MONTEI UM AMPLIFICADOR LINEAR,FUNCIONOU! (com Layout da PCI)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

MONTEI UM AMPLIFICADOR LINEAR,FUNCIONOU! (com Layout da PCI)

Mensagem por david loos »

e ai pessoal, tudo certo com voces??

bom, eu sou meio metido com aparelhos de radio-amador, transmissores caseiros,etc...

e eu estava pensando... quando eu quero aumentar a potencia de meus transmissores, eu coloco um amplificador linear na saida, entao me veio a ideia... porque nao montar um pequeno amplificador para colocar em BITs E FERRARIs???

bom, eu procurei pela internet varios projetos, muitos nao funcionaram, e foi em um site que eu achei este... e ele me surpreendeu!, eu cheguei a 70mts de alcance com um pedaco de fio de 40 cm como antena!!! :shock:
( e nao estava na medida certa! :shock: :shock: )

mas tudo que e bom dura pouco, o meu RX deu um curto e parou de funcionar no meio dos testes... ele estava quase nos 100mts de alcance...

este amplificador, tem autonomia de 500 mts de alcance... ( eu particularmente nao duvido! :shock: ) mas para se ter maior aproveito, deve-se usar pilhas em serie ao inves de baterias de 9v (que se compra por ai...) como fonte de alimentacao...

segue abaixo o esquema...
Anexos
amplificador linear.jpg
amplificador linear.jpg (31.32 KiB) Exibido 12266 vezes
PP5 WLU"
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

a antena telescopica e na medida da frequencia, o CV descrito no esquema e um capacitor variavel do tipo trimmer ( eu usei um trimmer retirado de um radio a valvula...)

a alimentacao do circuito, pode ser uma bateria de aero ( este circuito aguenta ate 12vcc) ou pode ser usada como fonte alimentacao 8 pilhas do tipo AA recarregaveis ou nao.

a entrada ( onde esta escrito soldar na antena do TX) voce solda dentro do TX (no lugar de onde sai a antena.

e a saida ( onde esta escrita antena telescopica) voce solda na antena com a medida certa da frequencia a ser usada!)

e depois e so levar o RX cada vez mais longe e ajustar o CV para ter um melhor alcance!

OBS. o transistor BD 135 ou BD 139 deve ter um pequeno dissipador de calor.


comigo funcionou bem este projeto. e ele funciona para 27 ou 49 mHz...

logo mais postarei a antena amplificada para dar mais alcance...


valeu! qualquer coisa e so perguntar!
Avatar do usuário
sthefancws
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sáb Dez 24, 2005 9:28 pm
Localização: São vicente

Mensagem por sthefancws »

Muito interessante isso aí.Queria saber um pouquinho mais de eletrônica em uma hora como essa.Hehehe

Abraços.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

isso e muito facil de se montar, ou voce compra as pecinhas em uma loja de eletronica em sua cidade e pede pra alguem motar pra voce... e muito legal o alcance!
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

Meu jovem.....gostaria que vc. me falasse sobre a bobina....(4 voltas - de enrolamento)....nas voltas do fio dessa bobina...são mais juntas ou mais separadas??....tem alguma medida específica pra distancia dos (anéis - das voltas da bobina)?????....creio que se não tiver uma distância correta isso pode dar problemas vc. não acha?.....em outros circuitos amplificados a regulagem da frequência está justamente na distância das espiras...Seria possível vc. explicar melhor?...
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

sou o athlon lá no outro........
neste sistema , o ajuste de frequencia de ressonancia LC , é feito pelo capacitor variável . a bobina pode permanecer de qualquer jeito que voce fez , ela nao precisa de ajustes.
eu acho que 4 voltas é meio pouco para 29 mhz ! para ficar legal com só 4 voltas , os fios devem ser bastante próximos e o capacitor variável tem que ter capacitância alta , acima dos 100pF .
STUKA , caso voce nao entenda direito o capacitor que voce está usando , use um trimmer , daqueles amarelinhos ... e se nao achar para comprar , use um capacitor fixo de 47pF e aumente as espiras para 10 voltas , e nesse modo o ajuste é feito com a bobina.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

ou tire o CV e faca uma bobina com 5 voltas e va comprimindo e esticando ate acertar a frequencia!


comigo funcionou so com a bobina descrita e o trimmer de radio antigo!
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

eiiiii.....senhores.....decidam .....5[color=red:0afa9d0627] ou 10[/color:0afa9d0627] voltas na bobina?...
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

eu fiz 3 voltas e usei um trimmer, mas va fazendo testes... o que vale e o alcance!!!
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

ah!!!!!!!!!!!!!.....não.....cês tão de brincadeira :cry: :cry: :( .....testes....num guento mais.....já estou a dias sem durmir.....tô parecendo um zumbi.....


será que dava pra alguem decidir quantas voltas?.....vai me poupar um mucadim de tempo.....não vou usar trimmer.....não vou encontrar o de duas saídas......so encontro os de três......
Responder