A construção da asa foi uma novela à parte. A ideia era cortar em isopor P3, porém, descobri que não é tão fácil encontrar o material nas medidas utilizadas no aeromodelismo.
Encontrei uma distribuidora que vende isopor em diversas densidades, mas apenas em blocos de uma medida padrão: 4x1.2x1 METROS!
No valor de R$2.400
precisaria fretar um caminhão para buscar o bloco e alugar um barracão para armazenar... sendo assim, voltemos ao depron.
O avião deveria ter 140cm de envergadura, porém, por algum motivo desconhecido, ampliei a planta usando a mesma proporção que utilizei no outro Telemaster. Desconfiei disso quando vi que a fuselagem estava muito grande... e confirmei quando medi a planta das asas. Esse também está com 156cm.
Mas tudo bem. O outro voava bem, só não tinha potência de sobra. Mas o atual está mais leve... mais ou menos 300g.
Para construir a asa foram duas chapas de depron, uma de 5mm e outra de 2mm, e quatro varetas de fibra de vidro.
Foram cortadas 18 nervuras.
Preenchi a raiz da asa com isopor P0 para dar maior sustentação à estruturas que serão apoiadas na área (parafusos, pinos, o próprio contato com as laterais da fuselagem). Nessa versão fiz o bordo de ataque com um bloco de depron. Foi mais fácil para cortar, colar e modelar com estilete e lixa.
As ponteiras são especialmente demoradas para construir.
Depois de muita lixa...
Como num passe de mágica, está entelada.
O vinil Oracal é excepcional...
E tá aí o peso do bicho.
A versão 1 voou com 1536g. Temos um V2 280g mais leve