COMBUSTÍVEL PARA TURBINA

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: COMBUSTÍVEL PARA TURBINA

Mensagem por apfabinhosilva »

[quote:5e17d8b655="mvianajr"][quote:5e17d8b655="apfabinhosilva"]Olá a todos abri esse tópico com o intuito de reunir aqui todas as informações necessárias sobre o combustível para turbina. Assim facilitaria e ajudaria e muito na pesquisa sobre esse tema. Gostaria de conta com ajuda de todos para tornar isso possível
1º sobre querosene ou diesel qual o melhor?
2º pode usar um depois o outro?
3º querosene pode usar o de supermercado na embalagem de 1 litro?
4º lubrificante quais os tipo?
5º onde conseguir com facilidade?
6º quantidade em proporção para mistura? Como guarda onde guarda?
7º qual a melhor forma de armazenamento por longo prazo?
E assim tem mais questões que vão se esclarecendo a medida que o tópico cresce. Desde já agradeço a todos pela colaboração.[/quote:5e17d8b655]

Bom, seguem meus comentários.

1º Sobre querosene ou diesel qual o melhor? Difícil dizer qual o melhor, visto que são combustíveis com aplicações diferentes. Aqui no Brasil algumas pessoas estão usando diesel pela dificuldade (e preço) em se comprar querosene. Detalhe importante: na aviação 'grande' não se usa querosene em motores a reação e a industria nem pensa nisso (sou empregado em uma empresa brasileira do setor aeroespacial).
2º pode usar um depois o outro? Em princípio sim, desde que vc faça os ajustes necessários na ECU da turbina.
3º querosene pode usar o de supermercado na embalagem de 1 litro? Pode sim, desde que seja de uma empresa idônea, preferencialmente que tenha um site na internet com a especificação do produto. Eu já usei da Natrielli mas o custo é bem maior.
4º lubrificante quais os tipo? Use sempre o recomendado pelo fabricante. A melhor opção é o Aeroshell 500. O ideal é juntar um grupo de amigos e comprar uma caixa fechada (24 latas). Assim vc compra direto em distribuidores e paga a metade do preço que o pessoal pratica nas lojas de jatos. Existem outras opções de óleo sintético 2T mas alguns fabricantes de turbina não aprovam. Lembre-se, siga o manual.
5º onde conseguir com facilidade? O óleo???? Digite Aeroshell 500 no google a aparecerá algumas distribuidoras. Perto do Campo de Marte tem uma.
6º quantidade em proporção para mistura? Como guarda onde guarda? Mais uma vez, siga a orientação do fabricante mas quase todos indicam 5% em volume. Guardar sempre em local fresco, ventilado e longe de fontes de calor e luz.
7º qual a melhor forma de armazenamento por longo prazo? De novo, em local fresco, ventilado e longe de fontes de calor e luz e em recipiente metálico.

[][/quote:5e17d8b655] opá muito obrigado me esclaresceu muitas duvidas
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Mensagem por apfabinhosilva »

[quote:ab8c12e6ee="rsdeus"][quote:ab8c12e6ee="apfabinhosilva"]vou compra uns 4 de 5 litros cada pra meu uso tambem fica mais facio de carregar[/quote:ab8c12e6ee]

eu peguei esse para poder comprar querosene...
até onde eu sei, os aeroportos que vende querosene, só aceitam galão metalico...
e em alguns casos, no minimo 50 litros...
eu achei o barril de chopp o melhor custo/beneficio... alem de ja ver mtos destes na pista...

eu pretendo deixa-lo em casa e para a pista levar um de 15, no maximo 20 litros...
ai pretendo levar um de plastico mesmo....

carregar esse barril pra cima e pra baixo vai dar um trampo....
abs[/quote:ab8c12e6ee]
hoje tive uma surpresa na cidade onde moro tem uma aeroporto pequeno mais tem. só que pra minha infelicidade eles não ultilizão querosene somente a gasólina. iiicha
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

apfabinhosilva,

Veja, vc vai ter que por na ponta do lápis todos os prós e contras e fazer umas continhas para ver o que é melhor, ou menos ruim...
Parece que vc tá meio longe de aeroportos que tenham querosene.
Talvez vc pudesse pensar em comprar um tonel de 200 litros (a natrielli tem). Se não me engano o valor do litro para este tonel fica da ordem 5,00 a 6,00 reais (custa uns 1000 reais). O preço normal de qeurosene em aeroportos é da ordem de 4,50 a 5,00.
É claro que para armazenar isto em casa requer um certo cuidado mas é uma opção a ser considerada.

[]
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

apfabinhosilva,

Olha esse link.

http://www.dissolminas.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=67:querosene&catid=25:the-project&Itemid=113

Dá uma telefonada para essa turma.

[]
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Pessoal, a maioria do querosene que vendem em latas é o querosene desodorizado, alguem sabe se tem diferença, além do cheiro para o querosene comum?
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Megafly,

Parece-me que aquele querosene de supermercado que vem em garrafas de plástico é desodorizado (tem cheiro um pouco mais suave) pois é usado muito em limpeza doméstica. Talvez tenha algum 'aditivo' para amenizar o cheiro.
Aqueles de lata vendidos em lojas de material de pintura (ou Leroy Merlin, C&C, ect) não são desodorizados não...
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Mensagem por apfabinhosilva »

[quote:830f24824d="mvianajr"]apfabinhosilva,

Veja, vc vai ter que por na ponta do lápis todos os prós e contras e fazer umas continhas para ver o que é melhor, ou menos ruim...
Parece que vc tá meio longe de aeroportos que tenham querosene.
Talvez vc pudesse pensar em comprar um tonel de 200 litros (a natrielli tem). Se não me engano o valor do litro para este tonel fica da ordem 5,00 a 6,00 reais (custa uns 1000 reais). O preço normal de qeurosene em aeroportos é da ordem de 4,50 a 5,00.
É claro que para armazenar isto em casa requer um certo cuidado mas é uma opção a ser considerada.

[][/quote:830f24824d]
Qual o tempo de uso será que se for bem acondicionado como vc citou poderia fica guardado por muito tempo?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

Eu vou tentar usar o Jet A1 até qdo der...
Ainda não me sinto mto confortavel usar com diesel...
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Mensagem por apfabinhosilva »

[quote:5181217aa2="mvianajr"]apfabinhosilva,

Olha esse link.

http://www.dissolminas.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=67:querosene&catid=25:the-project&Itemid=113

Dá uma telefonada para essa turma.

[][/quote:5181217aa2]
Opa esse é pertinho de mim vou ligar lá pra saber mais detalhes valeu mvianajr muito obrigado.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

[quote:f4d4437490="rsdeus"]Eu vou tentar usar o Jet A1 até qdo der...
Ainda não me sinto mto confortavel usar com diesel...[/quote:f4d4437490]

Para começar eu também iria de querosene.
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
Responder