Construcao Planador tipo Lak-19

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Algumas fotos da primeira parte do molde,

Ele foi laminado com manta de fibra de vidro desfiada, particularmente eu acho mais facil de trabalhar com ela desfiada do que inteira.
Antes de comecar a laminar eu passei cera e poli bem, repetindo isso umas 3 vezes. Amanha eu vou fazer o outro lado.
Anexos
P1010009.JPG
P1010009.JPG (36.77 KiB) Exibido 16107 vezes
P1010018.JPG
P1010018.JPG (36.93 KiB) Exibido 16104 vezes
P1010021.JPG
P1010021.JPG (26.88 KiB) Exibido 16106 vezes
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

agora que vi seu post Rodrigo.

Excelente mesmo, fico satisfeito daqui.

mete bala ai :) enquanto nois voa aqui :)
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

[quote:34e0395ed0="Lambreta"]agora que vi seu post Rodrigo.

Excelente mesmo, fico satisfeito daqui.

mete bala ai :) enquanto nois voa aqui :)[/quote:34e0395ed0]

Logo estarei ai para voar com voces no retiro!!
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Estou postando as novas fotos do molde pronto, detalhe que apenas em um dos lados eu coloquei gel coat para ver qual ia ser a diferenca, e sem duvida ficou muuuuito melhor do que o lado sem gel, nao que o lado sem gel coat tenha ficado ruim, mas a aparencia fica outra coisa!!



Estou com algumas duvidas de como laminar a fuselagem nesse molde, nao sei se eu lamino as duas metades espero secar, corto as rebarbas fecho e lamino por dentro, ou lamino dobrando as bordas sem cortar e fecho o molde(mas nesse caso ficariam bolhas na quina onde vai dobrar). Alguem tem alguma sugestao?
Anexos
Camada de gelcoat antes de laminar
Camada de gelcoat antes de laminar
Q1 (1).JPG (27.11 KiB) Exibido 16119 vezes
Molde pronto
Molde pronto
Q1 (4).JPG (17.99 KiB) Exibido 16119 vezes
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Como colar as peças no molde

Mensagem por harpia »

Eu lamino deixando um excedente de mais ou menos 1 cm em um dos lados do molde, e faço o mesmo no lado oposto. Esse excedente é apenas na última camada de fibra.
Para colar uso micro esfera de vidro e resina. A pressão do molde faz colar a fibra sem deixar bolhas.
Anexos
molde1.JPG
molde1.JPG (18.89 KiB) Exibido 16121 vezes
molde2.JPG
molde2.JPG (19.55 KiB) Exibido 16121 vezes
mode3.JPG
mode3.JPG (14.12 KiB) Exibido 16120 vezes
mode4.JPG
mode4.JPG (13.99 KiB) Exibido 16120 vezes
Edson
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Boa solução Edson, vou tentar fazer dessa forma...

O seu Duo Discus foi você quem construiu?
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:3b6c24b795="Rodrigo2004"]Boa solução Edson, vou tentar fazer dessa forma...

O seu Duo Discus foi você quem construiu?[/quote:3b6c24b795]

Sim.

Um detalhe dessa técnica de fechamento do molde é que você deve laminar a última camada de fibra e logo em seguida tem que fechar o molde.
Edson
Avatar do usuário
AlexanderJaskulski
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 4:37 pm
Localização: Cuiabá/ MT
Contato:

:D

Mensagem por AlexanderJaskulski »

Simplesmente perfeito...Quero um desses pra mim!!!!! :D
Stratus 1600; Avistar 40
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Olá Edson (Harpia)

Não sei se vc já utilizou a técnica para chapear asas com fibra de vidro mas como estive dando uma olhada no link que vc colocou estou com algumas dúvidas que talvez possa me esclarecer.
Eu pensava que com esta técnica se pintava com a cor escolhida o mylar ao início e já não era preciso pintar no final do processo porém vejo que nas fotos a cor vermelha que foi aplicada não consegue fechar bem pois aparece o reforço de carbono. Será que aplicando mais demãos fecharia bem? Alem disto o bordo de ataque tem que ser feito a mão, lixando, então... haveria que pintar de novo no final do trabalho ainda que seja só a faixa do bordo de ataque, não?
Outra questão: se colocarmos encima do mylar já pintado fibra de 110 gr/m2 cobrindo tudo e depois uma gravata (peça de reforço acabada em ponta) que pegue um terço da asa , ficaria marcada a forma da gravata (relevo) quando aplicado tudo no poliestireno?
Para um planador ACROBÁTICO de 3 metros de envergadura SEM LONGARINA que tipo de fibra e reforços vc utilizaria ?
Você falou que o mylar se encontra em indústrias de motores elétricos. Tem algum endereço no Recife?

Rodrigo
Parabéns pelo seu trabalho. Fico aguardando os seus progressos.

Obrigado e até
Geraldo
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:c9414fae4d="Geraldo"]Olá Edson (Harpia)

Não sei se vc já utilizou a técnica para chapear asas com fibra de vidro mas como estive dando uma olhada no link que vc colocou estou com algumas dúvidas que talvez possa me esclarecer.
Eu pensava que com esta técnica se pintava com a cor escolhida o mylar ao início e já não era preciso pintar no final do processo porém vejo que nas fotos a cor vermelha que foi aplicada não consegue fechar bem pois aparece o reforço de carbono. Será que aplicando mais demãos fecharia bem? Alem disto o bordo de ataque tem que ser feito a mão, lixando, então... haveria que pintar de novo no final do trabalho ainda que seja só a faixa do bordo de ataque, não?
Outra questão: se colocarmos encima do mylar já pintado fibra de 110 gr/m2 cobrindo tudo e depois uma gravata (peça de reforço acabada em ponta) que pegue um terço da asa , ficaria marcada a forma da gravata (relevo) quando aplicado tudo no poliestireno?
Para um planador ACROBÁTICO de 3 metros de envergadura SEM LONGARINA que tipo de fibra e reforços vc utilizaria ?
Você falou que o mylar se encontra em indústrias de motores elétricos. Tem algum endereço no Recife?

Rodrigo
Parabéns pelo seu trabalho. Fico aguardando os seus progressos.

Obrigado e até
Geraldo[/quote:c9414fae4d]

Embora não seja visível nessa técnica utilizada pelo Javier e mostrada no site, o bordo de ataque é feito antes com uma tira de fibra de uns 4 cm colada com cola spray 3M77, ao longo do bordo de ataque sobre o polietireno. Posteriormente aplica-se resina para depois colar as duas camadas de fibra previamente laminadas no mylar.
Geralmente as asas feitas com essa técnica tem esse problema no bordo de ataque, mas se você já reforçou com a fibra, basta lixar e pintar para ficar na cor da asa.
Como a pintura que foi feita no artigo é uma camada muito fina para ficar mais leve, aparece a fibra que está por baixo. Particularmente não acho isto um incoveniente.
Quanto ao mylar, é um material usado para isolar motores AC. Existe em lojas que vendem fio de cobre para enrrolar motores. Dá uma olhada que você encontra.
Sobre a questão "peça de reforço acabada em ponta", não entedi essa pergunta.

Para um planador Acrobático de 3 metros de envergadura, não aconselho fazer sem longarina.
Podes fazer com uma camada de fibra de 80g/m² entre o poliestireno e a madeira, com uma longarina até 2/3 da asa.
Edson
Responder