MONTEI UM AMPLIFICADOR LINEAR,FUNCIONOU! (com Layout da PCI)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

usa os trimmers de 3 saidas mas so usa 2!


ou faz algumas voltas ( de 5 a 10) e va apertando a bobina ate conseguir acertar a frequencia!
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

Stuka, o bom seria usar um trimmer [img:ebe7023939]http://www.designnotes.com/Merchant2/graphics/00000001/TRIMCAP.JPG[/img:ebe7023939] ou até mesmo um capacitor variável, mas se você quiser usar um capacitor cerâmico fixo, vou te passar o numero de voltas para x capacitância.

68pF=7 á 8 voltas
82pF= 6 á 7 voltas
150pF= 4 á 5 voltas
comece pelo menor número de voltas, ou seja com 4, 6 ou 7 voltas dependendo do capacitor.

isso é só para frequênica de 27Mhz.

Se possível faça o indutor com 1cm de diâmetro e 1cm de comprimento.

O fio pode ser ultilizado qualquer um que sustence a si mesmo sem a necessidade de um ferrite, podendo ser um 17,18 ou 19 AWG, ou algum outro que vc tiver ai.

valeu
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

eeeeeeeebbbbbbbaaaaaaaaaa.....achei um capacitor variável.....num micro-sistem que desmanchei aqui em casa....ahahahahahaha......


Jociel....lembra daquele TX com CI de bolha?....pois então....já enfiei 12 volts na cara do sacripanta.....testei e ficou joia....é o quinto pino ....mais tarde eu vou testar o alcance....
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

[quote:ccbc4cfabc="Stuka"]eeeeeeeebbbbbbbaaaaaaaaaa.....achei um capacitor variável.....num micro-sistem que desmanchei aqui em casa....ahahahahahaha......


Jociel....lembra daquele TX com CI de bolha?....pois então....já enfiei 12 volts na cara do sacripanta.....testei e ficou joia....é o quinto pino ....mais tarde eu vou testar o alcance....[/quote:ccbc4cfabc]
beleza Stuka, mais cuidado pra não torrar ele..

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

torrar quem?....o TX ou o capacitor?....hehehhe....se for o TX num torra não.....já deixei ele ligado de ontem pra hoje pra ver se guenta o tranco e num é que guentou o tranco!...estou terminando a antena....pra testar o alcance....se tudo der certo...o N20 já tá prontinho...o biplaninho quase pronto tambem.....e teremos mais um micro.....


OBS....o N20 que preparei com redução é capetinha.....não medí....mas creio que o impulso estático dele ultrapassa 30 gramas com hélice 6x5 GWS.....ficou muito bommmmmmmmmm.....já tenho o 4013 (SMD) e o 2205....(pra fazer o 3º canal se eu quiser.....mas por enquanto estou aguardando o Oscar testar um ESC-BIT que devolvi pra ele. ( Eu estava com medo de ligá-lo, então devolvi pra ele testar....
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

observando as figuras dos timmer`s acima...o que está nas placas velhas que tenho em casa ( é igual ao BRANCO)....vou caprichar no amplificador.....vou começar a desenhar a plaquinha dele hoje.....nunca mexi com isso ....será a primeira vez que vou queimar uma plaquinha de circuito impresso....heheheheh....mas num tem mistério não....quero fazer no capricho....
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

[quote:f6e7da6fc2="Stuka"]torrar quem?....o TX ou o capacitor?....hehehhe....se for o TX num torra não.....já deixei ele ligado de ontem pra hoje pra ver se guenta o tranco e num é que guentou o tranco!...estou terminando a antena....pra testar o alcance....se tudo der certo...o N20 já tá prontinho...o biplaninho quase pronto tambem.....e teremos mais um micro.....


OBS....o N20 que preparei com redução é capetinha.....não medí....mas creio que o impulso estático dele ultrapassa 30 gramas com hélice 6x5 GWS.....ficou muito bommmmmmmmmm.....já tenho o 4013 (SMD) e o 2205....(pra fazer o 3º canal se eu quiser.....mas por enquanto estou aguardando o Oscar testar um ESC-BIT que devolvi pra ele. ( Eu estava com medo de ligá-lo, então devolvi pra ele testar....[/quote:f6e7da6fc2]Tive problemas usando 12,6v em um TX 35Mhz, acredito eu que foi o cristal que nao aguentou oscilar constantimente com essa tensão e danificou, cuidado com isso também.
Embora o rádio tenha passado a noite ligado não significa muita coisa, porque o mesmo não estava operando, seria diferente se deixa-lo a noite ligado com algum botão precionado, ai sim teria a prova real.

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Esse esqueminha apresentado com os famozos BDs, exatamente esse, usei por muito tempo numa rádio pirata.
Se no lugar de ligar a atena do tx, vc colocar a saída de um radinho ou qualquer outra coisa maior, vc estará retransmitindo aquele rádinho na sua piratinha.
O transistor deverá estar com 5 cm de caninho de alumínio enfiado na parte metálica dele para dissipar o calor.
O ajuste da frequencia, se obtem regulando o capacitor em conjunto com a bobina.
O MELHOR MATERIAL PARA ESSA BOBINA, É FIO DE TELEFONE, DAQUELES DUPLOS E PRETOS........VC DESCASCA O DANADO E NUMA CANETA BIC, ENROLA DE 4 A 5 ESPIRAS, NÃO MAIS.
Em especial para ESTE caso, aumentando a voltagem aumenta o alcance, e esse tipo de oscilador aguemta até 48 volts se bem refrigerado. Cansei de usar duas baretias de carro num total de 24 volts sem desligar por mais de 6 meses com medo de perder a frequencia, sem problemas até na hora de carregar as baterias, eu não desligava o danado.
Para o aeroplano, pode até funcionar, mas ha que se tomar o cuidado já que , como esse esquema não tem tanque de saída, expúrios, harmonicas voam pelo espaço e podem interferir em outros equipamentos.
Façam um teste: coloque o transmissor em cima de uma árvore com uma bateria de 9 v e uma anteninha dipolo de 075 cm x 075cm, sintonise a portadora no rádio FM do carro, e saia com ele pra ver onde chega.......
Garanto que até 2 kilometros com certeza vc vai ouvi-lo..............
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

heheheh...interessante Big......

Jociel.....passou a noite pressionado......só que com o Rx desligado.....Cheguei muito tarde e não testei o alcance ainda....mas até o feriado tá testado o alcance. Por precaução, vou baixar a tensão pra 9,6v usando 8 células de 600mah de celular de Nimh.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

eu queria saber qual e a antena ideal para este amplificador linear, pois cada antena tem uma forma de liberar seu expurios,etc... eu queria saber que antena eu teria mais ganho!

a plano terra e boa? ou eu uso so a antena normal com a medida certa?
( fiz o meu teste com um pedaco de fio de telefone! com 90 cm de comprimento!)

estou comecando a fazer uma plaquinha no paint, ai voces podem fazer o amplificador em circuito impresso!
Responder