Construção do Micro Heli 4 canais!!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:a6e1ac0d6a="sthefancws"]Eu Estou louco para ver esse mini helicópitero voando... Tenta postar umas fotos.
Abraços.[/quote:a6e1ac0d6a]

Vou tentar postar fotos sim. Estou a espera da maquina digital emprestada. Estudante é assim mesmo, aos pouquinhos vo tentando fazer o possível. Abraços
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:673276728a]Vc poderia projetar a parte toda em uma estrutura leve por enquanto (o q o pixelito usa? é arame?[/quote:673276728a]
Estarei usando fibra de carbono!!

[quote:673276728a]Qual bateria vc esta usando pra ele? VC vai usar o TX/RX do bit[/quote:673276728a]
Estarei usando entre uma 140,170 ou 250 mha dependendo do peso final do heli!! O heli sera controlado pelo RFMA II com quatro canais!
Quero Tudo e mais nada!!!
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

estamos de olho.... 8)
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

porque voce nao monta todas as pecas coladas uma na outra? ai voce so faz a cauda em fibra... fica mais leve, foi assim que eu fiz no meu, a bateria colada no motor,etc...

valeu!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Momentos de cauda

Mensagem por claudiorfernandes »

Thiago, junto com a mensagem vai um pequeno "puxãozinho de orelhas"... Se você cursa Mecatrônica tem OBRIGAÇÃO de saber isso (risos), mas vamos lá...
Para cálculos envolvendo o CG do heli como um todo, você deve considerar o momento de torção da "força-peso" do conjunto de cauda COMO UM TODO, com hélice, engrenagens, estrutura e eventual motor de cauda, e a distância a considerar é a distância desde o eixo do rotor principal até o CG DO CONJUNTO DE CAUDA.
Como é que eu vou saber onde fica a P...RRA do CG da cauda ?????? Tem duas maneiras... A melhor delas é construir a cauda e depois pendurá-la por vários pontos, até que ela equilibre... A outra é calcular os pesos, localizar os CGs individuais de cada componente e somar vetorialmente cada momento individual... Fica mais fácil se você pegar um papel quadriculado e for plotando o peso de cada peça e o seu respectivo CG O resultado final será a soma vetorial de todos os momentos individuais. (lembre-se que é muito fácil calcular o CG de formas geométricas regulares, tais como eixos, barras e engrenagens)
Para os cálculos envolvendo o momento de torção do rotor de cauda, você
deve levar em consideração a força de empuxo do conjunto motor-hélice que escolher para a cauda, e a distancia a considerar é a distancia desde o eixo do rotor principal até o eixo do rotor de cauda.
Espero que isso ajude a "refrescar"...
Claudio
Avatar do usuário
sthefancws
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sáb Dez 24, 2005 9:28 pm
Localização: São vicente

Mensagem por sthefancws »

Quero ver as fotos dele :) A única coisa que eu vi e entendi foi o eixo principal do que você vai usar.

Abração!!!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

opa...

Mensagem por qbrado »

[quote:0578637039="sthefancws"]Quero ver as fotos dele :) A única coisa que eu vi e entendi foi o eixo principal do que você vai usar.

Abração!!![/quote:0578637039]

Sthefan, estou com o computador estragado por isso estou demorando a responder! As fotos virão em breve qndo eu arranjar uma máquina emprestada. O corpo do heli ficou prontinho. Agora o próximo passo é fazer as partes onde ficarão presos a eletrônica. Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Momentos de cauda

Mensagem por qbrado »

[quote:c419b5e779="claudiorfernandes"]Thiago, junto com a mensagem vai um pequeno "puxãozinho de orelhas"... Se você cursa Mecatrônica tem OBRIGAÇÃO de saber isso (risos), mas vamos lá...
Para cálculos envolvendo o CG do heli como um todo, você deve considerar o momento de torção da "força-peso" do conjunto de cauda COMO UM TODO, com hélice, engrenagens, estrutura e eventual motor de cauda, e a distância a considerar é a distância desde o eixo do rotor principal até o CG DO CONJUNTO DE CAUDA.
Como é que eu vou saber onde fica a P...RRA do CG da cauda ?????? Tem duas maneiras... A melhor delas é construir a cauda e depois pendurá-la por vários pontos, até que ela equilibre... A outra é calcular os pesos, localizar os CGs individuais de cada componente e somar vetorialmente cada momento individual... Fica mais fácil se você pegar um papel quadriculado e for plotando o peso de cada peça e o seu respectivo CG O resultado final será a soma vetorial de todos os momentos individuais. (lembre-se que é muito fácil calcular o CG de formas geométricas regulares, tais como eixos, barras e engrenagens)
Para os cálculos envolvendo o momento de torção do rotor de cauda, você
deve levar em consideração a força de empuxo do conjunto motor-hélice que escolher para a cauda, e a distancia a considerar é a distancia desde o eixo do rotor principal até o eixo do rotor de cauda.
Espero que isso ajude a "refrescar"...
Claudio[/quote:c419b5e779]

aiii... minha orelha até assou!!! hehhehhe... você esta certo quanto a obrigação de saber. O problema é que as vezes me falta prática, sei a teoria mas não sei colocá-la em pratica. Mas ajudou demais! Fiz alguns testes essa semana, terei q aumentar a aste, pois a bateria, que ainda esta para chegar, não foi levada em consideração. Mas valeu muuuuiiiitttooo, muito obrigado mesmo. Espero que fique aqui para acompanhar o andamento e ajudar, claro. Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Ajuda...

Mensagem por claudiorfernandes »

Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.... Estou à disposição para novas idéias... Fiz um desenhozinho, mas não consegui enviar... Mas "prática" é comigo mesmo..... Tenho muita facilidade em associar a Física ao dia-a-dia... Sempre tirava nota máxima nas aulas de laboratório nos idos tempos de Física na USP....... e depois me f... na prova teórica....(acho que antes de você nascer..... entrei em 81......... hahahahaha)
Eu nunca cheguei a me formar em P... rra nenhuma... Mas sempre gostei de ler.... Atualmente faço Engenharia Elétrica, mas temporariamente afastado por motivos de saúde...
Se tiver curiosidade, dê uma olhada num tópico que eu postei sobre um planadorzinho... O nome do bicho é "esfihinha"... veja o porque... (pesquise usando a palavra "esfihinha"... )
Claudio
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

memoria fraca...

Mensagem por claudiorfernandes »

Esqueci de dizer, aqui no e-voo não consegui postar direito a construção do planador... Postei na integra no www.aeroseletricos.com.br, nesse link:

http://www.aeroseletricos.com.br/viewtopic.php?t=1493

Abraços e estamos à disposição...
Claudio
Responder