Construção de asa em isopor dúvidas.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Vieira, o que pega nesses casos é a VELOCIDADE do corte.... Corte mais devagar....
Se quiser usar uma mola, procure lojas que vendam peças para fogões, e peça a mola que serve para compensar opeso da porta do forno. Ela tem uns 35 cm e um coeficiente elástico muito bom para isso... E custa uns 3 Reais... eheheh...
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

[quote:a2b047eb1d="claudiorfernandes"]Vieira, o que pega nesses casos é a VELOCIDADE do corte.... Corte mais devagar....
Se quiser usar uma mola, procure lojas que vendam peças para fogões, e peça a mola que serve para compensar opeso da porta do forno. Ela tem uns 35 cm e um coeficiente elástico muito bom para isso... E custa uns 3 Reais... eheheh...[/quote:a2b047eb1d]

Voce esta certo Claudio, velocidade é o problema dele. Se der caloria demais vai deixar "frisos" na asa e vai ter de lixar bastante depois. Quanto a mola, tem certeza que ela tem 35 cms? pois se tiver, soma as duas são 70 cms mais 90 do arco, 1,60 cms, não seria 3,5 cms ? eu uso duas molas no meu arco uma em cada ponta mas elas são de uns 5 cms já esticadas cada uma.
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 658
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

Muito bom.... vou ver se encontro essa mola mas antes vou testar diminuindo a velocidade.. vamos ver hehe....
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A mola é longa sim, Pedro. No meu arco eu usei um rolamento numa das pontas, o fio faz uma curva no rolamento (cavei um "V" com o disco de cut-off da Dremel). A mola fica do lado do arco. No meu caso isso era necesário na época porque eu estava usando fio de aço inox, que dilata MUITO com o calor...
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Gvieira, pelo texto, seu cortador aperentemente, é grande como o meu.
Bom, no início eu tinha o mesmo problema que você, porém, após ler um pouco aqui percebi que talvez o fato seria em resposta a vários itens: temperatura, velocidade de corte e dilatação do fio.
Daí optei em colocar garras jacarés e utilizar um comprimento útil entre as garras de no máximo 70cm, o que permite cortes de painéis de 64 cm (foi o máximo que cortei até hoje).
Com isso fui regulando a temperatura e velocidade e hoje os cortes ficam bastante aceitáveis, bastando no final um lixada para que a asa possa ser utilizada.
Espero ter ajudado.
Moisés
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

O segredo é ter paciência e passar bem lentamente quase parando, lembrando que se parar vai dar problema também.
Até mais
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

Gvieira, vc tem q achar a temperatura mínima que corte a asa, quanto mais frio o fio, e mais lento o corte, melhor.
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 658
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

é isso mesmo, hoje fiz um teste com a temperatura bem baixa e ficou bom o corte, so preciso acertar a guia para o fio correr melhor.
Piper J3 GWS, Cessna 182, UgliStick, SE5A, Piper Cherokee, Tucano
Responder