Isopor, Balsa ou fibra de vidro?
- Engenheiro_voador
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Isopor, Balsa ou fibra de vidro?
Bom dia aos expertes de plantão
Tenho visto diferentes aeromodelos, em isopor a grande maioria, mas também algums em balsa e até mesmo em fibra de vidro.
Qual material seria mais indicado para motorização elétrica? Ou devo pensar nestes materiais como uma evolução, dependendo das habilidades do piloto?
Tenho visto diferentes aeromodelos, em isopor a grande maioria, mas também algums em balsa e até mesmo em fibra de vidro.
Qual material seria mais indicado para motorização elétrica? Ou devo pensar nestes materiais como uma evolução, dependendo das habilidades do piloto?
Atenciosamente,
Claudinei Wiebbelling
Claudinei Wiebbelling
- roberto.mazza
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- Matheus Gratz
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Re: Isopor, Balsa ou fibra de vidro?
[quote:e77fd9d2a2="Engenheiro_voador"]Bom dia aos expertes de plantão
Tenho visto diferentes aeromodelos, em isopor a grande maioria, mas também algums em balsa e até mesmo em fibra de vidro.
Qual material seria mais indicado para motorização elétrica? Ou devo pensar nestes materiais como uma evolução, dependendo das habilidades do piloto?[/quote:e77fd9d2a2]
Depende muito, inclusive do orçamento.
Materiais com base em isopor (isopor, depron) são mais fáceis de se trabalhar, além de serem mais baratos. Apesar de materiais "novos", encontram-se muitas plantas e guias de aviões para estes materiais.
Eu comecei a pouco tempo, vou deixar aqui [u:e77fd9d2a2][b:e77fd9d2a2]minha[/b:e77fd9d2a2][/u:e77fd9d2a2] opinião.
Comece com depron/isopor. Quebre o que tiver que quebrar, [u:e77fd9d2a2][b:e77fd9d2a2]aprenda[/b:e77fd9d2a2][/u:e77fd9d2a2]. Depois evolua para materiais mais caros. Eu estou fazendo isso.
Tenho visto diferentes aeromodelos, em isopor a grande maioria, mas também algums em balsa e até mesmo em fibra de vidro.
Qual material seria mais indicado para motorização elétrica? Ou devo pensar nestes materiais como uma evolução, dependendo das habilidades do piloto?[/quote:e77fd9d2a2]
Depende muito, inclusive do orçamento.
Materiais com base em isopor (isopor, depron) são mais fáceis de se trabalhar, além de serem mais baratos. Apesar de materiais "novos", encontram-se muitas plantas e guias de aviões para estes materiais.
Eu comecei a pouco tempo, vou deixar aqui [u:e77fd9d2a2][b:e77fd9d2a2]minha[/b:e77fd9d2a2][/u:e77fd9d2a2] opinião.
Comece com depron/isopor. Quebre o que tiver que quebrar, [u:e77fd9d2a2][b:e77fd9d2a2]aprenda[/b:e77fd9d2a2][/u:e77fd9d2a2]. Depois evolua para materiais mais caros. Eu estou fazendo isso.
- Engenheiro_voador
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- Registrado em: Seg Fev 09, 2009 11:39 am
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o Matheus deu a dica perfeita.Inicie com isopor, pra pegar o jeito,nem que seja isopor de papelaria(se não sabe pilotar ainda,aconselho o isopor de papelaria para construção,pois é mais barato,e se seu aero cair,vai perder menos dinheiro),porém,o isopor de papelaria é muito mais fraco do que o isopor P3,terá que reforçar bastante a asa.Enfim,estou alguns meses fazendo construções, e até hoje tenho a faze do quebrar hahaha',essa faze sempre vai existir,de um jeito ou de outro.
abraços.
abraços.
- maranhense
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- Registrado em: Dom Dez 06, 2009 10:17 am
- Alberto_da_ilha
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[quote:ed8a3faac6="vvelho"]o Matheus deu a dica perfeita.Inicie com isopor, pra pegar o jeito,nem que seja isopor de papelaria(se não sabe pilotar ainda,aconselho o isopor de papelaria para construção,pois é mais barato,e se seu aero cair,vai perder menos dinheiro),porém,o isopor de papelaria é muito mais fraco do que o isopor P3,terá que reforçar bastante a asa.Enfim,estou alguns meses fazendo construções, e até hoje tenho a faze do quebrar hahaha',essa faze sempre vai existir,de um jeito ou de outro.
abraços.[/quote:ed8a3faac6]
eu concordo ,pois se você iniciar com aeromodelos de isopor o preju é menor quando vc cai .
abraços.[/quote:ed8a3faac6]
eu concordo ,pois se você iniciar com aeromodelos de isopor o preju é menor quando vc cai .
Pra quem ja sabe voar, a balsa é outra coisa, o voo fica muito melhor, e sendo bem construido fica muito resistente.
A fibra alem de dar mais trabalho na construção fica mais pesado, só acho a fibra viavel em modelos acima de 1,5 metro de asa.
Agora se está começando o isopor ou depron é ideal, otimo pra aprender sem medo de quebrar, pois é facil de concertar.
A fibra alem de dar mais trabalho na construção fica mais pesado, só acho a fibra viavel em modelos acima de 1,5 metro de asa.
Agora se está começando o isopor ou depron é ideal, otimo pra aprender sem medo de quebrar, pois é facil de concertar.
- Matheus Gratz
- membro
- Mensagens: 141
- Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
- Localização: Sorocaba - SP
[quote:441820a0b9="Alberto_da_ilha"]Depende da sua construção.... Existem motorização elétrica para modelos de 3kg a um preço aceitável. Imagina. Só não vai construir um aero micro de fibra e balsa e um gigante de deprom né.![/quote:441820a0b9]
Quanto aos motores....
Existem motores elétricos equivalentes a 100cc (uma Honda Biz, hehehe).
[img:441820a0b9]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/12070-15-150.jpg[/img:441820a0b9]
Mas, um motor de 3kg de empuxo, gira em torno de 20~40 obamas.
Meu aero é um modelo de Piper Cub, que encontrei no RCGroups, de depron.
A fuselagem fica em torno de R$ 30,00 (3 folhas de depron 4mm + cola SuperCiano).
Ele, envelopado com Vinil e bateria de 2150mAH fica com 700~800 g. Minha motorização é para 1,6kg. Ou seja, voo de meia hora com meio stick.
Somente quando eu dominar a o manuseio do depron (dá pra montar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito avião com depron), com diferente tecnicas, é que eu vou partir pra balsa.
Horas e mais horas de simulador ajudam, mas é só em campo que você se vira nos 30 em certas situações. Nestes casos a falta de experiencia conta.
Quanto aos motores....
Existem motores elétricos equivalentes a 100cc (uma Honda Biz, hehehe).
[img:441820a0b9]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/12070-15-150.jpg[/img:441820a0b9]
Mas, um motor de 3kg de empuxo, gira em torno de 20~40 obamas.
Meu aero é um modelo de Piper Cub, que encontrei no RCGroups, de depron.
A fuselagem fica em torno de R$ 30,00 (3 folhas de depron 4mm + cola SuperCiano).
Ele, envelopado com Vinil e bateria de 2150mAH fica com 700~800 g. Minha motorização é para 1,6kg. Ou seja, voo de meia hora com meio stick.
Somente quando eu dominar a o manuseio do depron (dá pra montar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito avião com depron), com diferente tecnicas, é que eu vou partir pra balsa.
Horas e mais horas de simulador ajudam, mas é só em campo que você se vira nos 30 em certas situações. Nestes casos a falta de experiencia conta.