Estou pensando em colocar uma longarina de fibra de vidro no dorso e em cima da asa, amarrando-as e depois colando com epóxi 24h. O que você acha?

Tens algum vídeo dos vôos (ou tentativas) do seu Berkut?

Abraços!
Disney
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Megafly
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Mensagem por Megafly »

Esses aeros são lindos, mas voar é outra coisa, eu comprei o Blackbird e o voo foi como descrito pelo Yorg, muito critico, os trens de pouso soltaram ja no taxi também.
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warne
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Mensagem por warne »

Esse modelo deveria voar bem. Construí um modelo HarpyCat (asa voltadas para frente), e voava muito bem. Não estou comparando os modelos!KKKK! Só falando que a asa não muda muda coisa no voo.
Acho que se tivesse motores empurrando ao invés de turbina, voaria bem melhor. Não acredito que EDF simples possa levar um modelo como esse. Acho que o vídeo da loja é pura ilusão.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:ca90046369="warne"]
...Acho que se tivesse motores empurrando ao invés de turbina, voaria bem melhor. Não acredito que EDF simples possa levar um modelo como esse. Acho que o vídeo da loja é pura ilusão.
Abs
Warne[/quote:ca90046369]

Olá Warne! As EDF são suficientes para fazer o aeromodelo decolar. Existem outros vídeos, de pessoas que compraram e montaram este modelo no you tube. A questão maior é o ajuste do CG e das superfícies de comando... e isto estou pesquisando para ver o que consigo.

Existem pessoas que falam em usar giroscópio para auxiliar no vôo. Estou vendo que resultado chegaram. Agora, que o avião voado por eles no vídeo é diferente em termos de configuração do que é vendido, isto tenho certeza! Basta que analisemos esta foto, retirada do próprio site da Banana Hobby:

[img:ca90046369]http://public.blu.livefilestore.com/y1phBsoDYYmfRMyWpGNHiUFeY3NHQunRWmqYfXGlkFkPSyYFNd6lgDbH2ZIsVhxr_uqHNC-twKi9MDhgtbElgBWPg/Atua%C3%A7%C3%A3o%20dos%20canard_byBH.jpg[/img:ca90046369]
Como é que os canards estão nesta posição se as demais superfícies de comando estão em posição quase neutra????

No meu Berkut, para que o canard assuma esta posição da foto eu teria que estar com o comando dos ailerons totalmente acionado ou então com o comando de profundor cabrado ao máximo!!!

Será que isto é um configuração prévia de ângulo do canard? Ou eles usam giroscópio para controlar estas superfícies?

Perguntas que não querem calar????

Até mais!
Disney
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warne
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Mensagem por warne »

Disney, você que estudou afundo sobre CG e tá tendo dificuldade para achar o CG certo, imagina o cara que só monta pelo manual?
Falando sobre a foto, só posso dizer que o pronfundor/elevon esquerdo esta também cabrado, pode observar de perto que o canard e o profundor/elevons estão fazendo a mesma função, o mesmo não posso dizer do outro lado, teria que ter uma foto de um ângulo mais alto.
Eu não entendi bem como é o sistema de linkagem do seu modelo!
Usa elevons, tailerons, profundor + canrds...
Abs
Warne
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Mensagem por warne »

Vendo essas imagens fica difícil de entender como é a mixagem do modelo mesmo, segue as imagens! Pelo que parece, o canads trabalho independente, só tem a função cabrado e neutro mesmo.
Se o modelo estiver usando um giro, esse só é ligado aos ailerons.
[img:0d4b5736b7]http://site.bananahobby.com/retail/largepics/1904/9.jpg[/img:0d4b5736b7]
[img:0d4b5736b7]http://site.bananahobby.com/retail/largepics/1904/17.jpg[/img:0d4b5736b7]
[img:0d4b5736b7]http://site.bananahobby.com/retail/largepics/1904/7.jpg[/img:0d4b5736b7]
Vou assistir ao vídeo da loja, e tentar entender.
Abs
Warne
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yorg
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Mensagem por yorg »

Warne,

O Disney tá vendo coisas antes do que eu vi quando motei o Berkut, prá sorte dele!!!

O Su-47 não é uma configuração classica canard nem convencional. É a jução de ambas, com canard, asa principal e estabilizadores.
A configuração de comandos padrão RTF , é exatamente como você vê na primeira foto, que está sendo cabrado! Deixando os ailerons fora da observação, até porque não faria (e não farei na minha modificação) ele ter a atuação que vem de fábrica, o canard e profundor estão de acordo com a função de cabragem.
Nem comento que os vetores são de 360º, tem atuação quando comandados os ailerons, profundores e leme!!!!!! Tudo ligação na fiação de servos, sem chance de desligar nada pelo rádio!

Como disse antes, toda regulagem é mecânica. E eu observei no vídeo da Banana a inclinação principalmente dos profundores e canards quando o Japa parava de mexer os comandos.... hehehehehe É malandragem, mas assumindo que é o vídeo que o Berkut melhor voa, tentei fazer igual e tive resultados mais positivos.....

A minha idéia é a seguinte (e estou testando num J-10, asa delta com canards):
- Tenho a atuação de elevons da asa delta, vulgo mixagem de asinha....
- Os canards tem atuação somente por um servo, mixado com a função de profundor.
- Gyro com trava-cauda atuando no canard.
- Chave de 3 posições no rádio: (tenho um knob para trimar o canard)
1- Mixagem com profundor desligada. Voo para real trimagem do canard, sem atuação comandos aerodinamicos
2- Mixagem com profundor ligada. Voo para testar o ganho de manobrabilidade do avião com os canards atuantes
3- Aciona o gyro para manter o canard na HORIZONTAL, para manter o nariz do avião em situações de angulos de ataque elevados...... (é fácil achar fotos destes jatos reais pousando, com os canards "picando" e profundores "cabrando", impossivel de se fazer com este modelo pronto de fábrica)

Este teste funcionando, será aplicado o fundamento no Berkut.

Continuemos as discussões... Está sendo muito produtivo!!!!!

Abraços
Felipe Z Jorgensen
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