Cabo Trainer = Turnigy 9X com Hobby King 6CH

Vamos falar de simuladores e jogos ORIGINAIS, interfaces e cabos trainer, lembrando que aqui não se fala de jogos e simuladores PIRATAS.
Elbussa
membro

Mensagem por Elbussa »

Consegui fazer funcionar tanto TRAINER como Simulador.

Para simulador, usando cabo p2 ( mono ) na entrada de microfone do PC, utilizando um programinha chamado sppconsole, que toda vez tem que ser acionado para funcionar o Radio Turnigy. Também o radio tem que estar desligado ( para Simulador ), e o módulo traseiro desconectado. No caso eu retiro com cuidado, ponho de cabeça para baixo, e encaixo apenas um pouco, e grudo uma fita para ele não cair.

Para TRAINER, mudei a fiação do botão, tirando o fio de cima e passando para o contato de baixo ( que estava vazio ) e funcionou igual ao rádio do instrutor que me dá aulas. Apenas quando liga tem que dar um toque nele, senão sinaliza ERROR SWITCH. O rádio Slave tem que ter o modulo retirado ( No caso eu retiro com cuidado, ponho de cabeça para baixo, e encaixo apenas um pouco, e grudo uma fita para ele não cair ).

Apenas não estou conseguindo entender a configuração do Gyro, pois pelo que sei a configuração que vale é a do MASTER, mas tive que configurar novamente o Gyro pelo SLAVE.

Neste final de semana pretendo ter aulas no meu próprio Heli utilizando meus rádios.
michael
membro

Mensagem por michael »

Obrigado pela dica Elbussa !
Fiz o que você falou, tirei o fio de cima do trainer e passando para o contato de baixo, funcionou perfeitamente.
So não estou consegundo fazer ele funcionar com meu radio HK 7ch v2.
Pois eu não posso tirar o modulo porque o Turnigy é meu radio master e o KH 7X é meu escravo.
Então se eu tirar o modulo o meu aviao não funciona.
O que você acha que tenho que fazer ?
Farleytufao
membro

Mensagem por Farleytufao »

[quote:1fcda2377b="michael"]Obrigado pela dica Elbussa !
Fiz o que você falou, tirei o fio de cima do trainer e passando para o contato de baixo, funcionou perfeitamente.
So não estou consegundo fazer ele funcionar com meu radio HK 7ch v2.
Pois eu não posso tirar o modulo porque o Turnigy é meu radio master e o KH 7X é meu escravo.
Então se eu tirar o modulo o meu aviao não funciona.
O que você acha que tenho que fazer ?[/quote:1fcda2377b]
[quote:1fcda2377b="cbbeudo"]Pessoal,

Basta configurar o menu do TRAINNER como OFF, isso mesmo, de INH para OFF.

Quando bater o botão de TRAINER ele passa para ON.

Aí do lado direito do menu vocês podem escolher qual comando passarão para o aluno, por exemplo, vocês podem passar primeiro o PROFUNDOR + AILERON, então, vocês vão ter que setar esses dois comandos como NORM.

Caso queiram, podem passar os quatro comandos também:

- Aileron
- Leme
- Acelerador
- Profundor[/quote:1fcda2377b]
Acho que estava explicado ali... olha se é isso mesmo.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
michael
membro

Mensagem por michael »

A respeito da configuração está todo ok.

Meu problema agora é o seguinte. Configurar radio HK-7ch para Turnugy
Quando conecto no HK-7Ch não da nenhum sinal.
Minha duvida è.

Tenho que atualizar algum radio ?

Recebi um MP comentando sobre colocar resistor;
O rádio Turnigy 9x tenho que adicionando um resistor de 1k ?

Qual a modificação que tenho que fazer?

Grato pela atenção de todos.
Ricio
membro

Aproveitando o topico

Mensagem por Ricio »

Amigos, aproveitando o tópico, alguém ja conseguir fazer funcionar o Radio Turnigy 9x V2 com o Radio Futaba 2.4ghz 7c? Tenho aqui um interface pra simulador, será que com esta interface de simulador consigo deixar como trainer entre o Turnigy 9x v2 e meu Futaba 7c 2.4ghz?

Desde ja meu muito obrigado
Abraço a todos
lacombe
membro

Resolvido o Funcionamento !!

Mensagem por lacombe »

Pessoal,

Depois de comprar um controle Turnigy 9x e um HK 7CH ( que é igual ao da foto, porem de 7 ch ), fiz o seguinte e funcionou perfeitamente:

1 - Voce cria um perfil no seu radio Turnigy 9x só para o uso do trainer.

2 - Nesse perfil, voce habilita o item trainer nas conf. e deixa em modo OFF, com todos os comandos habilitados

3 - Após isso, ligue um cabo P2 nas duas partes ( ele pode ser tanto mono, como stereo. ( obs, no meu caso, um cabo stereo nao funcionou, peguei outro stereo e funcionou perfeito.. ).

4 - AGORA VEM O SEGREDO QUE NINGUEM AINDA CONTOU E QUE APRENDI COM O MEU CAMARADA EDUARDO... No controle Slave ( no caso o HK, com ele desligado, aperte os dois botoes do menu direto e deixe apertado, e ligue o controle. Irá aparecer modo PPM, e irá ver que o led azul do RF não irá acender, uma vez que voce irá usar o receptor do controle Master para comandar o aeromodelo.

5 - Para concluir, basta igualar os dois controles com a mesma trimagem, bastando apenas ir habilitando e desligando a chave trainer do controle master, até ficar exatamente a mesma trimagem nos dois controles..

RESOLVIDO.

BOAS AULAS E BONS VOOS !!!
Jean-Michel
membro

Re: Resolvido o Funcionamento !!

Mensagem por Jean-Michel »

[quote:fd27d19949="lacombe"]Pessoal,

Depois de comprar um controle Turnigy 9x e um HK 7CH ( que é igual ao da foto, porem de 7 ch ), fiz o seguinte e funcionou perfeitamente:

1 - Voce cria um perfil no seu radio Turnigy 9x só para o uso do trainer.

2 - Nesse perfil, voce habilita o item trainer nas conf. e deixa em modo OFF, com todos os comandos habilitados

3 - Após isso, ligue um cabo P2 nas duas partes ( ele pode ser tanto mono, como stereo. ( obs, no meu caso, um cabo stereo nao funcionou, peguei outro stereo e funcionou perfeito.. ).

4 - AGORA VEM O SEGREDO QUE NINGUEM AINDA CONTOU E QUE APRENDI COM O MEU CAMARADA EDUARDO... No controle Slave ( no caso o HK, com ele desligado, aperte os dois botoes do menu direto e deixe apertado, e ligue o controle. Irá aparecer modo PPM, e irá ver que o led azul do RF não irá acender, uma vez que voce irá usar o receptor do controle Master para comandar o aeromodelo.

5 - Para concluir, basta igualar os dois controles com a mesma trimagem, bastando apenas ir habilitando e desligando a chave trainer do controle master, até ficar exatamente a mesma trimagem nos dois controles..

RESOLVIDO.

BOAS AULAS E BONS VOOS !!![/quote:fd27d19949]

Duas perguntas:
1- Para que serve ligar ele no modo PPM? É para economizar bateria?
2-No meu, eu fiz a inversão da chave trainer para funcionar quando segura, você mudou isso também, ou o "master" só pega quando segura a chave acionada?
L_\_}-!
| /

Jean
lacombe
membro

Resposta

Mensagem por lacombe »

1- No caso ligar em PPM, é somente usado para o uso de Simulador e uso para conversar com outro radio. Existe dois tipos de "conversação"entre o rádio e o receptor ou demais dispositivos, ou seja, um dos modos onde ele conversa com o receptor ou demais controles.

2 - Entao, sobre a chave, se voce deixar ela invertida, nao terá problemas, mas tem que lembrar qual é a posicao em que voce esta no controle e a do aluno.. De resto é a mesma coisa..
tarciobrito
membro

POSIÇÃO DA CHAVE

Mensagem por tarciobrito »

amigos, configurei 2 radios turnigy para treinner, minha dúvida é a seguinte:

Quando você usa o cabo treinner, aquela chave que você transfere o comando de um radio pro outro, quando o professor está pilotando, ela fica puxada ou solta?

Configurei um radio com um colega aqui e ta assim: o radio do professor só assume se a chave tiver puxada. Daí eu tenho que ficar pilotando com um dedo esticado segurando a chave. Daí quando solto a chave, aí passa o comando pro ALUNO. É isso mesmo? Ou ta invertido? Se tiver invertido, como posso resolver?
Tárcio Brito
Nazaré - BA
Jean-Michel
membro

Re: POSIÇÃO DA CHAVE

Mensagem por Jean-Michel »

[quote:18a020e0f2="tarciobrito"]amigos, configurei 2 radios turnigy para treinner, minha dúvida é a seguinte:

Quando você usa o cabo treinner, aquela chave que você transfere o comando de um radio pro outro, quando o professor está pilotando, ela fica puxada ou solta?

Configurei um radio com um colega aqui e ta assim: o radio do professor só assume se a chave tiver puxada. Daí eu tenho que ficar pilotando com um dedo esticado segurando a chave. Daí quando solto a chave, aí passa o comando pro ALUNO. É isso mesmo? Ou ta invertido? Se tiver invertido, como posso resolver?[/quote:18a020e0f2]

Até agora só vi a turma abrindo o radio e invertendo a chave, eu mesmo fiz isso, e funciona como entendo que deveria, segura a chave para o aluno pilotar, mas tem que dar um toque nela quando ligar o radio, pois ele dá a mensagem de " switch error".
L_\_}-!
| /

Jean
Responder