E-Starter problemas com CG

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1251
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

E-Starter problemas com CG

Mensagem por mnovaes »

para os que voam o e-starter onde fica exatamente o CG dele ?

usando o velho metodo de tirar o cg pela parte mais alta da nervura que seria exatamente no sulco onde poem o reforço de bambu .... aind atenho q colocar umas 100g de peso no nariz ....


o que esta acontecendo ?
ta certo que usei epoxi pra colar a empenagem hehehehe
..............
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

To achando muito estranho, por mais leve que seja seu motor 100g é MUITA coisa.

Onde você está pondo a bateria?

O meu, com motor original, não tem que colocar nada de peso em lugar nenhum e olha que já fiz um remendo na cauda que deve ter ido uns 5g de epóxi.
Temos que ver isso ao vivo.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1251
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

[quote:9aa5fe24a9="Edgard"]To achando muito estranho, por mais leve que seja seu motor 100g é MUITA coisa.

Onde você está pondo a bateria?

O meu, com motor original, não tem que colocar nada de peso em lugar nenhum e olha que já fiz um remendo na cauda que deve ter ido uns 5g de epóxi.
Temos que ver isso ao vivo.[/quote:9aa5fe24a9]
edgar fiz uma craca na empenagem e acabei usando muito epoxi ...
a bateria estou colocando no lugar original dela
meu motor pesa 47g
..............
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

O centro de gravidade dele é marcado nas asas. No meu tive que colocar a bateria mas para tráz e modifiquei totalmente o compartimento da bateria. Acho que essa é a melhor solução, eu aumentei o compartimento da bateria e coloquei velcro, dessa forma posso mudar a posição da parte mais peseda do avião.

[ ]s

Formel
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1251
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

[quote:3712f1a9a2="formel"]O centro de gravidade dele é marcado nas asas. No meu tive que colocar a bateria mas para tráz e modifiquei totalmente o compartimento da bateria. Acho que essa é a melhor solução, eu aumentei o compartimento da bateria e coloquei velcro, dessa forma posso mudar a posição da parte mais peseda do avião.

[ ]s

Formel[/quote:3712f1a9a2]
é marcado naquelas bolas que tem na parte de baixo ?
heheh se for acho q pode ser isso pq achei q era a 1/3 da corda ...
desculpem o manual foi pro lixo na empolgação de montar hehehehe
..............
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

[quote:6975bd3e1f="mnovaes"][quote:6975bd3e1f="formel"]O centro de gravidade dele é marcado nas asas. No meu tive que colocar a bateria mas para tráz e modifiquei totalmente o compartimento da bateria. Acho que essa é a melhor solução, eu aumentei o compartimento da bateria e coloquei velcro, dessa forma posso mudar a posição da parte mais peseda do avião.

[ ]s

Formel[/quote:6975bd3e1f]
é marcado naquelas bolas que tem na parte de baixo ?
heheh se for acho q pode ser isso pq achei q era a 1/3 da corda ...
desculpem o manual foi pro lixo na empolgação de montar hehehehe[/quote:6975bd3e1f]

As bolas na parte da baixo da asa são os pontos de ingeção do isopor no molde, não são o CG.
O CG dele é 1/3 da asa mesmo (talvez um pouquinho mais pra trás). Vou olhar no manual e depois te falo.

Cara, por mais epóxi que você tenha colocado na cauda, acho difícil precisar de 100g no nariz, pô o bicho pesa 400g, não pode ter que unfiar 25% do peso pra acetar CG.

Leva ele pro Paca amanhã ou pro Campão no sábado e vamos ver isso.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Além das marcas de injeção tem o CG marcado em baixo da asa com toda a certeza.

Uso essas marcas para acertar o CG inclusive tem um simbolo marcado lá q com toda certeza não é marca de injeção.

[ ]s

Formel
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1251
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

[quote:1277dc1f75="Edgard"][quote:1277dc1f75="mnovaes"][quote:1277dc1f75="formel"]O centro de gravidade dele é marcado nas asas. No meu tive que colocar a bateria mas para tráz e modifiquei totalmente o compartimento da bateria. Acho que essa é a melhor solução, eu aumentei o compartimento da bateria e coloquei velcro, dessa forma posso mudar a posição da parte mais peseda do avião.

[ ]s

Formel[/quote:1277dc1f75]
é marcado naquelas bolas que tem na parte de baixo ?
heheh se for acho q pode ser isso pq achei q era a 1/3 da corda ...
desculpem o manual foi pro lixo na empolgação de montar hehehehe[/quote:1277dc1f75]

As bolas na parte da baixo da asa são os pontos de ingeção do isopor no molde, não são o CG.
O CG dele é 1/3 da asa mesmo (talvez um pouquinho mais pra trás). Vou olhar no manual e depois te falo.

Cara, por mais epóxi que você tenha colocado na cauda, acho difícil precisar de 100g no nariz, pô o bicho pesa 400g, não pode ter que unfiar 25% do peso pra acetar CG.

Leva ele pro Paca amanhã ou pro Campão no sábado e vamos ver isso.[/quote:1277dc1f75]
vo leva hoje no paca amanha tem jogo hehehe
..............
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 657
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

Tem a marca do CG sim. fica um pouco mais além do final do sulco onde vai o reforço da asa. mais ou menos 1 cm pra trás.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1251
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

eu vi a marca e acabei ajustando usando um pedaço da massa que vem com o modelo ... realmente não foi tanto peso assim hehehehe
ele voou deliciosamente com meu motor axi

configs

AXI 2212/34
Helice 10x7 APC
bateria 3s 1500mha
autonomia voeei uns 25 minutos e a bateria não cortou
como esse motor gasta uns 8A com stick no maximo ...e eu tava voando com 1/3 de mpotencia deve durar bem mais q isso

segue abaixo fotos dele
Anexos
start.jpg
start.jpg (16.12 KiB) Exibido 5683 vezes
start2.jpg
start2.jpg (15.51 KiB) Exibido 5680 vezes
..............
Responder