Construção de POD de balsa

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Construção de POD de balsa

Mensagem por Eduardo Yamin »

Pessoal, fiz um pequeno tutorial para fazer POD de balsa, se der sorte é o pod que estarei voando no próximo torneio de Minitérmicos 1,5m.

Balsa utilizada: 1 folha padrão de 3/32 leve, aproveitamento uns 98% :D
Material: régua, esquadro, caneta esferográfica, estilete, blocos de lixa 120 e CA numa mesa bem plana.

[b:3067d32c01]Comprimento do pod[/b:3067d32c01]: Inicío calculando quanto o Pod deverá ter de comprimento, para isso preciso saber a corda da asa na raiz, no meu caso 18, pois bem, quero que o nariz tenha 1C ou seja, tambem 18cm, e sei que preciso de uns 5cm para o "acabamento" entre o pod e o boom, logo minha fuzelagem vai ter 18+18+5 = 41, tirei 1cm do acabamento e 2cm do bloco do nariz, logo devo cortar meu pod com (16+18+4) 38cm no total fazendo divisões à 16cm (18-2 do bloco) e a 36 indicando o começo (BA) e final (BF) da asa.

[b:3067d32c01]Altura[/b:3067d32c01]: Sabemos que os servos são os componentes que exigem maior altura no pod, nesse meu caso utilizarei dois GWS PICO deitados ( maneira a permitir menor altura do pod) medindo com pouco de folga e arredondando dá 2,5cm, por isso, meu pod terá 3cm de altura máxima e 2,5 após rebaixo para asa, marco essas medidas e tambem a 1,5cm pra ter uma linha de centro que depois vai me auxiliar nos arredondamentos.

[b:3067d32c01]Largura[/b:3067d32c01]: No meu caso o eletronico mais largo é o RX que tem 32mm ( GWS 8 canais), isso me obrigou a fazer o pod com 35mm e a linha de centro a 17,5mm

De resto acho que as fotos são auto explicativas.

ALBUM DE FOTOS: http://community.webshots.com/album/547937464PKjGse
Abs,
EY
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Excelente trabalho Edu...

Duvida: Quarto as fotos de todos seu trabalhos, e comparando esse pod, com esse da foto, nesse novo, você fez com que a vara do boom, ficasse na mesma linha da fuseca, diferente desse da foto, qual a diferença disso ???

Ou é só estética,
Anexos
a.jpg
a.jpg (37.69 KiB) Exibido 3456 vezes
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Muito bom o foto-tutorial !
Só fiquei com duas dúvidas:

1- Como se faz a "tampa" da parte da frente ? Ela é cortada depois do pod montado ?
2- A caverna é de chapeado de balsa com veios cruzados ou é só aquela peça mesmo ?
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

muito bom e explicativo. quem sabe ainda construo um :D
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:653cabb7f9="ricardo.felipelli"]... qual a diferença disso ???[/quote:653cabb7f9]

Gosto desse ultimo que fiz pois tem algumas vantagens:

- Alinhamento do pod com o boom fica muito mais fácil;

- Essa "altura" permite que a fixação da asa seja feita com suportes separados da solução de união do pod com o boom, isso descomplica as pequenas lenhas ;

Esteticamente gosto mais desse da foto que vc postou, mas pra faze-lo sem ficar torto dá muito mais trabalho, as vantagens dele seriam:

- Estetica;
- Linkagem já fica na altura dos braços dos servos;
- Tem menos balsa, ou seja, pode ser mais leve;
Abs,
EY
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:215439a8f2="felipe_curvello"]Muito bom o foto-tutorial !
Só fiquei com duas dúvidas:

1- Como se faz a "tampa" da parte da frente ? Ela é cortada depois do pod montado ?
2- A caverna é de chapeado de balsa com veios cruzados ou é só aquela peça mesmo ?[/quote:215439a8f2]

1 - Isso Felipe, faço tudo, fecho a tampa colando a parte superior, colo e lixo o nariz ( isso garante alguma resistencia ao conjunto) e só depois corto a abertura que faço com uma serrinha, depois colo ainda reforços de balsa leve no interior da abertura para que a tampinha não escorregue lateralmente ( dá pra ver na foto) que tambem auxiliam na resistencia do nariz à torção.

2 - Como esse modelo não é um DLG ( que geralmente uso uma caverna de fibra de vidro :shock: ) estou fazendo a caverna só de balsa simples, espero que aguente o HS.

Resolvi tambem nao fibrar e não colocar reforços laterais ao Pod, ele só tem uma fita de FC na barriga. Quando ao acabamento, quem sabe só envernizo ou passo DOPE.... se alguem tiver uma solução levissima e que isole a balsa, to aceitando sugestões.

Como podem ver na foto, resolvi usar um rx full sem capa e pack de 250mAh. Entrar entrou, mas ficou bem apertado. :P

Próximo passo: cauda em V.
Anexos
pod.jpg
pod.jpg (11.72 KiB) Exibido 3457 vezes
Abs,
EY
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Eduardo,

Eu sugeriria, então, usar aquela resina epoxy para acabamento ... vai impermeabilizar, dar uma excelente acabamento e um pouco mais de resistência ...
Depois que vi ao vivo uma das hélices do Omar acabada com esses produdo, cheguei a conclusão de que é a melhor coisa para isso ... vale a pena o dinheiro gasto nela (uns R$ 50,00).
É claro que as mãos do Omar são mágicas, mas o uso do material correto ajuda muito ou, pelo menos, já não atrapalha ...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:62ea5c83e7="felipe_curvello"]Eduardo,

Eu sugeriria, então, usar aquela resina epoxy para acabamento ... vai impermeabilizar, dar uma excelente acabamento e um pouco mais de resistência ...
Depois que vi ao vivo uma das hélices do Omar acabada com esses produdo, cheguei a conclusão de que é a melhor coisa para isso ... vale a pena o dinheiro gasto nela (uns R$ 50,00).
É claro que as mãos do Omar são mágicas, mas o uso do material correto ajuda muito ou, pelo menos, já não atrapalha ...[/quote:62ea5c83e7]


vou pensar na sugestão, Obrigado. Talvez diluindo a resina pra não ficar tão pesada.
Abs,
EY
Avatar do usuário
barranco
membro
Mensagens: 733
Registrado em: Ter Abr 20, 2004 6:12 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Construção de POD de balsa

Mensagem por barranco »

Valeu Edu,
Você ainda vai dar para um bom construtor, he,he,he.
Belo tutorial, digno de R/C Grupos.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

suporte da asa:

as peças de aluminio vão inseridas rosqueadas na balsa, como ainda não sei exatamente o lugar, não fiz, para a foto estão somente apoiadas na balsa.
Anexos
DSC03450.jpg
DSC03450.jpg (7.06 KiB) Exibido 3590 vezes
Abs,
EY
Responder