mmoreto escreveu:ok, sei um pouquinho sobre as 4 forças que atuam em um avião!
agora se puder ajudar o nosso amigo ai ao invés de coplicar mais ainda a duvida dele, seria interessante não acha?
aproposito, em momento algum tentei mostrar como conseguir maior empuxo, e sim não exigir mais do que o necessário, certo?
Cara, é que só estão verificando consumo e empuxo, mais nada e está errado isso, pois tem que calcular o rpm final do motor e um em meio motor principalmente para calcular quanto será a velocidade do aeromodelo a meio motor que é o recomendado.
Verificar com motor à pleno o consumo e o empuxo, não vai ajudar muito se não, poderá ter que voar com todo o motor a maior parte do tempo e o que era para ser baixo consumo, acaba não sendo.
Esses testes de consumo e empuxo são bons?
Sim, são ótimos já que estão sendo feitos de forma estática e lá em cima os resultados serão um pouco melhores já que o motor não forçará tanto como no teste estático.
Eu uso uma balança feita por mim mesmo para testar o motor sem o aeromodelo e além do wattímetro para o consumo e da balança para o empuxo, uso também um tacômetro para verificar o rpm do motor principalmente em meio motor e assim calculo o rpm em relação ao passo da hélice para calcular a velocidade dele.
Ahhh, mas tem uma defasagem no passo da hélice em função do arrasto do aeromodelo!!!
Sim, tem, mas como o teste é estático, o motor também não está rendendo o máximo dele devido ao esforço feito no teste estático e pode conferir isso com os resultados no drivecalc ou no e-calc.
Até agora eu só vi verificarem empuxo e consumo, mais nada e o que é isso então.
Devem estar procurando o menor consumo com o empuxo igual ou pouco superior ao peso do aeromodelo?
É isso que está errado, pois poderiam ter um consumo muito mais baixo se não tivessem na ideia de empuxo ter que ser igual ou superior ao peso do aeromodelo.
Em momento algum vi ninguém aqui falando de que o empuxo pode ser a metade do peso do aeromodelo, quando poderia ser de apenas 1/3, mas metade está mais do que ótimo.
A propósito, venho dizendo isso a muito tempo e não é de agora e muitos outros bons aeromodelistas que não estão mais participando do fórum também falavam isso.
Então por que isso não é repassado? Somente falam em consumo e empuxo, nunca em velocidade.
Nunca tentei complicar nada e falei que é a velocidade que faz um aeromodelo voar e não o empuxo e isso vem sendo dito a muito tempo como mencionei antes.
Deve saber que o empuxo de um motor não é constante e que o arrasto é proporcional a velocidade que o aeromodelo está e quanto maior for a velocidade, maior será o arrasto e pode fazer o teste bem simples no seu carro mesmo.
Abra a janela do carro e coloque a mão para fora e ande a 20, 30, 40, 50 km/h e vá aumentando, verá que quanto maior for a velocidade do carro, mais a sua mão será forçada para trás, isso se deve ao arrasto gerado pela sua mão espalmada ao vento, ir aumentando cada vez mais.
O arrasto em um aeromodelo é baixo e se a aerodinâmica dele for quase perfeita, o arrasto será quase zero, pois sem arrasto não terá nunca como fazer, pode sim diminuir o máximo possível, mas nunca ficará totalmente sem arrasto e o empuxo do motor é somente para vencer o arrasto da estrutura do aeromodelo e não a massa (peso) dele, pois quem tem que vencer a massa (peso) do aeromodelo é a sustentação gerada pelas asas.
Isso é complicar?
Complicari seria se eu dissesse que você está errado e simplesmente não dizer nada para explicar o por que.