SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Bom dia a todos! São 05:24h e o sol ainda não surgiu aqui! Mas vamos continuar nossa discussão sobre esta aeronave ímpar! Vamos tentar colocá-la para voar e de preferência, que consigamos fazer vários vôos agradáveis e com um certo grau de adrenalina, por que não?!

O custo do aeromodelo RTF com rádio 8ch e controle vetorial foi, na época, U$409.90 com U$ 126.55 de postagem. Ao chegar no Brasil, fui taxado em mais R$ 170,00. O total do aeromodelo foi de R$ 1028,00. Aqui no Brasil já encontrei o mesmo jato sendo vendido por R$ 1800,00. A vantagem de comprar aqui é que podemos dividir o valor em suaves prestações!!!

Quando iniciei a montagem, não pensava em realizar review, mas como surgiram dificuldades e vim aqui pedir "ajuda aos universitários", vou fazer como se fosse (um review).

A montagem do conjunto é relativamente simples. São partes de isopor (foam) muito bem cortadas e pintadas, já adesivadas, que apresentam encaixes perfeitos, necessitando apenas um pouco de cola para serem fixadas no local.

[img:f290174d8e]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pdQAHddm3ccfzb1lBhUYfryxSzGpWNGMt3vWphu5L_fKV7r9RL4fRx_0VR_AoY1z-LS8T6QvzjFr3XMlN6FdxbPg36e2F9lHC/Partes%20do%20kit.jpg[/img:f290174d8e]


[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1pT_EONlX3HsiWoStK7wATxNsYWVuh-7t7xhAhGtwTly2gEQxcuJztXAnnac2UHpzjr1yIjSasAOp7g9US8kVmfg/DSC03472_partes.jpg[/img:f290174d8e]

Na imagem acima, o aeromodela já estava todo montado quando a fiz. Editei então e coloquei estes quadrados mostrando as diversas partes que compõe o kit e onde são unidos. Ou seja, sempre na união dos quadrados foi colocado cola e unidas as partes.
O adesivo que vocês vêem no dorso fui eu quem mandou fazer e apliquei! O aeromodelo é todo preto e fiz isso para diferenciar os dorso. Até que deu um charme à mais e uma personalizada!!!! :lol:

[size=18:f290174d8e][b:f290174d8e]O reforço nas asas:[/b:f290174d8e][/size:f290174d8e]

Após serem coladas, as asas recebem um reforço plástico "gigantesco" :evil: como pode ser visto na foto abaixo:
[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1ps_Yf9Li7zbYIbqS0N9wnB_bonROTxD7X1emMvm0fhfvCA0OwG2adTMrqJTFB79ed2Wyk2Z4RQ1UKw7eRJnzwOg/DSC03486.JPG[/img:f290174d8e]

Maneira de construir chinesa! Podemos ver que este pequeno reforço de plástico não deve fazer muita diferença. Apenas serve para garantir que a asa não descole, se muito!
Estive pesquisando no RC group e o pessoal de lá sugere colocar uma fita de fibra de carbono no dorso da asa, próximo ao bordo de ataque. Não tenho fibra de carbono disponível aqui em minha pobre choupana então, estou pensando em abrir um rasgo de ambos os lados da asa, desde a fuselagem até próximo à ponta da asa, e colocar varetas de fibra de vidro (que tenho disponível por aqui vendidas por quilo) amarradas uma à outra e coladas com epóxi 24h. Depois volto a pintar tudo de preto! Vai dar um bom reforço e acredito que não tira a estética do modelo.

Concluída a parte de colagem, devemos então realizar a montagem dos links dos servos.

Então começou a parte mais trabalhosa! Primeiro que o controle vetorial das turbinas, como já foi mencionado acima, é feito através de comandos diretos, ou seja, não existe independência ou mixagem que possa acioná-la no momento que o piloto desejar. Está sempre acionado! Não gostei desta configuração e fui destrinchar a fiação na busca de uma maneira de torná-la independente!
Outro grande problema é o fechamento das portas do trem de pouso. Não apresentam um mecanismo adequado. Este é feito através de um cordão amarrado no trem de pouso e na porta. Quando o trem de pous é recolhido, puxa a porta para fechá-la. Quando o trem de pouso é extendido, as molas existentes nas dobradiças, abrem a porta. Só que este mecanismo rudimentar apresenta um ajuste muito crítico. No meu aeromodelo, não veio ajustado adequadamente e, sempre que recolhia o trem de pouso as portas ficavam entre-abertas!!
Deu um trabalho incrível para realizar os ajustes e na bequilha tive que mudar o sistema, pois com o padrão deles não consegui um fechamento adequado.

[yt]PveDnCQWUzY[/yt]

Até mesmo no vídeo do fabricante, a porta da bequilha apresenta problemas, como mostra esta imagem abaixo extraída do vídeo deles:

[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1pbB3MmWEchchXveFIrRAq5rWryFRkjZNIktlof11CHP2PUNcN62C0xwWwSFigjT5oYiolKTOp8WQONVBjFHSzUA/SU-47_tampa%20do%20trem%20n%C3%A3o%20fecha_002a.jpg[/img:f290174d8e]

Surgiu uma dúvida como é feita a ligação dos servos e suas mixagens. O esquema abaixo foi retirado do próprio manua e mostra como ele é feito, através de fios, não permitindo mixagens individuais do canard, como observou o colega Felipe.
[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1p_QNvCha2X6bCKfThVpLPqSgaOb2dJXlUBPuN_OUh6dVSQqnWReWjTdnpJxK0T47IGA7OC1a7sd1OttNrFjHpnA/su47%20servos.jpg[/img:f290174d8e]
Os servos mais à direita são canard, em seguida ailerons e por último os profundores! A mixagem dos canards é feita por fio!!!!

[size=18:f290174d8e][b:f290174d8e]O teste de resistência:[/b:f290174d8e][/size:f290174d8e]

Como falei, minha maior dúvida era quanto à resistência dos trens de pouso à nossa pista, que é de terra. Então, neste fim de semana, após concluir os trabalhos de montagem, levei o "bichim" para um teste inicial na pista. O resultado foi este:

[yt]M0O7c9621ZU[/yt]

Decolar não decolou, apesar de eu ter acelerado ao máximo e cabrado tudo o que podia. "Nem molgou!!!" (como se fala na minha terra) O CG estava na posição prevista pelo manual. Concluo que tenho que atrasar um pouco mais este CG. No RC group fala-se em atrasar o CG de 0,5 à 1,5cm da posição definida pela fábrica. Vou iniciar com 0,5cm e verificar como fica!

Agora fico feliz em encontrar vídeos como este aqui, que não é do vendedor e o avião voou bem e fez um pouso muito bom, no meu modo de ver.

[yt]rsRlYIN_oaA[/yt]

Vamos continuar trabalhando. Consertar o que foi danificado e colocar o bichim na pista de novo!
Depois posto mais novidades!
estou aguardando ajuda do caros colegas. E os comentários também! Podem opinar!!! :lol:
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Putz! Parece a mesma configuração de mixagem de uma asa de combate (elevons). Sendo assim, esse modelo pode ser usado com um radio de 4 canais que tenha mixagem! Coisa de louco esses chinas!!hehehe
Como não entendo de jatos grandes, mas imagino que cada conjuto (canard, aileron, elevons/profundor e leme), deveria ser locado em um canal do rx, onde deveria haver a mixagem via rádio. Fazendo assim os acertos de dual/triple rates, exponencial e outras coisa mais que não entendo. Para isso teria que ter um rádio de pelo menos 7 canais.
Acho que uma boa era olhar a configuração do SU34, que usa um rádio de 8 canais.
Não entendo o idioma do vídeo, mas o cara é meio bagunçado na instalação da fiação!heheh
Acompanhando.
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Olá Disney, acabei de ler todo o tópico e gostei muito desse Sukhoi. Tenho uma biblioteca com modelos que pretendo um dia construir e esse aí foi um dos primeiros que coloquei lá. Infelizmente projetos mais simples acabam passando na frente, enfim...

Quanto ao uso de giroscópios, um jato desses merece esse tipo de suporte para que o vôo não seja um tormento.

Apesar de voar meu Nemesis sem auxílio, tenho um Fokker Dr.1 que não tiro do chão sem um gyrozinho.

O sistema de propulsão e superfícies de comando do SU-47 são complexos. Além da asa invertida, que em princípio não seria o mais crítico, como disse o Warne, temos canards e propulsão vetorizada, além dos profundores.

Desconheço como isso tudo trabalha junto, então vou dar pitaco. Acho que o fato de o avião não ter decolado não se deve ao CG. Acho mais provável que tenha sido "perca" (como diz um amigo meu) de potência devido a uma EDF desbalanceada ou então problema de mixagem.

No vídeo do outro SU que postaste dá pra ver que ele decola em espaço relativamente curto e sobe bem na vertical, denotando potência de sobra. Deve ter algum rolo aí. Espero que dê tudo certo, afinal foi um investimento e tanto.

Abraço!
Rafael Ritter
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:aebe329943="Rafael Ritter"]...

Quanto ao uso de giroscópios, um jato desses merece esse tipo de suporte para que o vôo não seja um tormento.

Apesar de voar meu Nemesis sem auxílio, tenho um Fokker Dr.1 que não tiro do chão sem um gyrozinho.

...Acho mais provável que tenha sido "perca" (como diz um amigo meu) de potência devido a uma EDF desbalanceada ou então problema de mixagem.

No vídeo do outro SU que postaste dá pra ver que ele decola em espaço relativamente curto e sobe bem na vertical...

Rafael Ritter[/quote:aebe329943]

O nemesis é outro avião que tenho planos de construir!!! Tá na minha lista!!!

Quanto ao CG, hoje fui dar uma olhada e estava adiantado... nem na posição da fábrica consegui colocar! Na hora do teste houve um imprevisto e os ESC's não ligaram. Tive que retirar tudo da cabine e rever a fiação (um monte de fio!!!) Descobri que o fio dos ESC's estava desligado! Religuei tudo e na hora de colocar, não reposicionei a bateria adequadamente. Ela teria que ter entrado mais na fuselagem e com isso o CG fico adiantado. Vou reajustar!!!

Quanto a questão de balanceamento dos EDF's, não tenho experiência e não sei como checar. Como já veio montado, espero que esteja tudo ok. Agora, ao ligá-las no máximo, não sinto vibração excessiva!

Outro ponto que hoje estive vendo é o posicionamento do trem de pouso. Acho que eles são montados muito atrás do CG e isso deve dificultar um pouco a decolagem. Mas como é uma aeronave ímpar, que tem os canards à frente para ajudar na decolagem, e como já houveram outras que decolaram com uma certa facilidade, vai ficar assim mesmo!

Também nossa pistinha não ajuda! É de terra, enquanto que a do vídeo é asfalto! o atrito na nossa é muito maior e isso, com certeza prejudica a decolagem!

Mas vou continuar estudando, ajustando e tentando! Um dia minha sorte chegará! Ou, quer dizer, meu maiden chegará!!! :lol: :lol: :lol:

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Yensid, eu não colocaria esse aero em uma pista de terra, esses aeros são bem frageis pra esse tipo de pista, eu ja vei um J10 com configuração canard, e pra decolar eu tinha que dar muito comando pro aero "descolar" do chão, outra coisa, de uma olhada no angulo do aero durante a corrida, se ele correr com o nariz pra cima OK, do contrario ele não decola mesmo, oque você tem que ter em mente é que esse aero só tem a força relativa do ar passando nos comandos, não tem a helice soprando ar, então geralmente jatos, (eletricos ou não), precisam de muito comando na hora de decolar porque estao mais lentos, mas depois de embalado precisam de muito pouco.

Abraços e boa sorte.
Avatar do usuário
isaque
membro
Mensagens: 1070
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 11:30 am
Localização: São Jose do Rio Preto - SP

Mensagem por isaque »

Talvez seria bem interessante rever a angulação dele como o amigo acima mencionou, e ativar um Dual Rate para a decolagem, apos decolagem desligar para fica com o comando suave....so uma idéia..

abraço
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:6dd5e3c958="Megafly"]Yensid, eu não colocaria esse aero em uma pista de terra, esses aeros são bem frageis pra esse tipo de pista...

Abraços e boa sorte.[/quote:6dd5e3c958]

Fazer o quê MEGAFLY se só tenho pista de terra por aqui? A pista asfaltada mais próxima fica à 60Km de minha cidade! Colocar para voar na BR? Muito perigoso! Depois passa uma carreta por cima e o prejuízo é maior :cry: !

Obrigado pelas dicas do nariz do aeromodelo! Realmente, ele correu com o nariz enfiado no chão, praticamente! CG adiantado demais!

Vamos tentando com o que temos!
Disney

[b:6dd5e3c958]Em tempo:[/b:6dd5e3c958]
Olha aí mais um vídeo do aeromodelo, com um pouso perfeito e apenas funcionando uma turbina!!!!

[yt]bwWFNvs1kn0[/yt]

Bye!
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:de9ecc2193][b:de9ecc2193]O coração da criança![/b:de9ecc2193][/size:de9ecc2193]

Como tive de abrir o interior da fuselagem para encontrar os fios de controle dos servos do sistema vetorial, aproveitei para realizar algumas fotos das EDF's e seus motores, bem como dos ESC's. Estão à seguir:

[img:de9ecc2193]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1p4GZLP1Q2dM3hSb_wcnOBD7NcIRIgwj9r79lUE17sR1D8SOyLDsxYwXn6jxufb76RJFbhsVjv92W1_AWTk04sZCetu1t0lsJ6/DSC03499_detalhe.jpg[/img:de9ecc2193]

[img:de9ecc2193]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pD0MrD_JoX9ZKFtnw3XEzLACDucO01JTXAlwmnfwQfkkBkRZHw0esZNgdMqQtIEbvdpnqe_FCbs06W841bEpDT4MR4kx99tUE/DSC03500.JPG[/img:de9ecc2193]

[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1p149Bqm2SDus2m3FDehH15xJRPi9e8m1XnYaxrvUH5TigXMghQiH-ingC9VMLALdGFEfySH6rldmtWgMlXBTjeA/DSC03496.JPG[/img:de9ecc2193]

Detalhe dos ESC's:
[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1pMt8MAi1MzFsxQf78bg6vHBzf8LDc0k4e8NaWkUrbw35g8yvcsE75uL-8r6i347mVJs6rq_fSBAXno8nzni0_Xw/DSC03498.JPG[/img:de9ecc2193]

Agora a montagem deles deixa a desejar! Vejam os fios de alimentação dos ESC's no meio da saída de ar!! Deve alterar alguma coisa! Pequenos detalhes que poderiam ser cuidados com mais atenção. Por isso não indico a compra do aeromodelo RTF!
[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1p5LqdbU0Cl2NzeSzv1R2xl3XXECE12JtoZBxSkH-d99nkFL2KCuywOdFkHg5Mcu6CGS29RQW5XOZGTWo-4YYFSw/DSC03501.JPG[/img:de9ecc2193]

Este lado foi montado adequadamente!
[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1pmls4DXcbR3FthhHYNBrXob4B7b9bzlTR9YpemcURtJyAWRrI4GkAZSMiWx54xn6z92uzbxLzRpSE8s34zbE3xA/DSC03502.JPG[/img:de9ecc2193]

Estou mais tranquilo porque tenho encontrado várias pessoas que conseguiram montar e voar bem este aeromodelo, com pouso bons, até mesmo em pista de grama. Por isso, acredito que só preciso ler um pouco mais e realizar os ajustes necessários!

Vou manter a postagem em dia!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
allanhc
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jan 04, 2011 9:18 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por allanhc »

Disney. Te desejo o máximo de boa sorte pois quero muito fer voando.
Eu desanimei um pouco depois dos seus comentários, mas adorei o que o warne escreveu. HarpiaCat.
Meu próximo projeto!
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:c4f7943ac0="allanhc"]Disney. Te desejo o máximo de boa sorte pois quero muito ver voando.
Eu desanimei um pouco depois dos seus comentários, mas adorei o que o warne escreveu. HarpiaCat.
Meu próximo projeto![/quote:c4f7943ac0]

Allan, não devemos desanimar nos primeiros obstáculos! É claro que ao comprarmos um aeromodelo RTF esperamos apenas montá-lo e partir para a pista para o primeiro vôo. Mas infelismente, nem sempre é assim... ainda mais quando se trata de um produto fabricado na china, onde o controle de qualidade é débil, encontramos estes probleminhas.

Mas fico feliz porque sei que o aeromodelo é capaz de voar com a configuração que possui. Isto já me conforta!

Conclui a leitura das 62 páginas do RC Groups relacionadas a este aeromodelo em particular, e cheguei às seguintes conclusões:

1. O ajuste do CG não é conforme previsto pelo fabricante/vendedor, que seria de 20mm. Quando colocado o CG em 30mm o aeromodelo voa com nariz pesado e precisa ser ajustado o ângulo do canard e do profundor para um vôo nivelado. Quando o CG é colocado em 35mm o aeromodelo fica com peso de cauda! Pelo que concluíram ser o ideal "32,5mm" :roll: uma configuração difícil e crítica de se conseguir. [i:c4f7943ac0][b:c4f7943ac0]Por isso vou iniciar a minha configuração com CG à 30mm do encontro das asas![/b:c4f7943ac0][/i:c4f7943ac0]

[img:c4f7943ac0]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1psKQztwGZUVYx658wc9Q1rAgcz_Jr_gLEfNIyPUCJDbdwEyLt2mMZ300NLDRY4h909ec9erEkZFgRzDeI3FRkI6mPeujLfLj6/CG.jpg[/img:c4f7943ac0]

Detalhe da posição ideal do CG:
[img:c4f7943ac0]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pkTJ3F7l0ykDnm3bLyKY4i3uHAi0d_IvLT7uunpNBX7cMowYiB-fcrp1yc2cry7_W8Wdzy2vmFWRL__h0Q-r1V6ifqg8ZueCD/CG_detalhe.jpg[/img:c4f7943ac0]

2. Os trens de pouso são um problema constante. Qualquer obstáculo e eles são arrancados ou quebram. Retirei os meus e estou colando um pedaço de compensado para servir de suporte, onde vou parafusá-los. Vamos ver se ficam mais resistentes!

3. O aeromodelo bate asas na configuração original. O pessoal do RCgroups sugere colocar varetas de fibra de carbono no dorso das asas para resolver o problema. Como não tenho disponível, vou no jeitinho brasileiro. Colocarei duas varetas de 2mm de fibra de vidro em cada asa, de ambos os lados, amarradas uma à outra!

4. Existe a necessidade imperiosa de usar dual rate e exponencial nos controles para que a pilotagem torne-se mais tranquila. Também fou configura meu rádio de acordo com a melhor configuração que encontrei por lá.

5. Existem 3 configurações de controle das superfícies de comando possíveis. Segundo o que vi, a melhor delas é canards atuando junto com profundores para picar e cabra o aeromodelo e canards, ailerons e profundores para os rolamentos à direita e esquerda. Para realizar este tipo de configuração fica mais fácil quando adquire-se o aeromodelo ARF e realizamos a montagem, pois o corpo da fuselagem vem aberto e podemos realizar as ligações ao nosso modo. Como o meu é um RTF vou verificar se posso alterar a configuração da fiação e deixá-lo desta forma que especifiquei. Caso não consiga, vai da forma como veio de fábrica, que é uma das configurações possíveis e voáveis.

6. Alguns aeromodelistas do RCgroups tem falado no uso de gyro para este aeromodelo. Mas também haveria a necessidade de abrir o corpo do aeromodelo para montar a fiação de forma adequada, o que não me é possível no momento. Este é um ponto bastante controverso e que tem gerado debates acalorados entre os integrantes do fórum. Quem já voou o Berkut, o fez sem giroscópio!

7. É uma aeronave de design ímpar, e por isso, de ajustes mais críticos! Mas que deve dar um grande prazer ao ser colocada no ar, isso deve dar! Espero conseguir!!!

Até mais!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Responder