Isopor, Balsa ou fibra de vidro?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Engenheiro_voador
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 09, 2009 11:39 am
Localização: São José dos Pinhais

Isopor, Balsa ou fibra de vidro?

Mensagem por Engenheiro_voador »

Bom dia aos expertes de plantão

Tenho visto diferentes aeromodelos, em isopor a grande maioria, mas também algums em balsa e até mesmo em fibra de vidro.

Qual material seria mais indicado para motorização elétrica? Ou devo pensar nestes materiais como uma evolução, dependendo das habilidades do piloto?
Atenciosamente,

Claudinei Wiebbelling
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

acho que qualquer material é indiferente, vai depender mais da potência do motor e consequente tamanho do aeromodelo do que do material em si. Nem um nem outro é melhor ou pior pra elétrico.
Avatar do usuário
Matheus Gratz
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
Localização: Sorocaba - SP

Re: Isopor, Balsa ou fibra de vidro?

Mensagem por Matheus Gratz »

[quote:e77fd9d2a2="Engenheiro_voador"]Bom dia aos expertes de plantão

Tenho visto diferentes aeromodelos, em isopor a grande maioria, mas também algums em balsa e até mesmo em fibra de vidro.

Qual material seria mais indicado para motorização elétrica? Ou devo pensar nestes materiais como uma evolução, dependendo das habilidades do piloto?[/quote:e77fd9d2a2]

Depende muito, inclusive do orçamento.
Materiais com base em isopor (isopor, depron) são mais fáceis de se trabalhar, além de serem mais baratos. Apesar de materiais "novos", encontram-se muitas plantas e guias de aviões para estes materiais.

Eu comecei a pouco tempo, vou deixar aqui [u:e77fd9d2a2][b:e77fd9d2a2]minha[/b:e77fd9d2a2][/u:e77fd9d2a2] opinião.
Comece com depron/isopor. Quebre o que tiver que quebrar, [u:e77fd9d2a2][b:e77fd9d2a2]aprenda[/b:e77fd9d2a2][/u:e77fd9d2a2]. Depois evolua para materiais mais caros. Eu estou fazendo isso.
Avatar do usuário
Engenheiro_voador
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 09, 2009 11:39 am
Localização: São José dos Pinhais

Mensagem por Engenheiro_voador »

Obrigado, estou na fase do isopor e principalmente do quebrar o que tiver para quebrar, he, he...
Avatar do usuário
vvelho
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Set 19, 2010 11:40 pm
Localização: Tupã-SP

Mensagem por vvelho »

o Matheus deu a dica perfeita.Inicie com isopor, pra pegar o jeito,nem que seja isopor de papelaria(se não sabe pilotar ainda,aconselho o isopor de papelaria para construção,pois é mais barato,e se seu aero cair,vai perder menos dinheiro),porém,o isopor de papelaria é muito mais fraco do que o isopor P3,terá que reforçar bastante a asa.Enfim,estou alguns meses fazendo construções, e até hoje tenho a faze do quebrar hahaha',essa faze sempre vai existir,de um jeito ou de outro.
abraços.
Avatar do usuário
maranhense
membro
Mensagens: 1173
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 10:17 am

Mensagem por maranhense »

sem a menor sombra de duvida meu amigo pra eletrico sempre use isopor.conselho de quem completou hoje 600 construções.
Avatar do usuário
Alberto_da_ilha
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qua Jun 09, 2010 2:19 pm
Localização: São Paulo / SP

Mensagem por Alberto_da_ilha »

Depende da sua construção.... Existem motorização elétrica para modelos de 3kg a um preço aceitável. Imagina. Só não vai construir um aero micro de fibra e balsa e um gigante de deprom né.!
vik
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Mar 20, 2011 4:26 pm
Localização: brasilia cruzeiro

Mensagem por vik »

[quote:ed8a3faac6="vvelho"]o Matheus deu a dica perfeita.Inicie com isopor, pra pegar o jeito,nem que seja isopor de papelaria(se não sabe pilotar ainda,aconselho o isopor de papelaria para construção,pois é mais barato,e se seu aero cair,vai perder menos dinheiro),porém,o isopor de papelaria é muito mais fraco do que o isopor P3,terá que reforçar bastante a asa.Enfim,estou alguns meses fazendo construções, e até hoje tenho a faze do quebrar hahaha',essa faze sempre vai existir,de um jeito ou de outro.
abraços.[/quote:ed8a3faac6]

eu concordo ,pois se você iniciar com aeromodelos de isopor o preju é menor quando vc cai .
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Pra quem ja sabe voar, a balsa é outra coisa, o voo fica muito melhor, e sendo bem construido fica muito resistente.

A fibra alem de dar mais trabalho na construção fica mais pesado, só acho a fibra viavel em modelos acima de 1,5 metro de asa.

Agora se está começando o isopor ou depron é ideal, otimo pra aprender sem medo de quebrar, pois é facil de concertar.
Avatar do usuário
Matheus Gratz
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
Localização: Sorocaba - SP

Mensagem por Matheus Gratz »

[quote:441820a0b9="Alberto_da_ilha"]Depende da sua construção.... Existem motorização elétrica para modelos de 3kg a um preço aceitável. Imagina. Só não vai construir um aero micro de fibra e balsa e um gigante de deprom né.![/quote:441820a0b9]


Quanto aos motores....

Existem motores elétricos equivalentes a 100cc (uma Honda Biz, hehehe).
[img:441820a0b9]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/12070-15-150.jpg[/img:441820a0b9]

Mas, um motor de 3kg de empuxo, gira em torno de 20~40 obamas.


Meu aero é um modelo de Piper Cub, que encontrei no RCGroups, de depron.
A fuselagem fica em torno de R$ 30,00 (3 folhas de depron 4mm + cola SuperCiano).
Ele, envelopado com Vinil e bateria de 2150mAH fica com 700~800 g. Minha motorização é para 1,6kg. Ou seja, voo de meia hora com meio stick.

Somente quando eu dominar a o manuseio do depron (dá pra montar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito avião com depron), com diferente tecnicas, é que eu vou partir pra balsa.

Horas e mais horas de simulador ajudam, mas é só em campo que você se vira nos 30 em certas situações. Nestes casos a falta de experiencia conta.
Responder