Construcao Planador tipo Lak-19

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Duo Discus 1/2 da escala

Mensagem por a1a_terabyte »

Rodrigo,

Um colega meu me passou esse endereço, esta em francês, mas só as fotos já falam por si, espero que te ajude nesta sua empreitada

Tera

[url]http://richard.ferriere.free.fr/luthi/luthi.html[/url]
Avatar do usuário
sthefancws
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sáb Dez 24, 2005 9:28 pm
Localização: São vicente

Mensagem por sthefancws »

Muito legal esse seu planador... Queria muito ve-lo voar.
Põe mais algumas fotos.
Abraços. :)
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Duo Discus 1/2 da escala

Mensagem por Rodrigo2004 »

[quote:4c5c2abda0="a1a_terabyte"]Rodrigo,

Um colega meu me passou esse endereço, esta em francês, mas só as fotos já falam por si, espero que te ajude nesta sua empreitada

Tera

[url]http://richard.ferriere.free.fr/luthi/luthi.html[/url][/quote:4c5c2abda0]

Trabalho de profissional!!! Olha a quantidade de cavernas que o cara usou para fazer o molde da fuselagem....se eu tivesse usado tudo isso eu nao teria precisado de tanta massa e lixa....(fica para a proxima). Um dia eu chego la!!.. :o
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

A base para o molde eu fiz de gesso, para isso eu cortei uma madeira deixando sem quinas e fiz uma parede de papel cartao revestida com fita de embalagem, nao ficou muito rigido, entao eu coloquei alguns palitos de sorvete e preguei tudo com taxinha na madeira, ai ficou legal!

Depois foi so vazar uns 4kg de gesso dentro da "forma de pao" e afundar metade do modelo da fuselagem la dentro e aguardar uns 10 minutos ate secar. Fica mais facil se ja deixar riscado no modelo da fuselagem a linha que vai separar o molde em 2.

Detalhe...antes de afundar o modelo dentro do gesso e' bom passar cera de carro e depois polir para descolar mais facil!

Guando o gesso estiver bem seco e' so retirar o modelo com cuidado para nao danificar o gesso. Essa falsa "metade" do molde vai servir como base para fazer a outra metade em fibra, por isso eu ja pintei o gesso para a resina nao grudar.
Anexos
"forma de pao"
"forma de pao"
M1.JPG (39.47 KiB) Exibido 16093 vezes
M2.JPG
M2.JPG (26.19 KiB) Exibido 16093 vezes
molde de gesso pintado..
molde de gesso pintado..
M3.JPG (27.03 KiB) Exibido 16094 vezes
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

A asa ja esta quase pronta tambem, so esta faltando laminar o bordo de ataque com fibra.

A estrutura da asa foi feita com as mesas da longarina em fibra de vidro laminada direto sobre a alma, tudo com a asa ja montada, ficou bem resistente a flexao porem a torcao ainda nao ficou legal, depois que laminar o bordo de ataque esse problema deve ser resolvido.

As mesas de fibra estao com 4mm de largura por 3mm de altura. Por enquanto cada semi asa esta com 70g.
Anexos
Laminando as mesas com com epoxi e um pincel bem pequeno.
Laminando as mesas com com epoxi e um pincel bem pequeno.
A2.JPG (29.56 KiB) Exibido 16093 vezes
Asa montada.
Asa montada.
A5.JPG (37.15 KiB) Exibido 16094 vezes
Asa e roving de fibra de vidro
Asa e roving de fibra de vidro
A1.JPG (28.77 KiB) Exibido 16090 vezes
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Rodrigo

O trabalho está bom, mas essa maneira de se fazer o apoio para o plug nunca vi. Se você viu o site que o Marcos postou, percebeu que se usa uma madeira contornando o plug, é desse modo que se faz o molde. Nada contra as inovações, mas com essa técnica você vai ter problemas com a "definição " das bordas do molde que vão ficar irregulares.
A asa desse modelo, na minha opinião, deveria ser de isopor chapeado com balsa ou de fibra/isopor ( Vacum baging) a vácuo. Lembre-se que é um modelo rápido, não é um spirit. A técnida chamada D-box é parecida com a sua, mas a fibra é laminada num molde e depois colada nas nervuras da asa.
Eu acho que os ailerons estão um puco exagerados, deixe-os com 22% a 25% da corda.
Todavia é só uma dica, nada contra sua técnica. Espero ver tudo pronto e voando.
Edson
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Tá ficando muito legal! Vou aproveitar as dicas para fazer um ASW-28 para mim. :)
Avatar do usuário
sthefancws
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sáb Dez 24, 2005 9:28 pm
Localização: São vicente

Mensagem por sthefancws »

Muito legal esse post... Quero ver mais fotos do planador ou um vídeo ia ser melhor ainda!!!
Abraços!!!:)
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote="Vitor Mano"][quote:6fb137b68c="harpia"]Rodrigo

...A asa desse modelo, na minha opinião, deveria ser de isopor chapeado com balsa ou de fibra/isopor moldado a vácuo...

Harpia, não entendi a parte onde sugere usar isopor moldado a vácuo; Da para fazer isto em casa? Só conheço moldado por injeção, que diga-se de passagem, é inviavel financeiramente, pois um molde para tal avião não sairia por menos de uns 15.000,00 (quinze mil) reais. Se existe outro metodo de molda-lo, nos de a dica!!! :D[/quote:6fb137b68c]

Oi Vitor.
Corrigi o post, na verdade chapear a asa com a técnica "vacum baging" e não moldado a vácuo, como havia dito.
A técnica está nesse site usando fibra
http://www.cenece.com/IdeaAlaFibra.htm
e aqui com madeira
http://www.cenece.com/IdeaAlaVacio.htm
Edson
Responder