MONTEI UM AMPLIFICADOR LINEAR,FUNCIONOU! (com Layout da PCI)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

Estamos aguardando o desenho David....
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

EU ( athlon) usava esses amplificadores em minhas FM piratinhas , eu botava 3 transistores desse em paralelo ....... o sinal ia longe co minha antena dipolo que tinha 15M de altura , levada por cabo coaxial....... o alcance era de 8KM!!!!

mas esses BD135 sao meio vagabundos para RF , porque nao foram projetados para isso........ ( alguns lotes desse transistor nao oscilam em RF... )
se usar um 2N2218 no lugar , o resultado é bem melhor.
No outro fórum , eu postei meus resultados com este tipo de amplificador no TX no outro fórum........ o alcance com antena telescópica ( no tamanho certo)
nao foi muito grande ...( uns 5 metros á mais)
e simulando no PC , eu fui descobrir a causa....... com o capacitor de entrada valendo 47pF , o transistor nao transmitia mais que 50mW !!!
aí eu troquei o capacitor de entrada para um valor de 1nF (1000pF) e o transistor começou á mandar mais de 300mW em uma carga de 50 ohms (antena).
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

amp tx

Mensagem por Ferrarinha »

Aqui vai uma foto dos trimers que eu usava ( de dois pinos)
Anexos
TrimersM.jpg
TrimersM.jpg (5.88 KiB) Exibido 12529 vezes
www.midiaindependente.org
"O próximo grande passo da humanidade será a descoberta de que compartilhar é mais eficiente que competir"
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Existem "ns" formas de se fazer, tenho uma pirata com transitores dos rádios velhos da polícia que chegam a 14 kilometros, mas para amplificar o sinal do tx, a coisa é bem complicada já q vc vai ter que fazer ele oscilar na frequencia do rx he he he, ai o bixo pega........
é bom lembrar que esse reverberador, trabalha em FM unicamente.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

e bom saber que tem gente interessada nesta area da eletronica...

bom, pesquisando mais coisas, achei um reforcador de sinais (na revista saber eletronica de 1988) o artigo diz que este dispositivo reforca os sinais de RF que entra em um receptor, entao, se tem mais forca,tem mais alcance...

imagina se fizer este amplificador linear no TX e colocar o reforcador de sinais no RX... sera que o ferrari chega a 1Km????
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

[quote:2de9b79b8b="david loos"]e bom saber que tem gente interessada nesta area da eletronica...

bom, pesquisando mais coisas, achei um reforcador de sinais (na revista saber eletronica de 1988) o artigo diz que este dispositivo reforca os sinais de RF que entra em um receptor, entao, se tem mais forca,tem mais alcance...

imagina se fizer este amplificador linear no TX e colocar o reforcador de sinais no RX... sera que o ferrari chega a 1Km????[/quote:2de9b79b8b]Pode ajudar mas milagre acho que não faz, 1Km é muita coisa. Além do mais seria um pouco inviável, precisaria de um avião bem grande para poder se visualizado a essa distância, e voar um avião grande com RC de carrinho acho que é querer demais.

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

aí que esta o negocio... estou projetando um ferrari diferente... um motorzao 400br no bicho, uma helice 6x3 e vamos ver no que vai dar... sei que atuadores nao vao ajudar em nada, mas ja fiz varios testes com uns motorzinho de leitor optico de playstation e fiquei muito satisfeito com os resultados... eles aguentam tranquilamente o 400br com uma 6x3... e se fizesse um modelo com 1,50 de asa com RC ferrari?

ja estou montando um projeto destes.... agora e so eu ter uma bateria boa e comecar os testes...


mudando de assunto... quanto a Placa de circuito impresso para o amplificador linear, agora eu estou no colegio, quando eu chegar em casa eu posto, eu terminei ela hoje na hora do almoco, mas tem uma coisinha... eu fiz a placa no paint, por isso ela nao vai ficar no tamanho certo, mas na hora de imprimir, e so colocar no tamanho desejado!
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

o importante é o desenho o resto a gente ajeita......
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:9c23020746="david loos"]e bom saber que tem gente interessada nesta area da eletronica...

bom, pesquisando mais coisas, achei um reforcador de sinais (na revista saber eletronica de 1988) o artigo diz que este dispositivo reforca os sinais de RF que entra em um receptor, entao, se tem mais forca,tem mais alcance...

imagina se fizer este amplificador linear no TX e colocar o reforcador de sinais no RX... sera que o ferrari chega a 1Km????[/quote:9c23020746]

Seu ferrari poderia chegar até mais longe, entretanto tudo tem os seus "poréns".
A RF em sistemas de FM, caminham diretas, ou seja, ela parte de um ponto "a" até o ponto "b", em linha reta, diferente da RF em Amplitude Modulada que seguem em forma de zig-zag pulando os obstáculos.
Em linha reta, com um rádio bem simples com 300mw, vc conseguiria chegar a 10 kilometros tranquilamente se não houvesse obstáculos.
Mas, se por infelicidade, a RF encontrar um poste ou uma árvore ou até mesmo uma ave no ar,.....é a conta, os sinais batem e saem para outro lado como se fosse raios de luz refletidas num espelho.
É isso, ah, aumentar a potencia?...........pura perca de tempo.
bye
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

bom , meu aero com RX de ferrari te, 1,20m DE envergadura hehehehehhee
e usa atuadores hehehee e voa muito bem.
mas motor 400 num bixinho desses ..... eu nao sei nao , vai deixar o modelo acima de 300 gramas.... o modelo vai correr muito e esses rx nao combinam com velocidade de jeito nenhum , o motor vai ficar dando uns pulsos........
eu recomendo no máximo , um motor 280 com reduçao....
Responder