Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:f9eda506ef="glauber"]
sou muito leigo em eletrônica..
[/quote:f9eda506ef]


[quote:f9eda506ef="glauber"] eu pretendo fazer sem o trafo,com o dimmer ligado na rede elétrica,[/quote:f9eda506ef]

Juntando essas duas afirmações eu diria que você á um sério candidato a morrer tentando... literalmente....
Arco sem dimmer MATA...
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagem por glauber »

Perai,acho que você não me entendeu!
Eu tenho o dimmer,só não tenho o transformador,eu disse que pretendo fazer o arco sem o transformador,somente com o dimmer ligado na rede elétrica,igual ao artigo do evoo...
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Glauber se você pretende fazer o arco ligando na rede 110v, eu fiz o mesmo e tenho justo um dimmer de 150W, não serve para este caso, pois é muito fraco, só vai estourar o fio.

Ou você faz um arco com transformador 25V ou 30V e 5A a12A, ou você compra um dimmer de 400W 110V ou 800W 220V ( ou potência superior ) para ele aguentar o tranco.

No meu dimmer há 2 fios pretos que são ligados em série com o fio positivo que vai a tomada e 1 fio verde que é um jumper, se cortar ele o dimmer funciona em 110V e se não cortar ou soldar funciona no 220V.
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagem por glauber »

Olá amigo,e quanto ao esquema de fonte de pc?como devo proceder?
precisa de dimmer também?
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Que eu saiba se você usar fonte de pc ela só vai esquentar um fio de pequeno comprimento, então sairia mais barato você comprar um transformador 30V-30V até 12A que vai sair uns 95 reais.
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagem por glauber »

[quote:719603142c="serginho_la"]Que eu saiba se você usar fonte de pc ela só vai esquentar um fio de pequeno comprimento, então sairia mais barato você comprar um transformador 30V-30V até 12A que vai sair uns 95 reais.[/quote:719603142c]

Então amigo,meu cortador tem somente 60cm de largura,não acredito que seja muito,e eu não vou comprar transformador pois estou sem grana no momento,quero que o arco funcione somente com os equipamentos disponiveis,que são o dimmer,o arco de corte feito com madeira e um fio de 60cm de NiCr,tenho autotransformador,mas pelo que os técnicos do forum aqui disseram não serve pro arco.
Avatar do usuário
Orlandi
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:56 pm
Localização: Diamantina. Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Orlandi »

Isto mesmo mas somente o dimmer não vai aquentar, inclusive pelo tamanho da resistência, quanto menor maior a amperagem, dai é torrar o transistor mesmo, não aquenta amigo, tem que ter o transformador, pois quando aumentar a voltagem no regulador vai incandescer o fio e você não consegue fazer cortes perfeitos, para cortes perfeitos tem que aquecer o fio não incandescer, certo.
Bom está ai a foto com o esquema está ai a dica do pessoa e a minha, agora é por sua conta e risco como disse o sapo, um abraço e sucesso na montagem.
Helicoptero E-Sky Honey Bee King 3.
Cessna 182 - Class 500.
Cessna 182 - Class - Fundo de quintal.
Extra 330S - 3D
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:07971f8c84="Orlandi"]KKKKKKKKKK, você não vai morrer não, assusta aqui com o pessoal não porque eles são meio que encabulosos, aumentam tudo[/quote:07971f8c84]

Então me explica isso :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Choque_el%C3%A9trico

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/choque-eletrico/choque-eletrico.php

http://www.del.ufms.br/Materiais.pdf

http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/choque-eletrico.ppt

http://www.saudeetrabalho.com.br/download_2/choque-elektro.pdf

É tudo exagero, né ? Esse seu "sábio conselho" pode levar alguém a sofrer um acidente sério... E ainda acha que tá com a razão, e que o povo é chato... Você trabalha com eletricidade? tem formação técnica a respeito ? não? ENTÃO NÃO DÁ CONSELHO ERRADO...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Ah, e pra quem ainda não se convenceu, 30 mA (a corrente necessária para acender DOIS LEDS) é suficiente para causar parada cardíaca...
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Claudio 30ma eu acho dificil matar um humano, que eu saiba é acima de 0,1A ou 100mA que pode causar uma parada cardíaca.

E tenho provas disso, pois a uns 6 anos atrás quando trinquei meu cotovelo, fiz fisioterapia com elétro-choque e era de 30 a 40mA segundo a máquina.

Mas que é pouco e que mata isso é verdade.
Responder